Descubra Portugal

Guia de viagem para Portugal – Saiba quando viajar e quais os lugares para visitar

Portugal é um dos países mais incríveis para conhecer na Europa. Digo isso com total propriedade e até mesmo assumo um erro que levei por anos comigo: o de que Portugal lembrava muito o Brasil, e que por isso, não tinha a menor graça. Quer argumento mais idiota que esse que eu tinha? É claro que lembra, afinal, fomos colonizados por quem mesmo? Pois é, consegui me redimir de tamanha idiotice que falava aos 4 cantos do mundo e hoje, ironicamente, sou uma forte defensora do país em todas as esferas, especialmente no turismo e na gastronomia.

Minha primeira vez na “terrinha” foi em 2013, quando fui convidada para organizar um grupo de bloggers brasileiros para uma viagem pelo Norte e Centro de Portugal. Passei meses estudando as pessoas que pretendia levar comigo para esse projeto tão especial. O grupo  foi criado, o projeto foi um sucesso absoluto e eu me tornei uma das pessoas mais apaixonadas por Portugal. Desde então, sempre retorno a Portugal.

Elaborar uma espécie de guia não é simples quando falamos de um país tão rico como Portugal, são muitas nuances, muitos estilos de viagem diferentes, muitos pontos de interesse… muito tudo. Pronto #Portugaletudodebom :) Então, vou me prender aqui aos lugares que conheço, e são muitos, mas são apenas aqueles que realmente considero imperdíveis no país. Talvez, dependendo do seu tempo, não dê para conhecer todos esses lugares numa única viagem, então, você precisará focar naquilo que mais tem interesse.

Você sabia que Portugal foi escolhido pelo The Huffington Post como o destino obrigatório de 2017? Para nós, brasileiros, então, os atrativos ainda são maiores: a língua é a mesma, compartilhamos alguns fatores culturais e provavelmente você tem até algum parente que seja de lá.

Então vamos às dicas daquilo que não pode ficar fora do seu roteiro. Algumas dicas também te ajudam a fazer os preparativos certos, como quando comprar passagem aérea ou o tipo de hospedagem.

Quando viajar para Portugal

A primeira coisa a fazer quando se decide viajar é definir a melhor data. Às vezes, não temos muita escolha. É quando a nossa empresa ou os demais afazeres nos permitem.

O bom é que Portugal é um destino interessante o ano inteiro. Mas, se você puder decidir, dê preferência pela primavera ou outono. Assim você foge do furdunço do verão, que é altíssima temporada, com turistas se apinhando pra todo canto (lembre-se que Portugal é a queridinha da vez) e também foge dos dias curtos de inverno, não que o frio seja algo absurdo, pois não é, mas os dias escurecem bem cedo e o comércio também costuma encerrar as atividades antes do escurecer.

Outono em Portugal

Para você avaliar melhor:

Verão: Ótimo para visitar as praias do Algarve (ao sul do país). Por escurecer apenas lá pelas 21h30, isso te permite aproveitar melhor o dia. Mas tente evitar o fim de julho e agosto, quando o calor pode ser um pouco insuportável.

Primavera: Sem o tumulto do período de férias, a primavera pode ser recompensante. Os atrativos funcionam em horário estendido, o céu fica claro até umas 20h e o país ganha um charme extra. É ótimo para qualquer cidade de Portugal.

Outono: A terceira melhor época para conhecer Portugal é o outono. O clima é mais ameno que no verão e menos frio que no inverno. A única coisa negativa é que o dia já não é tão iluminado e escurece mais cedo.

Inverno: Essa é a época que Portugal, especialmente em algumas regiões, fica mais melancólica. Como escurece rápido, os estabelecimentos fecham cedo. Mas há pontos positivos. Faz menos frio que em outros países europeus. Há, no entanto, a parte norte, onde é possível ver neve. A Serra da Estrela é um dos destaques para essa estação do ano.

O melhor momento para comprar passagem aérea

O preço das passagens aéreas faz toda a diferença no orçamento da viagem. Voos para Lisboa, por exemplo, podem custar até R$3 mil em determinadas datas.

Então, se você quer economizar deve começar a fazer buscas em sites de comparação de preços com pelo menso quatro meses de antecedência para uma viagem internacional.

Onde se hospedar e o que fazer?

Embora alguns prefiram ir fazendo reservas de hotéis separadamente, a compra de um pacote de viagem pode trazer diversos benefícios. Muita gente não faz ideia, mas em determinados períodos é possível encontrar excelentes opções de pacotes com preços super convidativos por conta de negociações especiais entre cias aéreas, hotéis e prestadores de serviços. Vale conferir também.

Lugares para visitar em Portugal

Lisboa

Vamos começar pela capital portuguesa, que certamente não deve ficar de fora do roteiro. Uma das cidades mais lindas e desenvolvidas de Portugal, Lisboa é conhecida com a Cidade das Sete Colinas e possui uma luz incrível que a ilumina especialmente durante a primavera e o verão. Para passear por Lisboa, o ideal é caminhar pela cidade e se deixar levar pelas ruelas charmosas. Na hora que tiver que encarar uma subida (que são muitas), vale recorrer aos bondes. Obviamente existem alguns lugares secretos para você conhecer na cidade e todos esses links que estou colocando aqui são para te auxiliar ainda mais, vale clicar neles.

Na cidade não deixe de experimentar as saborosos Pastéis de Belém, que você só vai encontrar lá. Isso faz parte da cultura e história portuguesa e muitas pessoas não fazem ideia disso. Ainda em Belém, não deixe de visitar os museus, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos.

Já outra parte muito visitada é em torno do bairro do Chiado ou Baixa, como é conhecido. Além da famosa Praça do Comércio, com a estátua de D. José I montado no cavalo ao centro, o entorno é cheio de atrativos interessantes, entre eles o excelente Lisboa Story Centre.

Subindo as colinas de Lisboa, o destaque vai para os Miradouros e para o Castelo de São Jorge, com suas torres e muralhas no meio do cenário urbano. O elevador de Santa Justa é outro ponto que os visitantes amam.

Se você terá apenas dois dias para curtir a cidade, eu te conto aqui o que você pode fazer em apenas 24h em Lisboa. Agora, se você tem mais ou menos sete dias por lá, eu te conto aqui o que você pode conhecer em Lisboa e nos arredores.

O fato é que Lisboa é uma cidade apaixonante e aqui eu listo 10 motivos pra se apaixonar por Lisboa.

Sintra

Estando em Lisboa você pode pegar um trem e seguir para Sintra. A viagem leva em média 45 minutos e esta é uma cidade muito conhecida por seu incrível patrimônio histórico e cultural.

Você pode optar por dois circuitos. Um passa pelo Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena e o outro segue para quatro palácios diferentes, incluindo a Quinta da Regaleira, o Palácio de Seteais e o de Monserrate.

Em Sintra você não pode deixar de visitar o Cabo da Roca, considerado o ponto mais a oeste da Europa.  Lá você irá encontrar um belo farol com uma linda vista. Se tiver tempo, se programe para fazer este passeio para o fim do dia, ver o pôr-do-sol de lá é mais que especial. Agora, se você for no inverno, certamente irá se deparar com congelantes rajadas de vento.

Algarve

Ir a Portugal no verão e não visitar o Algarve é quase um pecado. A região tem as praias mais incríveis do país. As cidades de Faro e Albufeira são as mais famosas quando o assunto é mar e belas costas.

Para chegar lá é bem simples, basta pegar um trem e após três horas de viagem chegará a seu destino. Não me venha reclamar que a distância é longa, ok. Pode acreditar em mim, você vai encontrar vistas de tirar o fôlego. Não deixe de conferir.

Fátima

O Santuário de Fátima fica na região central de Portugal. Independente de religião, o lugar possui uma atmosfera muito especial. A fé se faz presente em todo canto e é muito bonito ver a devoção das pessoas que rumam à Fátima, especialmente no mês de maio quando se celebra a aparição aos três pastorinhos.

Dedique um tempo razoável para conhecer com calma a região. Aqui neste link tem boas dicas de lugares para você conhecer na cidade. Vale lembrar que a melhor opção para quem está partindo de Lisboa é pegar o ônibus no terminal de Sete Rios. A viagem demora pouco mais de 1 hora.

Porto

É impossível não reviver o passado ao caminhar pelo calçamento de paralelepípedos das charmosas ruelas do Porto. Cidade que em 1996, teve o seu centro histórico, até os limites da Muralha Medieval, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Embarque numa viagem medieval e percorra o centro histórico, passando pela Catedral ou pela Torre dos Clérigos. De elétrico ou a pé, desça até ao cais e experimente a sensação de passear num dos famosos barcos rabelos que percorrem o rio Douro. Aproveite para admirar as seis pontes da cidade, visitar as Caves de Vinho do Porto e provar este característico vinho num ambiente acolhedor e requintado.

Existem alguns lugares tradicionais na cidade que você não pode deixar de conhecer como a Casa do Infante, a igreja Monumento de São Francisco de Assis, o Palácio da Bolsa, a agradável marginal ribeirinha e as bem preservadas ruas da Ribeira e de Miragaia. Mas admire, igualmente, a modernidade bem presente na Casa da Música e no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, um espaço onde arte e natureza se integram. Você também não pode deixar de conhecer a Casa da Música, a Livraria Lello, o Café Majestic e a Estação São Bento.

Na zona da Ribeira (Patrimônio da Humanidade na classificação da UNESCO) há uma luz especial, que deixa boas memórias, e uma atmosfera única que nos convida a voltar. É o lugar mais típico da cidade do Porto e é onde estão as ruas e praças mais antigas — a Rua da Fonte Taurina e a conhecida Praça da Ribeira são dois bons exemplos.

Entre as casas com fachadas coloridas, as arcadas antigas e as ruas estreitas e sinuosas, encontramos a feliz agitação dos bares e restaurantes típicos e nos quais podemos provar as melhores iguarias portuenses, sempre com uma vista encantadora para o rio e… para a vida.O Porto é uma cidade onde você, com certeza, não vai ficar um minuto sem ter o que fazer. Para aproveitar tudinho, seu fôlego precisa ser bom, além das várias e íngremes escadarias e ladeiras pela cidade, você encontrará uma imensa variedade de atrações de dia e de noite. Para ajudar a dar uma economizada, uma dica é comprar o Porto Card. Um cartão de descontos que permite a entrada em museus e pontos turísticos, dá descontos em restaurantes e cruzeiros pelo Rio Douro, e permite o uso ilimitado de transporte público.

Não deixe também de fazer um belo passeio de comboio e um belíssimo cruzeiro pelo Douro.

Serra da Estrela

Em minha visita à Serra da Estrela não encontrei neve, afinal, já estava no início da primavera, mas peguei um frio absurdo e um vento monstruoso. Se você curte esportes e brincadeiras na neve, este é o lugar perfeito para visitar no inverno em Portugal. A cidade é conhecida por seu centro de esqui e uma montanha todinha coberta de neve.

Tudo é muito charmoso nesse lugar, a começar pelos moradores, que são daqueles que você tem vontade de abraçar a cada bom dia, boa tarde, boa noite. A região possui bons hotéis e boa estrutura para receber os turistas.

Passar um dia lá é quase que obrigatório para os turistas entre dezembro e fevereiro. E a cidade fica localizada na parte central do país. Partindo de Lisboa, a viagem leva em média 4h 30min.

Aveiro

Passeando pelas pequenas ruas de Aveiro, me deparava com casinhas antigas que pertenciam a antigos moradores que povoavam a cidade em outros tempos, muitas com uma única janela e porta, e logo depois me deparava com largas ruas e calçadas modernas com construções e lojas totalmente atuais. De um lado a Ria de Aveiro com seus barcos Moliceiros colorindo a paisagem e embalando casais apaixonados, de outro os detalhes das várias construções em Art Noveau, praças, e em alguns trechos, as pequenas pontes construídas em épocas diferentes fazendo suas conexões.

Passear pela cidade merece tempo e um ritmo reduzido para aproveitar o que há de melhor e mais curioso para se descobrir na região. Infelizmente não era o meu caso, já que estava com uma programação já definida e super corrida. Eu indicaria no mínimo duas noites para ficar hospedado em Aveiro e poder aproveitar melhor o que a cidade e toda a região tem para oferecer.

Aqui neste link tem algumas boas dicas de passeios que fiz por lá. Aqui está a dica de um hotel mega charmoso que amei ficar e aqui mais infos sobre Aveiro.

Informações básicas sobre viagem em Portugal:

Moeda: Euro. Dê preferência para sair do Brasil com euros já trocados.

Visto: Não é preciso visto para turismo se você for ficar até 90 dias na área de Schengen, do qual Portugal faz parte.

Seguro viagem: Algo que você não deve deixar de contratar é o seguro viagem. Além de ser uma exigência, é uma questão de segurança e tranquilidade para sua viagem. Aqui você encontra boas opções e ainda consegue um desconto bem bacana usando nosso código.

Agora é só se organizar direitinho e aproveitar muito a sua viagem. Quando voltar, divide aqui comigo as suas aventuras, indicações e vamos conversar.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *