Variedades & Tecnologia

Não caia nas FAKE NEWS!

Fake News! Na dúvida, não compartilhe!

Quando as redes sociais deram vez e voz aos usuários, a verdade entrou em cheque e gerou uma crise de confiança, abrindo um terreno fértil para infestar nossas timelines com ‘verdades’ das mais variadas.

Quem imaginava que entraríamos no carro de um desconhecido ao invés de chamar um táxi confiando em um ranking de aplicativo? Ou que aceitaríamos receber ou nos hospedar na casa de alguém que nunca vimos na vida no lugar de escolher um hotel? Resposta: Confiança.

Em tempos de fake news, o Portal Embarque na Viagem segue como porto seguro para quem busca dicas de planejamento e roteiro, e também conteúdo sobre esportes, negócios, sustentabilidade, lifestyle e muito mais, com os assuntos sempre relacionados a viagens. Otavio Furtado – editor do site Maior Viagem, e sempre atento ao turismo gay e na forma como os serviços são apresentados a esse público; Larissa Rios – Fundadora da empresa Turismo 4 Patas (primeira empresa brasileira a se especializar na adaptação de roteiros de ecoturismo, aventuras e culturais para cães e donos); Fabrício Ramos – cantor, compositor e historiador formado pela PUC SP; Ana Catarina Portugal e Declev Reynier – professores e autores do blog Turista Profissional escrito por quem realmente viajou e voltou para compartilhar as dicas e furadas dos lugares; Daniella Barbosa – graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás e Gestão Hoteleira pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Thailise Monteiro – Publicitária, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie SP, pós-graduada em Gestão de Negócios pela ESPM-SP e autora do blog A Cara do Rio; Daniele Polis – Profissional da área de games e Anderson Zenidarci – psicólogo, professor universitário de graduação e pós graduação, dedica-se em disseminar história e cultura em sua coluna Panorama Cultural publicada mensalmente na revista Psique Ciência & Vida -, são alguns nomes que compõe o time de parceiros do Embarque na Viagem reforçando nossa vocação de trabalhar apenas com conteúdo de alta credibilidade.

COMO IDENTIFICAR NOTÍCIAS FALSAS?

Considere a fonte: Clique fora da história para investigar o site. Quando tiver dúvidas, busque seções como “Contato” ou “Sobre nós” e veja aonde este clique leva.

Verifique o autor: Se o conteúdo é real, possivelmente outros sites estão produzindo matérias sobre o assunto; além disso, busque os nomes de autores e pessoas envolvidas na reportagem em busca de pistas sobre a veracidade do que é reproduzido.

Confira a data: Repostar notícias antigas não significa que sejam relevantes atualmente e mídias sociais com frequência “ressuscitam” notícias antigas.

O endereço do site parece estranho? Formatos diferentes como “com.co” são uma luz amarela.

Leia mais: Títulos chamam a atenção para obter cliques. Qual a história completa?

O site tem muita publicidade, banners ou pop-ups? É um bom sinal de que a notícia pode ser falsa e que foi criada só para atrair internautas para o site.

Como o texto é escrito? Letras em caixa alta e muitos pontos de exclamação devem acender o alerta: eles não costumam ter lugar na maior parte de redações jornalísticas.

Isso é uma piada? Caso seja muito estranho, pode ser uma sátira.

Princípio básico: Avalie se seus valores próprios e crenças podem afetar seu julgamento e pense duas vezes antes de compartilhar um conteúdo: hoje, todo mundo é um editor.

Finalmente, se você não tem certeza de que a notícia é verdadeira, não reproduza. Na dúvida, não compartilhe!

fake news

Fake News! Na dúvida, não compartilhe!

Nossa inspiração para produzir esse texto surgiu após o jornalista e radialista Alex de Souza – editor do Portal de notícias  Oreporter.com – postar em sua conta pessoal no facebook dicas básicas para não cair na armadilha das fake news.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *