Gastronomia etc.

Bar Urca contrata seu primeiro Chef

O Bar Urca é um daqueles clássicos cariocas que são simplesmente imperdíveis. Apreciar uma cervejinha na mureta, ao ar livre, no final do dia depois de um delicioso almoço no concorridíssimo restaurante é tudo de bom. E agora a casa conta com a expertise do Chef Leonardo Araújo, que desde o dia 17 de novembro, assumiu o posto de primeiro chef do Bar e Restaurante Urca. Formado em nutrição e gastronomia, Leonardo é diretor do Instituto Maniva, ONG que reúne 16 renomados chefs e tem como objetivo intermediar, de forma sustentável, a relação da cadeia produtiva do alimento e o consumidor final.

A principal missão de Leonardo, de 34 anos, será revisar o cardápio do restaurante. “Vai ser uma tarefa difícil fazer mudanças em um cardápio tão consolidado como é o do Bar Urca, mas pretendemos fazer alterações sutis, mantendo a tradição da casa”, afirma.

No Bar Urca o tradicional Camarão na Moranga é imperdível

No Bar Urca o tradicional Camarão na Moranga é imperdível

Desde 2011 Leonardo Araujo presta assessoria em segurança alimentar ao Bar Urca. Durante este período, ajudou a criar as fichas técnicas dos pratos e petiscos servidos na casa, uma padronização que garante sempre a mesma qualidade aos produtos servidos. As fichas indicam origem, quantidade dos ingredientes e forma de preparo dos pratos. Outra atividade que realiza é a de vistoriar duas vezes por semana, as áreas de produção e armazenamento, para verificar todos os detalhe, identificar os procedimentos e definir práticas para a atualização dos empregados que manipulam os alimentos, por meio de atividades de reciclagem aplicadas a cada dois meses.

Armando Gomes Filho, sócio do Bar Urca, aposta nos benefícios de criação do novo cargo inédito na casa: “O Leonardo já conhece bem o espírito do Bar Urca, há três anos nos dá consultoria com foco na implementação de processos de boas práticas de manipulação, numa cadeia que vai desde o produtor até o consumidor final. Já destrinchou cada uma de nossas receitas tradicionais e conhece profundamente as demandas de nossos clientes. Além disso, com sua atividade de ecochef tem uma visão moderna da cozinha, com atenção às exigências da sustentabilidade. É, com certeza, a melhor opção que podíamos fazer”.

Experimente o Bacalhau na Cataplana

Experimente o Bacalhau na Cataplana

O Instituto Maniva (www.institutomaniva.org) é formado por chefs como Tereza Corção, Claude Troisgros, Flávia Quaresma, Ciça Roxo, Rafa Costa e Silva, Frederic de Mayer, Pedro de Artagão, Ana Salles e Ana Ribeiro. A ONG utiliza a gastronomia brasileira como ferramenta de transformação social e ambiental.

bar urca

Bar e Restaurante Urca – Fundado em 1939
Rua Cândido Gaffrée, 205 – Urca
Telefone: (21) 2295-8744
www.barurca.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *