Dicas & Destinos

Cuidados Básicos para sua viagem

Quem vai a alguns países da África ou para a Amazônia deve se prevenir contra os mosquitos da malária com repelentes e medicamentos profiláticos tomados antes, durante e após a viagem. Certos estados do Brasil também merecem atenção quando o assunto é malária e/ou febre amarela: Tocantins, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia e algumas regiões de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Cidades com saneamento básico precário também são focos de dengue e hepatites A e B.

Para evitar diarréia
Não coma alimentos de origem desconhecida, evite os frutos do mar e só beba água engarrafada e lacrada.

Se prevenir do sol
Leve protetor solar, labial, chapéu, óculos de sol, equipamentos de primeiro socorros, analgésicos, antitérmicos e antiácidos. Estes ítens devem fazer parte do kit de saúde de todo viajante.

A receita médica é necessária?
Precisa levar, sim. Mas a receita em inglês do seu médico brasileiro só vale para provar os medicamentos que você já está levando na mala. Você só vai conseguir comprar remédios no exterior com receitas de médicos locais.

Como evitar o Jet-lag?
Para diminuir o mal estar causado pela diferença de fuso horário, durma só de noite e se exponha ao máximo à luz, mesmo que artificial, ao chegar ao destino. Hoje alguns hotéis têm até tratamentos especiais à base de luzes para aliviar o desconforto. Também vale evitar comida gordurosa e beber bastante água. Cada uma hora de diferença é um dia de adaptação, ou seja, para curtir a Austrália sem jet lag (espécie de fadiga de viagem), é preciso ficar no mínimo 20 dias.

Combater efeitos da altitude
Para combater os efeitos da alta altitude de estações de esqui e de países como Bolívia e Peru, tome de três a quatro litros de água por dia e não exagere nos exercícios físicos. Também não abuse nas bebidas alcóolicas, que sobem rapidamente à cabeça. Nos países andinos, mastigue folhas de coca, vendidas como remédio caseiro.

Centro de Informação em Saúde para Viajantes: www.cives.ufrj.br
Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/svs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *