Gastronomia etc.

Páscoa sem clichês, unindo o tradicional ao arrojado

Na Páscoa, o bacalhau e o chocolate dominam a mesa das famílias com o status de “indispensáveis”. Para quem busca ir além dos pratos e das guloseimas típicas sem ferir a tradição, estabelecimentos do Rio de Janeiro resolveram fugir do lugar comum e celebram o período com delícias diferenciadas para comer bem e de forma saudável.

Não faltam opções para enriquecer ainda mais a culinária na Páscoa. Tem bacalhau? Sim! Tem chocolate? Evidente! Mas temos muitas outras atrações para a sua páscoa ficar estupenda! Vamos conhecer?

O restaurante tijucano Umas & Ostras – www.umaseostras.com.br, especializado em frutos do mar, apresenta opções especiais e saborosas para aqueles que desejam degustar um bom pescado. Os destaques são o bacalhau à portuguesa, que leva batata cozida, brócolis, ovo, cebola, alho e azeitona, e o atum na brasa com salada de batata aromatizada com hortelã. Para fechar a refeição, outra pedida de dar água na boca é o mousse cremoso de chocolate.

Atum na brasa com salada de batata aromatizada com hortelã - Umas & Ostras

Já o Mr. Lenha – www.mrlenha.com.br, localizado na Barra da Tijuca, oferece o seu famoso salmão grelhado ao molho de ervas finas acompanhado de arroz de lentilhas com chips de cebola, prato composto por um dos peixes mais ricos em ômega 3, a conhecida gordura do bem, aliada do cérebro e do coração. E para quem não abre mão de um docinho de chocolate, a casa sugere o seu brownie de chocolate com sorvete de creme e amêndoas.

Brownie com sorvete de creme e amêndoas (R$19,70)

A Casa da Empada – www.casadaempada.com.br, com diversas lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro, incrementa o cardápio com o empadão de bacalhau, que se torna uma ótima pedida para agradar toda a família. Para adocicar o paladar, as dicas da rede são as redondinhas de chocolate preto, chocolate branco e meio a meio (que reúne o melhor dos dois sabores).

Empada - Chocolate

Na Barra, o chef Marcelo Cheble, do restaurante Skinna – www.skinna.com.br, sugere, como entrada, o carpaccio de banana, ideal para abrir o apetite. A atração principal da casa fica por conta do filé de linguado ao molho de palmito gratinado com purê de batata.

Carpaccio de banana2 - Skinna

Conhecida pela qualidade de seus produtos, feitos à base de chocolate belga, Elizabeth Garber mostra mais uma vez porque é uma das chefs chocolatières mais queridas da cidade. De sua fábrica em Laranjeiras, e de seu quiosque no Shopping Leblon (Beth Chocolates – Avenida Afrânio de Melo Franco, 290/2º piso), saem criações pra lá de fofas e deliciosas, que chamam atenção pelos detalhes. A coleção de Páscoa desse ano também mostra que veio Beth Chocolatespara surpreender. Ganaches criadas pela chef, feitas com chocolate amargo e aplicação de estampa de Páscoa; e chocolates como o pinguim de Madagascar, pintado à mão pela chef são as grandes estrelas. Entre os ovos de Páscoa, destaque para o Ovo Cadeado do Amor, feito de chocolate ao leite, coberto com granulado belga, e decorado com um cadeado de chocolate e uma chave. Dentro dele, corações de chocolate ao leite recheado de Nutella. Além dele, outras sugestões incluem o ovo Quente Recheado, de praliné de avelãs com pailleté feulletine e coberto de chocolate branco; o Ovo Pinguim, com pinguins e ovinhos em chocolate ao leite; e a Toca do Pinguim, que vem com o mesmo recheio, e pinguins nas janelinhas da toca. Os chocolates funcionais também ganham destaque e, como lançamento, a chef também criou o Ovo de Páscoa funcional, com ingredientes como goldenberry, a fruta do momento, mais antioxidante, gojiberry, blueberry, nibs de cacau, castanha de cacau, entre outros.

Beth Chocolates_Ovo Pinguim_Rodrigo Azevedo

Conhecida por seus sabores artesanais, a sorveteria Mil Frutas – www.milfrutas.com.br – também preparou uma coleção especial para a data. Nas lojas da marca, entram em cena os ovinhos recheados com sorvetes, como o de chocolate com recheio de sorvete de framboesa ou de maracujá; chocolate ao leite com recheio after eight; chocolate branco com amêndoas; pistache; damasco, avelã ou chocolate amargo. Para completar a coleção, sorvetes como o de marshmallow, gianduia, chocolate amargo e chocolate branco com amêndoas.

Mil Frutas

No Joe & Leo’s da Av. General Severiano, 97 – loja 131 – Casa & Gourmet Shopping, e o da Av. das Amércias, 5000 – loja 210 –Shopping New York City Center, a sobremesa de Páscoa é o Ice Cream Burguer , com o clássico sorvete de chocolate entre dois cookies de chocolate chip e calda hot fudge.

Ice Cream Burger

Na MP Tortas – www.mptortasboutique.com.br, duas tortas criadas pela chef pâtissier Marlene Percílio. A primeira é a torta mousse feita de chocolate Valrhona DOC 70% e de chocolate ao leite. A segunda é uma torta Prestígio, feita com bolo de cacau belga, recheio de sorvete de coco artesanal e cobertura de brigadeiro noir.

??????????????????????????????????????????

No Empório Farinha Pura – www.farinhapura.com.br, o brownie tipo americano que ganha cobertura de Chocolate Belga ao leite e decoração com diversos temas da Páscoa, que além de vir em uma caixa de acetato com nove unidades, é ideal para presentes. Lá também podem ser encontrados coelhinhos decorativos carregando chocolate nas mais divertidas combinações, como em mochilas e em pequenas cestinhas de compras.

Farinha Pura - brownie cenoura baixa

Os chocólatras de plantão também podem comemorar. O Sorvete Itália – www.sorveteitalia.com – lançou para a Páscoa um festival de chocolate. Mais de 10 sabores à base de cacau estão em cartaz em todas as lojas do Itália. As novidades são Chocolate caribbean – sorvete de chocolate ao leite com camadas de banana caramelada e Superdiet de chocolate belga – sorvete de chocolate amargo com flocos de chocolate amargo.

Sorvete Italia

Por fim, (ufa!) segue a novidade do Manekineko – www.manekineko.com.br. Os clientes que pedirem o mix outono, vão ganhar um brownie com glaze de frutas vermelhas como sobremesa. A sobremesa vai ser oferecida em todas as unidades, inclusive pra quem pedir delivery.

??????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *