Campanha incentiva a doação de sangue antes das viagens

Você sabia que durante as férias os estoques disponíveis para transfusão sangue caem até 30%? Os dados do Ministério da Saúde impressionam e, pensando na conscientização dos viajantes – que buscam na rede informações para planejar a viagem de férias – o Portal Embarque na Viagem criou em 2013 a campanha “Viajante Sangue Bom”. A ação, que tem o apoio do Ministério da Saúde desde seu início, convoca o “turista” a colocar a doação de sangue como um dos itens de seu planejamento de viagem.

Além de reservar o hotel e programar os passeios, o site incentiva os internautas a acrescentar a doação de sangue na lista que inclui itens como “o que fazer” e “o que levar” na viagem. A campanha visa aumentar os estoques de sangue em hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações no período de férias escolares e carnaval, período em que a demanda por transfusão aumenta, em média, 15%.

É possível doar sangue nos postos fixos do Hemocentro do seu estado – consulte o Hemocentro Coordenador de seu Estado. As coletas também podem ser feitas através das equipes móveis. Para ter mais opções, procure a Secretaria de Saúde do seu estado.

Para ser doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, ter boa saúde e apresentar documento oficial com foto. Menores de idade só podem ser doadores com autorização dos pais ou responsáveis legais.

doação de sangue

Segundo a Turismóloga e Co owner do Portal Embarque na Viagem, Naira Amorelli, divulgações como esta tem efeito educativo e são fundamentais para atender a demanda dos hospitais. “Doar sangue é um ato de solidariedade. A ideia é estimular que mais pessoas procurem os hemocentros e doem sangue regularmente, pelo menos duas vezes por ano, e é dever de todos os veículos de comunicação incentivar e desenvolver ações que promovam o aumento da captação e, consequentemente, garantam assistência a milhares de vidas, sobretudo em períodos como férias, carnaval e feriadões“, afirmou.

Assim, a Campanha #ViajanteSangueBom de Doação Voluntária de Sangue tem o objetivo de aumentar o número de doações de sangue por meio do estímulo a novas doações e da fidelização dos doadores regulares. 

Doe sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *