Variedades & Tecnologia

Importante nome da arte contemporânea abre exposição no Rio de Janeiro

No dia 19, a galeria Mul.ti.plo, no Leblon, recebe a exposição ‘Múltiplos singulares’, do artista Cildo Meireles, reunindo objetos e gravuras de diferentes formatos e materiais, produzidos ao longo de cinco décadas, entre elas quatro obras inéditas.

Sem expor no Rio de Janeiro há cerca de dez anos, Cildo Meireles, artista brasileiro mais conceituado na cena contemporânea mundial, abre no próximo dia 19 de novembro (terça-feira), a exposição ‘Múltiplos Singulares‘, que fica em cartaz até 19 de janeiro de 2020.

Cildo Meireles
Aos 71 anos de idade, o carioca Cildo Meireles inaugura mostra com vários trabalhos inéditos. Foto: Alan Miguel Gonçalves

Na exposição o público carioca poderá ver de perto um conjunto importante de obras, que lidam com noções da física, da economia e da política, temas recorrentes na obra dele. Entre as 16 peças reunidas, quatro são inéditas e estão sendo produzidas em segredo e só serão reveladas no dia da abertura.

Com curadoria de Paulo Venancio, a exposição traz objetos e gravuras de diferentes formatos e materiais, produzidos ao longo de cinco décadas. De importância fundamental na internacionalização da arte brasileira, Cildo Meireles possui obras no acervo de conceituadas galerias e museus pelo mundo, como a Tate Modern (Londres, Inglaterra), Centro Georges Pompidou (Paris, França), Museu Reina Sofía (Madri, Barcelona), Coleção Cisneros (NY, Caracas), Pérez Art Museum (Miami, EUA), Fundação Serralves (Lisboa, Portugal), Inhotim (Brumadinho, Brasil), MAC (Niterói, Brasil) entre outros espaços. Além disso, possui sucessivas participações na Bienal de Veneza (Itália), na Documenta (Kassel, Alemanha), e o artista traz ainda no currículo mostras individuais no MoMA e no Metropolitan, em Nova York.

A exposição apresentará múltiplos de Cildo Meireles, que trazem em si o pensamento das grandes instalações do artista”, explica o curador. Uma delas, por exemplo, tem ligação com ‘Metros‘, trabalho apresentado numa emblemática exposição na Documenta, em Kassel (Alemanha, 2002).  “Os objetos e gravuras reunidos exemplificam o pensamento de grandes trabalhos de Cildo, sendo alguns pouco vistos”, diz Maneco Müller – Sócio da galeria Mul.ti.plo.

A exposição de arte contemporânea “Múltiplos Singulares”, de Cildo Meireles, possui a curadoria de Paulo Venancio e estará aberta para visitação de 21 de novembro de 2019 a 19 de janeiro de 2020, de segunda a sexta, de 10h às 18h30 e aos sábado, de 10h às 14 horas.

A entrada é franca, a classificação etária é livre e o Mul.ti.plo Espaço Arte fica na Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon – Rio de Janeiro/RJ.

Cildo Meireles
Obra de Cildo Meireles. Foto: Edouard Fraipont

Considerado um dos artistas mais importantes de sua geração, o premiado Cildo Meireles está também com uma grande exposição na capital paulista, que vem lotando o SESC Pompeia. “Para essa individual no Rio, procurei reunir o mais significativo conjunto de múltiplos do Cildo, numa espécie de retrospectiva, de forma que as duas se complementassem”, conclui Paulo Venancio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *