Variedades & Tecnologia

“Casas de Hospitalidade Rio 2016”- confira as casas temáticas campeãs da Rio 2016

As casas da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Hungria, Suíça, Catar, Ernst & Young e NBA são as vencedoras do Prêmio “Casas de Hospitalidade Rio 2016”. O anúncio foi feito nesta terça-feira, em coletiva realizada no Rio Media Center.

A Bayt Qatar esteve aberta ao público, e proporcionou uma viagem pela cultura árabe através dos mais variados elementos: Gastronomia, músicas, arquitetura, dança, decoração, performances, desfiles de moda, cerimônias culturais e até mesmo através do olfato. Foto: Eduardo Madeira

A Bayt Qatar esteve aberta ao público, e proporcionou uma viagem pela cultura árabe através dos mais variados elementos: Gastronomia, músicas, arquitetura, dança, decoração, performances, desfiles de moda, cerimônias culturais e até mesmo através do olfato. Foto: Eduardo Madeira

A iniciativa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), em parceria com a Empresa Olímpica Municipal (EOM), a Subsecretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro e a Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, premiou as melhores Casas de Hospitalidade nas categorias Legado, Inovação, Confraternização, Promoção Cultural, Promoção de Negócios e Favorita do Público. A comissão julgadora foi formada por representantes da Prefeitura, do Estado e da ACRio.

Trinta e quatro casas temáticas que funcionaram durante os Jogos Rio 2016 participaram do concurso. A votação foi realizada em uma enquete virtual no site da ACRio. Participaram da coletiva o presidente da ACRio, Paulo Protasio; o subsecretário de Relações Internacionais da Secretaria de Estado da Casa Civil, Pedro Spadale; e o Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro, embaixador Laudemar Aguiar. As casas dos países são uma tradição dos Jogos Olímpicos. Os espaços se popularizaram e são pontos de encontro para assistir às competições, reunir torcedores e receber os atletas, jornalistas e turistas. Além de promover a cultura, o turismo, a gastronomia e o comércio de diversas nações, consolidaram uma rede de contatos e negócios, que ficará de legado para o Rio e para o Brasil.

LEGADO
VENCEDOR: Casa Federação Internacional de Voleibol (FIVB)
A Federação Internacional de Voleibol investiu R$ 650 mil na reforma da estrutura da Escola Municipal Cícero Pena, em Copacabana, melhorando as condições de estudo de cerca de 600 alunos. A FIVB também incorporou desenhos e projetos dos alunos na Casa e promoveu palestras com atletas olímpicos. Além disso, foram criados projetos de escolas de vôlei em duas comunidades do Rio de Janeiro – com financiamento até 2020, para dar oportunidades para crianças e jovens carentes através da prática esportiva.

INOVAÇÃO
VENCEDOR: Casa Hungria
Localizada no Jockey Club, a Casa Hungria inovou ao reproduzir cenários húngaros, como o Rio Danúbio, e transformar totalmente o ambiente. A Casa utilizou a água como fonte de inspiração. Foi montado um “Aqua Bar”, com mais de 30 tipos diferentes de águas minerais e medicinais, além de uma exposição interativa que mostrou os esportes aquáticos e as paisagens locais. A Casa Hungria também trouxe elementos culturais, gastronômicos e musicais, além de promover performances de artistas húngaros.

CONFRATERNIZAÇÃO
VENCEDOR: Casa Suíça
A Casa Suíça teve diversas atividades gratuitas e abertas ao público e funcionou inclusive durante os Jogos Paralímpicos, recebendo mais de 150 mil visitantes. No local, era possível experimentar os sabores típicos da culinária suíça, em pratos preparados por chefs renomados em parceria com aprendizes de gastronomia de um projeto do Morro do Borel. A Casa da Suíça deixará como legado a reforma do campo de beisebol da Lagoa.

PROMOÇÃO CULTURAL
VENCEDOR: Casa Catar
A Casa Catar proporcionou uma viagem pela cultura árabe através dos mais variados elementos: gastronomia, música, arquitetura, dança, decoração, performances, desfiles de moda e cerimônias culturais. O maior sucesso foram as tendas com diversas atrações: desenhos de henna nas mãos para as mulheres, escrita dos nomes em caligrafia árabe, além da oportunidade de tirar fotos com roupas tradicionais e experimentar refeições típicas. A Casa também contou com um intercâmbio entre a cultura árabe e a brasileira, em um restaurante com pratos assinados pelo chef Alex Atala.

PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS
VENCEDOR: Casa Ernst & Young (EY)
A Casa Ernst & Young abrigou a World Olympians Association e suas ações de negócios atraíram cerca de 400 convidados por dia. A Casa contou com convidados, que foram selecionados cerca de um ano antes dos Jogos, e os eventos incluíram o programa de Empreendedorismo da EY, que deu oportunidade para pequenos e médios empresários participarem desse ambiente de negócios. A Casa Ernst & Young também deixou como legado para o Clube de Regatas do Flamengo a reforma de estruturas internas e investimentos na área esportiva.

FAVORITA DO PÚBLICO| MENÇÃO HONROSA: Casa NBA
A Casa NBA, que chegou a atrair 12 mil pessoas em um único dia, foi escolhida como a favorita do público. Em seus 300m² de atividades, contou com ações de animadores, apresentações de dança, interação com as lendas do basquete e torneios, além de utilizar a tecnologia e as redes sociais para engajar o público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *