Descubra Portugal

Vale do Douro: o encanto da natureza e do enoturismo em um só lugar em Portugal

Vinho do porto é um dos principais atrativos, juntamente com a gastronomia local e a natureza intocada da região

Vale do Douro

O Vale do Douro é um dos lugares mais belos de Portugal. Com uma natureza exuberante e uma forte presença do enoturismo, o local é próprio para quem quer ter uma incrível experiência gastronômica, além de poder apreciar outras atrações turísticas no entorno,  como a famosa igreja Nossa Senhora dos Remédios e o Mosteiro de São Gonçalo, em Amarante. O destino fica na região norte do país e o ponto de partida é a Cidade do Porto, classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Nas margens do Rio Douro já é possível conhecer as caves de envelhecimento do vinho do porto, a bebida tradicional produzida na região. Nesta visita o turista pode conhecer os processos pelos quais o vinho passa e ainda fazer degustações e harmonizações. O preço varia de acordo com a qualidade e quantidade dos vinhos escolhidos. Para subir o rio, você pode optar por trem, helicóptero, cruzeiro ou carro, bastando entrar em contato com uma empresa para aluguel de carros em Portugal.

Vale do Douro

Durante o trajeto você pode apreciar as lindas paisagens nos miradouros das estradas. Além de visitar especificamente essa região, você também pode visitar as cidades ao redor. Todas elas possuem uma grande tradição, com uma produção de vinhos que remonta a 2 mil anos. As quintas e vinícolas oferecem passeios guiados, de modo que o turista poderá entender todas as minúcias e curiosidades do processo, desde a colheita até o ponto final, quando o vinho chega nas mesas.

A gastronomia também é o ponto alto da região norte de Portugal. Dentro e fora das quintas é possível encontrar diversos restaurantes, nos quais o turista pode experimentar e se deliciar com as iguarias locais. O DOC, por exemplo, fica na Douro Vinhateiro, região declarada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco. Com diversos prêmios ao longo dos anos, o cardápio é composto por uma carta de vinhos, produtos portugueses e pratos tradicionais.

Para ter ainda mais contato com a natureza intocada da região e que não foi explorada ainda pela produção vinícola, uma boa dica é conhecer o Parque Natural do Douro Internacional, que abriga várias espécies de aves ameaçadas de extinção, além de paisagens de tirar o fôlego. O Parque Natural do Alvão, por sua vez, possui cascatas e cachoeiras com mais de 250 metros de altura.

Vale do Douro

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *