Variedades & Tecnologia

Turista filma momento exato que foi roubada

Durante um passeio no bairro de West End, em Londres (Inglaterra), duas amigas seguiam turistando, quando uma delas filmou (sem querer) as mulheres que roubaram a sua carteira. Nas imagens é possível ver que depois de atravessar a rua, as amigas começam a ser seguidas pelas ladras, que num piscar de olhos roubam a carteira e depois somem.

Após ver o vídeo, a vítima denunciou o roubo à polícia, mas as mulheres não foram identificadas. E por conta disso, resolveu publicar o vídeo na Internet na esperança que alguém as reconheça.

Em qualquer lugar do mundo existem batedores de carteira em locais cheios, como os principais meios de transporte, mercados e festivais, além de pessoas que tentam se aproveitar de quem está distraído. Não é que a Europa seja mais perigosa que o Brasil. Ela só não é tão segura quanto a gente imagina. E ter consciência desse fato já nos torna menos vulneráveis.

O problema aqui no Brasil é a violência, e quem mora aqui aprende a evitar lugares com poucas pessoas ou pouco vigiados. Batedor de carteira (e celular), por aqui, é profissão em extinção, e seu campo de ação são festas com aglomeração e eventos esportivos. Na Europa a violência é mínima e, por isso, muitos turistas relaxam com a segurança, ninguém vai parar na sua frente com uma arma em punho e te assaltar, mas furtos são comuns. A arte de aproveitar-se das distrações dos turistas é incrivelmente forte. Deu mole no metrô, na rua, no mercado e algum larapio surrupia a carteira ou mete a mão na bolsa e você nem percebe.

Londres em geral é uma cidade muito segura, principalmente a região central onde os turistas mais circulam. Há câmeras de circuito fechado de TV e policiais por todo lado e crimes com violência são muito raros. Mas esse vídeo serve como um aviso para que o turista fique sempre atento aos pequenos crimes, que acontecem em toda parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *