Dicas & Destinos

Ministério do Turismo orienta turistas a iniciar desde já o planejamento das férias

O Ministério do Turismo (MTur) aponta o mês de outubro como a época ideal para comprar passagens aéreas e garantir os melhores preços. A sugestão figura entre as dicas divulgadas pelo órgão para os turistas, no último dia 14. As viagens também incluem destinos internacionais, mas o foco é nos destinos do Nordeste brasileiro. Quem já planeja férias para a região, deve começar a se programar desde já.

airport

O Nordeste possui grande procura especialmente na época de verão, justamente pelo período conciliar as férias escolares e o clima favorável para aproveitar as praias dos diferentes estados nordestinos. Esse período também é famoso por conta dos aeroportos mais lotados, por isso, o MTur também indica comprar um pacote fechado incluindo todo o planejamento da viagem para garantir melhores preços e mais tranquilidade.

Essa opção também privilegia o pagamento, que pode ser parcelado em diversas agências. Comprar tudo através dessas empresas facilita o processo e apresenta ao turista melhores opções de hospedagem, traslado, transporte e até alimentação. Há pacotes que incluem passeios e até mesmo festa de Réveillon.

Viagens internacionais

Para quem ainda busca uma melhor época para viajar, vale a pena seguir as indicações do Viajanet. Segundo a empresa especializada na venda de passagens pela internet, março de 2017 é o melhor período para realizar viagens internacionais, com destaque para a Europa, que tem passagens ainda mais baratas nesse período. Em muitos casos, as viagens internacionais conseguem ser mais vantajosas e apresentam preços mais baixos do que alguns destinos domésticos mais disputados.

Para quem está planejando cada detalhe por conta própria, é necessário ter cuidado redobrado. O Ministério aconselha a pesquisar bem antes de eleger o destino, assim como avaliar com cuidado antes de reservar ou fechar negócio. No caso do Natal e do Ano Novo, é imprescindível que as passagens sejam compradas com antecedência, justamente porque essa época tem alta demanda e o turista pode acabar sem opções para se deslocar.

Alguns cuidados

O MTur ainda aconselha o turista a se preparar para imprevistos. Uma das dicas do órgão é reservar sempre uma quantia de dinheiro no banco e no cartão de crédito para quaisquer despesas extras. Isso garante uma proteção, especialmente no caso de imprevistos. Caso o orçamento esteja mais apertado, vale a pena buscar roteiros e destinos que tenham custo menor. O transporte é um dos principais fatores, por isso é sempre importante estudar o mapa do local e saber de antemão se será necessário alugar um veículo, usar táxi ou outros meios de transporte. O cuidado deve começar no transporte do aeroporto até o hotel.

Entenda seus direitos

As recentes informações do Ministério incluem ainda uma cartilha completa para os viajantes. O Viaje Legal reúne uma série de dicas para evitar dores de cabeça e problemas durante as férias. São informações valiosas sobre os cuidados quanto à contratação de serviços de empresas de turismo; é o caso das agências de viagem e guias turísticos, além de outros serviços oferecidos nas cidades mais visitadas. As informações incluem ainda alguns cuidados com a saúde para um passeio tranquilo e seguro. Vale consultar também detalhes sobre os direitos de passageiros em casos de cancelamento ou atraso nos voos, situações frequentes no fim de ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *