Variedades & Tecnologia

Doe sangue. Compartilhe Vida.

O site de turismo Embarque na Viagem está se mobilizando através de suas redes sociais para incentivar a doação de sangue entre os viajantes brasileiros. A mobilização visa aumentar os estoques de sangue dos hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações no período de férias escolares no mês de julho. A medida também tem como objetivo estimular o agendamento de doações para atender a população turística durante a Copa das Confederações, em junho, assim como nos feriadões.

A ação visa ampliar o número de doadores voluntários de sangue no país para a manutenção dos estoques nos hemocentros, e a nossa expectativa é que mais sites e blogs participem das ações nas redes sociais, por meio dos seus perfis no Twitter, Instagram e Facebook. Os viajantes podem acessar e divulgar informações pela hashtag #ViajanteSangueBom.

Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional e preencher um cadastro. Depois, faz um teste para ver se está com anemia para saber se está em condições de doar sangue. Em seguida, mede-se a pressão arterial, o pulso e a temperatura; também tem que ter peso acima de 50 Kg; ter idade entre 18 e 67 anos. Os jovens de 16 e 17 anos, também podem doar, desde que tenham o consentimento formal do responsável legal.

Acontece também uma entrevista chamada triagem clínica cuja finalidade é avaliar os antecedentes patológicos e os possíveis fatores de risco daquele candidato à doação. São perguntas para proteger quem está doando e para conscientizar o doador de que a pessoa que vai receber o sangue precisa ficar bem e não ter problemas depois.

Doe Sangue. Compartilhe Vida

Você pode doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado. 

Veja a lista de hemocentros no Brasil

As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis. Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado.

Veja a lista de Secretarias de Saúde no Brasil

Nunca vá doar sangue em jejum; faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação; evitar alimentos gordurosos nas três horas antecedentes à doação.

Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *