Gastronomia etc.

2º Festival Mesa Santa homenageia os 450 anos do Rio de Janeiro

 

Festival de peixes e vinhos antecipa as delícias da Páscoa e homenageia os 450 anos do Rio de Janeiro no Mercado Municipal do Rio – CADEG

Empório Quintana

Empório Quintana

Para celebrar os sabores da Páscoa, Empórios e Restaurantes do Mercado Municipal do Rio – CADEG juntaram-se para promover uma nova edição do Festival Mesa Santa que ocorre durante a época da Quaresma, entre os dias 13 e 29 de março. E a comemoração este ano é em dose dupla, pois em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro, o festival traz em seu cardápio pratos que homenageiam pontos turísticos da cidade maravilhosa, criando assim, a harmonia perfeita entre os cariocas e a boa gastronomia. As casas participantes criaram menus exclusivos para o evento, sempre harmonizados com vinhos escolhidos especialmente para a ocasião e com preços especiais.

Nos menus, os destaques para as carnes “brancas”, em especial o bacalhau e os frutos do mar, que aparecem nos pratos como saladas, ensopados, grelhados, assados e cozidos. Sempre respeitando os costumes da Quaresma, período que antecede a Semana Santa, em nenhum prato é utilizado carne vermelha no preparo e são servidos juntamente com uma – ou duas, a depender de quantas pessoas servem o prato – taças de vinho harmonizado. Em alguns estabelecimentos os pratos são servidos com uma garrafa de vinho ao invés de taças. Os vinhos harmonizados têm uma variedade de grandes uvas como Malbec, Chardonnay, Merlot e Sauvignon Blanc, entre outras.

Empório Gourmet

Empório Gourmet

Os pratos a serem harmonizados têm tanto destaque quanto as bebidas e as receitas exclusivas e pensadas especialmente para casar com perfeição com os vinhos escolhidos, proporcionando uma experiência única!

O popular Bacalhau & Cia traz para o festival o Bacalhau ao Pão de Açúcar (salpicão de bacalhau acompanhado de mix de folhas de alface, rúcula e agrião, crispy de cebola roxa e damasco deglaçado em suco de laranja da terra, finalizado com azeite extra virgem 8 Portugal), harmonizando com meia garrafa do vinho Carqueijal branco ou tinto.

O charmoso Café Dellas, em parceria com o Olivier Bebidas, serve o Bobó Sapucaí (camarões salteados em ervas encorpados com creme de baroa, acompanhado de arroz branco e farofa de dendê), junto com uma taça do vinho argentino Punto Final Malbec Rosé ou Sauvignin Blanc.

Barsa

Barsa

O premiado Barsa oferece o Bacalhau para Vinícius de Moraes – caçarola de lombo de bacalhau, ensopado com batatas e azeitonas, ao molho de pelati com leite de coco, acompanhando arroz branco com passas brancas e castanha.

O Brasas Show serve o Bossa no Mar (camarões VG, lula, polvo e mexilhão grelhados, acompanhados de assado de cebola e tomate, e arroz de açafrão), que harmoniza com uma garrafa do espumante Casa Perini Brut.

O famoso Costelão traz o Bacalhau do Jardim (três postas de bacalhau gadus morhua na brasa, batata, cebola e ovos cozidos, azeitona e brócolis, acompanhando arroz de brócolis).

O Emporio Gourmet Show apresenta o Dourado de Ipanema (dourado empanado ao panco, acompanhado por lula recheada com nirá refogado no shoyo, cebola picles, batata calabresa, tomate cereja e pimentões coloridos) servido com uma garrafa do espumante Veuve Du Vernay Brut.

O Donamena traz o Dois Irmãos (salada de feijão branco com frutos do mar, ao tempero fresco aromático mediterrâneo).

O Empório Quintana oferece Um Salmão na Mata Atlântica (300g de lombo de salmão, salada de rúcula, manga, morango e nozes, com molho de laranja e cachaça).

O Espetáculo traz o Polvo 40° (polvo assado na brasa acompanhado de arroz de açafrão e frutos do mar), que harmoniza com uma garrafa da cerveja Sant Gallen Weiss.

A Gruta São Sebastião serve como entrada um pãozinho de alho, e como prato principal oferece o Floresta da Tijuca (lasca de lombo de bacalhau refogados no azeite extra virgem, cebola, pimentões verde e vermelho, azeitona, batatas ao murro, brócolis, ovos cozidos e presunto de Parma).

Costelão

Costelão

O Planeta Sabor apresenta o Bacalhau à Estácio de Sá (lascas de bacalhau cozidas no vapor, regadas com azeite português, intercaladas com batata baroa e cebola refogada, gratinadas no forno, acompanhando arroz de brócolis), que harmoniza com uma garrafa de vinho Galiotto.

A Casa Tilim oferece a Princesinha do Mar (bacalhau Gadus Morhua 8/10 L/EGG).

A Global Wine oferece vinhos exclusivos e com o título: Um brinde ao Rio!, serve o português Fontanário de Pegões e o espanhol Linaje Garsea.

A Arte dos Vinhos traz com o título: Leyda na cidade maravilhosa o vinho Anakena Tama Chardonnay 2012, que harmoniza com o pôr do sol do Arpoador, e com o tema: Viu? Tem vinho no Rio!, também apresenta a garrafa Viu Manent Reserva Carmenére 2013, que harmoniza com a brisa do mar do Recreio.

A Griffe dos Vinhos com o título Decantando os encantos do Rio, traz o vinho Casa Valduga Premium Chardonnay 2013 que harmoniza com um clássico no Maracanã, e o argentino Trivento Cabernet Sauvignon Reserve 2012, que harmoniza com os Arcos da Lapa.

A Cerealista Lela com o título Português da Gema, oferece um bacalhau de primeira, acompanhado de um bom vinho e variados azeites.

Um brinde à boa mesa!

Feliz Páscoa!

Mercado Municipal do Rio de Janeiro – CADEG

Rua Capitão Félix, 110 – Benfica – Rio de Janeiro, RJ

Horário de Funcionamento: Aberto 24 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *