Dicas & Destinos

Pedra sagrada em deserto australiano é fechada para turistas

Uma das paisagens mais famosas da Austrália, o monólito Uluru – um bloco único de arenito de 3,6 km de extensão e 1,9 km de largura – foi fechado para visitação

Após dois anos do anúncio, o monólito Uluru, considerado sagrado para os aborígenes foi fechado para turistas desde o último sábado de outubro. A decisão foi tomada para que o local “não virasse um parque temático” e sofresse danos culturais.

O maior monólito do mundo, que tem 348 metros de altura, fica dentro do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta e é considerado um monte sagrado para diversos povos locais.

Há anos, os Anangu e autoridades locais tentam impedir a escalada, considerada um “passeio obrigatório” para quem vai ao país. Em 2017, o conselho do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta votou por unanimidade o fim da escalada por causa do significado espiritual do local, bem como por razões de segurança e ambientais.

Apesar da proibição de escalada ter sido aprovada, o fechamento do acesso ao topo do monte não deve afetar significativamente as taxas de visitantes do parque nacional, pois o turismo para conhecer a rocha não será proibido e os turistas poderão conhecer o monólito normalmente – tanto por terra como pelos passeios de helicóptero ou balão.

O povo Anangu é considerado o “protetor” do monólito há centenas de milhares de anos e os aborígenes acreditam que a pedra foi criada por seus antepassados no início da vida na Terra.

Os Anangu acreditam que, no começo, o mundo estava sem forma e sem características. Seres ancestrais emergiram desse vazio e viajaram através da terra, criando todas as espécies e formas vivas.

Uluru é a evidência física dos feitos realizados pelos seres ancestrais durante este tempo de criação.

Uma dessas histórias é a de Lungkata, um lagarto ganancioso e desonesto de língua azul, que veio para Uluru do norte e roubou carne de Emu. Quando Emu o seguiu de volta para sua caverna, Lungkata o ignorou e fingiu estar dormindo. Então Emu ficou furioso e fez um incêndio, que foi direto para a caverna e a fumaça bloqueou a visão de Lungkata que caiu com o corpo todo queimado.

Uluru

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *