Dicas & Destinos

Hoje Curitiba completa seus 319 aninhos!

=

Hoje a deliciosa cidade de Curitiba completa seu 319º aniversário.

 

Curitiba Embarque na Viagem 1

 

Eu sou uma pessoa muito suspeita para falar de Curitiba, já que sou declaradamente apaixonada pela cidade verde, planejada, limpa, organizada, educada e mega cultural. A questão é que não poderia deixar de escrever algo especialmente para dar mais que um simples parabéns Curitiba. Sendo assim, eu decidi falar um pouco sobre a cidade. Vou tentar não me prolongar muito e dar uma visão geral para que o leitor, que ainda não conhece essa cidade fantástica, fique com muita vontade de pegar um voo no próximo fim de semana e experimentar um pouco do que é curtir Curitiba.

Curitiba também representa tudo que há de mais moderno e inovador em planejamento urbano, conferindo à cidade características singulares. Unir urbanismo e qualidade de vida é, não só uma preocupação para seus gestores e moradores, mas uma realidade. Em meio a seus 26 parques e aos 51 m² de área verde por habitante, Curitiba possui um moderno sistema de transporte urbano, cujo mais recente lançamento é marcado pelos maiores ônibus do mundo. São bi-articulados de cor azul, movidos a óleo à base de soja e com 28 metros de comprimento que já circulam em duas das principais linhas de transporte da cidade.

A cidade é atendida pelo moderno Aeroporto Internacional Afonso Pena, que oferece serviços de traslados para o centro. Um exemplo é linha Aeroporto Executivo. Com apenas R$ 8,00 o usuário tem à disposição ônibus confortáveis, com ar condicionado, que circulam a cada 20 minutos saindo do aeroporto entre 6h e 24h com paradas na região central. Sempre que vou a Curitiba, uso este serviço que além de prático, e muito confortável, me deixa pertinho do hotel que costumo me hospedar. Recomendo muito!!

Curitiba é tão prática que sua localização estratégica com relação ao Mercosul e aos maiores centros econômicos do Brasil permite rápidos deslocamentos e conexões. Curitiba está a 1h30 de vôo do Rio de Janeiro, 1h de Foz do Iguaçu, 50 minutos de São Paulo, e 2h10 de Buenos Aires, capital da Argentina.

Curitiba Embarque na Viagem 2

Formada por uma imensa diversidade étnica, refletida claramente na arquitetura, nas memórias dos parques e praças, nas manifestações culturais e influenciando na gastronomia, Curitiba foi eleita melhor destino Cultural da Região Sul. Curtir Curitiba é conhecer esses parques e praças, seja a bordo da Linha Turismo, que passa por diversos pontos turísticos da cidade, seja alugando carro ou contratando um tour – que oferece acompanhamento de guias, opções diferenciadas a pé, de segway, em vans ou carros executivos. Há também as atrações teatrais e musicais como o Festival de Teatro, a Virada Cultural e uma variada programação de cinema.

Festivais de Curitiba

Curtir Curitiba é também desfrutar aconchegantes ambientes e saborosos pratos, que certamente agradarão todos os gostos. Em Santa Felicidade, por exemplo, está um dos restaurantes mais tradicionais em gastronomia italiana, Restaurante Madalosso. O local possui 7.671 metros quadrados de área construída, com estrutura capaz de atender 4.500 pessoas simultaneamente, dados que lhe proporcionaram o título de maior restaurante das Américas.

No bairro Batel está o circuito turístico Batel Soho. Inspirado no Soho de Nova York, Londres, Buenos Aires e Hong Kong, o Batel Soho surgiu em 2007, com a união de um grupo de moradores, profissionais liberais e lojistas. Hoje, o grupo é composto por 60 empresas localizadas aos arredores da Praça da Espanha. Revitalizada, a praça é palco de feira de antiguidades, exposição de automóveis, música, aulas de pintura e yôga. No circuito, a gastronomia tem como característica o requinte, a sofisticação e o bom gosto.

Para se divertir à noite, Curitiba oferece uma infinidade de bares e casas noturnas com estilos diferentes, além de casas temáticas. Se a ideia é visitar um local estilo pub irlandês, a opção é o Sheridan’s Irish Pub. No bar, eleito pela revista Veja o melhor de Curitiba por 2 anos consecutivos, acontecem imperdíveis festa de Saint Patrick’s Day, embaladas pelas excelentes bandas e pelo chopp. Para os apreciadores de vodka a indicação é o Soviet Vodka Bar, com decoração inspirada na cultura russa, pratos russo-escandinavos, drinks, whiskys, caipiroskas e mais de 60 opções de vodka.

O turista que preferir um ambiente mais aconchegante pode visitar o Armazém Santo Antônio, onde o visitante terá a sensação de já fazer parte da cidade e deliciar-se com a gastronomia regional. A Casa Lilás traz arte em café em um ambiente que lembra a casa da vovó. O Local oferece receitas caseiras das várias etnias que formam a identidade gastronômica da região.

Curtir Curitiba é desfrutar de bons serviços, ser acolhido, sentir como se estivesse em casa. A hotelaria da cidade e região metropolitana é prova disso. Composta por 269 hotéis e flats, totaliza mais de 27 mil leitos oferecidos por bandeiras nacionais e internacionais; e por empreendimentos locais que colocam à disposição do visitante a receptividade da administração familiar. A capital paranaense possui centros de convenções preparados com alta tecnologia. Desde 2006 a cidade se destaca entre os melhores novos destinos para se fazer negócios. Pontua-se entre os quatro destinos brasileiros que mais recebem turistas estrangeiros para negócios e eventos.

Mas a cidade tem outros diferenciais para serem curtidos. São atrativos que só Curitiba pode oferecer como, por exemplo, o passeio de trem pela Serra do Mar. A centenária estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá é rota para o passeio que tem 3 paradas no meio do caminho, na cidade histórica de Morretes. No trajeto, o viajante tem contato com a preservada Mata Atlântica em meio a curvas, morros e vales. Em Morretes, além de passear pela charmosa cidade histórica, a dica é degustar o Barreado, prato típico da região, e várias opções de frutos do mar.

Para colocar todas estas informações e serviços ao alcance do turista, está a disposição, gratuitamente, um aplicativo para tablets e smatphones. O aplicativo “Curta Curitiba” está disponível na Apple Store e Android Market.

Curitiba

Um pouco da História de Curitiba

Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, ao coroar os “apelos de paz, quietação e bem comum do povo”, promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba.

Origem do nome

A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, hoje nome de praça na cidade. Ele foi, provavelmente, a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente da cidade, iniciando uma tradição pela qual Curitiba hoje é reconhecida internacionalmente.

Já naquela época, o ouvidor determinou aos habitantes que tivessem determinados cuidados com a natureza. O corte de árvores, por exemplo, só poderia ser feito em áreas delimitadas. E os moradores ficavam obrigados a limpar o Ribeiro (hoje Rio Belém), a fim de evitar o banhado em frente à igreja matriz. O ouvidor Pardinho estabeleceu também que as casas não poderiam ser construídas sem autorização da Câmara e deveriam ser cobertas com telhas. As ruas já iniciadas teriam de ser continuadas, para que a vila crescesse com uniformidade.

Esquecida pelos governantes da Capitania de São Paulo, Curitiba passou por um período de extrema pobreza. A prosperidade só viria a partir de 1812, com o tropeirismo. Ponto estratégico do caminho do Viamão a São Paulo e às Minas Gerais, o povoado viu crescer o comércio com a passagem dos tropeiros.

O aluguel de fazendas para as invernadas transferia os habitantes do campo para o povoado. Surgiram lojas, armazéns e escritórios de negócios ligados ao transporte de gado. Junto com o desenvolvimento, em 1853 foi conquistada a emancipação do Paraná. Curitiba se tornou capital, dona de seu destino.

Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território.

Curitiba Embarque na Viagem

E então, ficou curioso para conhecer Curitiba? Eu garanto que você vai se encantar com esta linda cidade.

Parabéns Curitiba!!

 

[youtube]xF8-CAF577g[/youtube]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *