Negócios & Serviços

Confira cinco itens que torna o Agente de Viagens essencial

Em 2012, muitos empresários, agentes de turismo e gestores de destino torciam o nariz quando o assunto era “blog de viagem”. Talvez porque ainda tinham a imagem de um produto caseiro, sem profissionalismo, sem muita importância. Naquela época estas pessoas ainda desconheciam o universo da blogosfera e não davam a merecida atenção ao “barulho” que os blogs (e seus respectivos autores) estavam fazendo no mercado de viagens. Por que estou dizendo isso? Para lembrar que naquele mesmo ano, a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) abraçou a ideia de colocar lado a lado em um espaço totalmente dedicado aos “dinossauros do turismo” blogueiros para um educativo bate-papo com diversos agentes de viagem.

Era inevitável ter Agentes de Viagens e Blogueiros em consonância, e por isso realizamos o 1º Encontro de Blogueiros de Viagem e Turismo na Feira das Américas, onde estiveram presentes (nos diversos painéis que nós do Portal Embarque na Viagem organizamos) profissionais do Ministério do Turismo, Embratur, Secretarias de Turismo de cidades e Estados brasileiros e do exterior, Profissionais de Marketing, Hoteleiros, Profissionais de variados meios de comunicação, entre tantos outros e claro, os Agentes de Viagens e os Blogueiros.

Em 2012, já era cresecente a escolha final do consumidor sobre suas viagens cada vez mais influenciada por referências e indicações de blogs e compartilhamento nas mídias sociais. Sete anos depois, os “blogueiros” são substituidos por “influenciadores”, mas os Agentes de Viagens continuam sua luta contra a grande rede, e sempre se reinventando. Por isso, resolvemos divulgar algumas informações que tornam os agentes de viagem essenciais. Vamos lá!

Praticidade

O principal diferencial oferecido pelos agentes de viagens é prestar consultoria e planejar a viagem de modo que o cliente não precise se incomodar, antes, durante e no retorno de sua viagem. O nível de conforto e a capacidade que um Agente de Viagens tem para criar roteiros complexos, são bem mais difíceis de se obter apenas utilizando a internet, uma boa conversa pode fazer com que o viajante mude de ideia até sobre o destino de sua viagem, pois o papel do Agente de Viagens é de consultor.

Especialização

Como especialista, ele tem conhecimento do que é preciso fazer para garantir ao viajante uma viagem sem sobressaltos, desde a documentação e a compra da passagem até a qualidade de hotéis e restaurantes. Para ter esse domínio do setor, os Agentes também realizam eventualmente algumas viagens para conhecer, in loco, os produtos que vendem.

Consultoria

Contar com um agente de viagens pode ir muito além de comprar um pacote, ou fazer uma reserva. Em uma boa conversa com o profissional, ele avalia o perfil do viajante, entende seus hábitos e necessidades, estuda o orçamento disponível e pode dar inúmeras recomendações para tornar uma viagem muito mais especial.

Adaptação

Em muitos casos, a viagem é planejada de acordo com as preferências de cada cliente. Com o tempo, o Agente de Viagens passa a refinar o perfil, facilitando ainda mais a vida do viajante em suas próximas viagens.

Solução de problemas

Se durante a sua viagem ocorrer algum problema e você não tiver a menor ideia de como resolver, o seu Agente de Viagens saberá solucionar a questão ou impasse. Muitos Agentes disponibilizam aos clientes seus celulares para uso emergencial em casos extremos, ou inclusão de novos serviços em seu roteiro, saiba que a venda do pacote não encerra o trabalho da agência e do Agente de Viagens, antes, durante e depois do roteiro, ele fica à disposição para qualquer imprevisto, seja cancelamentos de voos, extravio de bagagens, insatisfação com hotéis. 

Outro diferencial: os Agentes costumam conhecer as pessoas, órgãos ou empresas certas para acionar no momento de crise.

Você vai a qualquer Médico ou Dentista? Acredito que não!!! O Agente de Viagens e tão importante quanto estes profissionais, saiba escolher!!! Ele é seu anjo da guarda durante a viagem.

Agente de Viagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *