Dicas & Destinos

13 lindas Aldeias na Europa: uma é portuguesa

A vila histórica, a olaria de São Pedro do Corval, os monumentos megalíticos, o ensopado de borrego e o gaspacho, as vinhas, os observatórios do céu noturno e o Alqueva ali ao lado. Tudo isto levou a rede britânica CNN a considerar Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, uma das mais bonitas povoações em colinas da Europa.

aldeias
Vila de Monsaraz. Foto: Naira Amorelli

A terra do menir do Barrocal, o segundo maior da Península Ibérica, volta assim a ficar na mira da imprensa internacional quatro anos depois de a National Geographic norte-americana ter colocado Monsaraz na lista dos 21 melhores destinos do mundo para visitar em 2014.

Para completar esta lista, a CNN diz ter ido em busca de “aldeias pitorescas” e “vilas vertiginosas” com paisagens de cortar a respiração. Encontrou-as no Alentejo, mas também no pôr-do-sol de Santorini (Grécia), nas profundezas dos Alpes austríacos e nos prados ingleses.

Ao descrever Monsaraz, a CNN escreve: “Considerada uma das povoações mais antigas de Portugal, a colina onde Monsaraz fica foi ocupada por uma série de conquistadores diferentes ao longo dos anos, desde mouros a visigodos”.

Depois da introdução histórica, o canal explica porque se deixou encantar por esta vila portuguesa: é que Monsaraz tem muralhas que “oferecem uma vista enorme para os olivais circundantes e para a barragem do Alqueva. O vinho produzido localmente bebe-se melhor num pequeno café enquanto se observa o pôr-do-sol”.

Veja a lista completa:

Arcos de la Frontera, Espanha

Com um castelo mouro do século XI, esta cidade é famosa pelas casas brancas, basílicas e imponentes igrejas.

Civita Di Bagnoregio, Itália

É um planalto com uma pequena cidade no topo, toda com estruturas pitorescas e casas de pedra. Foi construída há 2500 anos.

Leia também: Guia prático (e testado) de Paris

Mdina, Malta

Esta cidade fortificada foi em tempos capital deste país mediterrâneo. Não há carros em Mdina, dominada por mosteiros, conventos, igrejas e palácios.

Bardi, Itália

Perto de Parma, o Castello dei Landi foi construído no topo de uma rocha na região norte italiana.

Mont St. Michel, França

Além de ser um ilhote rochoso no rio Couesnon, no Mont St. Michel foi construído um mosteiro, em homenagem ao arcanjo Miguel, foi construído no século VIII. Quando a maré está baixa, é possível passar a pé.

aldeias

Bad Gastein, Áustria

Nas profundezas dos Alpes austríacos, Bad Gastein figura entre as aldeias mais bonitas e é procurada por causa das suas termas. É também famosa pelos esportes na neve.

Grindelwald, Suíça

É uma típica vila suíça com chalés de madeira e ótimas pistas para praticar esqui.

Beames de Venise, França

É uma aldeia dominada por vinícolas e com um grande parque de camping para caravanas.

Heptonstall, Yorkshire, Inglaterra

Com uma vista imensa para Calder Valley e coberta de prados, Heptonstall é uma típica aldeia inglesa com casas dispersas feitas de pedra.

Leia também: Super guia do Alentejo para você explorar a maior região de Portugal

Taormina, Sicília, Itália

É onde fica o Teatro Antico, o segundo maior teatro grego da Sicília. E pra ficar muito melhor e estar entre as aldeias mais bonitas, ainda tem vista para o Monte Etna.

Groznjan, Croácia

É conhecida por “a cidade dos artistas” porque nos anos 50 muitos músicos, pintores e pensadores vieram morar para aqui. Também é uma cidade de muitas vinícolas.

Monsaraz, Portugal

É a única citação portuguesa na lista da CNN. Aqui é possível visitar o castelo, o cromeleque de Xerez e outros incríveis monumentos megalíticos.

8 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

  5. Pingback: Embarque na Viagem

  6. Pingback: Embarque na Viagem

  7. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *