Dicas & Destinos

Planejamento financeiro para viajar + oportunidade de curso

O planejamento financeiro é muito importante para aproveitar o dinheiro destinado às viagens

O fim do ano está aí, praticamente batendo na nossa porta e com ele, vem aquela vontade de sair em uma super viagem de férias, mas é só na hora de organizá-la que sentimos o trabalho que dá pesquisar preços, montar roteiros, reservar hospedagem e tudo que uma viagem envolve. Mas é então que muitas pessoas se dão conta de que não será dessa vez que aquela trip tão desejada vai rolar. No máximo o que vai dar pra fazer é passar uns dias em alguma cidade por perto para dar aquela relaxadinha básica. Porém isso não significa que aquela viagem dos sonhos deva ficar apenas lá, nos sonhos. 

Foi então que tivemos a ideia de sair em busca de uma especialista em gestão financeira e conversamos com a Renata Beranger, que deixa algumas dicas muito importantes para você, que assim como a grande maioria de viajantes do mundo, precisa se planejar para fazer a tão desejada e sonhada, viagem de férias.

Renata Beranger é Coach de Alta Performance e Trainer licenciada pela Sociedade Internacional de Liderança e Coaching. Formada e especializada em Coaching Financeiro e Vendas, tem também em sua bagagem profissional formações como Master Coach, Hipnoterapia e Constelação Familiar. Renata começou a carreira de coaching em 2017 palestrando somente para mulheres (foram 3000 no total!) e conquistou a meta de faturar 1 milhão de reais. Ela é fundadora do curso FinanceiraMente Rica e Trainer de Emoções Femininas na qual ajuda mulheres a desenvolver a sua vida financeira, eliminar dívidas, aumentar ganhos e alcançar uma alta performance pessoal e profissional através da inteligência Emocional, além de ajuda a quebrar crenças limitantes através da neurociência. “Sua vida financeira é 100% sua responsabilidade. Cuidado com as desculpas ‘inteligentes’, quanto mais você escuta a mesma frase, mais isso fica marcado no seu sistema de crenças”, destaca a Trainer do curso Financeiramente Rica.

A Programação Neurolinguística e a constelação familiar são técnicas que geram impacto na vida de uma pessoa e ajudam a destruir as crenças negativas que ela carregou ao longo de todos esses anos. E dentro desse programa está a realização de sonhos. Um deles é viajar!

Planejamento financeiro

Definir o valor utilizado em cada etapa da viagem e colocar todos os gastos em uma planilha é sempre o primeiro passo para economizar, assim, fica definido o quanto poderá ser gasto com transporte, passeios, compras, alimentação e hospedagem. “Tenha definido o quanto será levado em espécie, se usará cartão de crédito ou pré-pago e estipule um valor para aquela lembrancinha por pessoa, assim será possível presentear as pessoas queridas se bem planejado, mas, se estiver estourando o orçamento, repense os mimos”.

A especialista em finanças afirma: “Ao receber o salário separe 10% para a viagem que deseja fazer. Viagem é investimento. É um momento de empreender, conhecer novas culturas, novos modelos de negócios, e onde retornaremos com novas idéias para ganhar dinheiro”.

“O correto de uma viagem é levar dinheiro em espécie e calcular os gastos diários. Exemplo: gastarei U$$ 100 por dia, onde está incluído alimentação, passeios etc. Antes defina, o valor total que você deseja utilizar na viagem para fazer esse cálculo”, indica a Master Coach.

Outro fator importante para economizar é definir a quantia necessária da moeda estrangeira e não deixar para comprar em cima da hora. O melhor mesmo é efetuar a compra de forma fracionada, comece com 50, 100 até conseguir juntar o valor necessário para todas as despesas.

Usar o transporte público para os passeios é uma opção econômica para o dia a dia, por isso deixe uma parte da moeda em espécie reservada para esse fim.

O cartão de crédito deve ser evitado! Um dos maiores erros nas viagens internacionais é utilizar o cartão de crédito no exterior, isso por que as taxas de IOF (Imposto sobre Operação Financeira) podem custar mais de 5% sobre a compra realizada, além disso, o custo é da cotação do dia, e se o câmbio estiver elevado, o turista terá uma ingrata surpresa no fechamento da fatura. “A recomendação para arcar com todas as despesas na viagem é utilizar a moeda em espécie ou cartão pré-pago” diz a especialista. “Evite ao máximo o cartão de crédito. Pode ocorrer uma alta da moeda estrangeira e a fatura vir com o valor maior que o esperado”.

O turista pode usar o cartão de crédito para fechar o plano de viagem no Brasil, pode comprar as passagens aéreas, pagar os passeios antecipadamente e reservar a hospedagem, tudo em Real, sem sustos.

Por fim, uma viagem deve ser muito bem planejada, por isso, o turista deve pesquisar muito antes de fechar qualquer coisa. Dessa forma, a viagem será aproveitada da melhor maneira possível e sem pesar no bolso depois.

“O correto de uma viagem é planejar. Pagar hospedagem e transporte antecipadamente e viajar sem dívidas” , conclui Renata.

Quer ter a experiência de organizar a sua vida financeira para 2020 e assim planejar muito bem a viagem dos seus sonhos? Os leitores do Embarque Na Viagem poderão ser contemplados com inscrições para o curso Financeiramente Rica que irá acontecer no dia 14 de dezembro, no Hotel Windsor Florida – Flamengo. Uma imersão de 12 horas em busca do conhecimento necessário para o planejamento da vida financeira, a importância do equilíbrio financeiro e a organização do orçamento pessoal e familiar para se ter tranquilidade e motivação, e para melhorar da qualidade de vida. 

O curso FinanceiraMente Rica acontece das 09h às 21h, e seu conteúdo foca em aprofundar os conhecimentos sobre a realização de investimentos, reúne informações úteis, traça metas e ajuda na organização das contas e na determinação do lucro. 

Para participar preencha o cadastro nesse link: https://forms.gle/J5h3rN1rRxMFsRMM8. As contempladas serão informadas no dia 12 de dezembro.

Curso: FinanceiraMente Rica
Data: 14 de dezembro
Local: Windsor Florida Hotel (Rua Ferreira Viana, 81 – Flamengo)
Horário: das 9 às 21 horas
Pré-requisitos: não há pré-requisitos de idade ou escolaridade, mas é voltado exclusivamente para mulheres 
Investimento: O valor do curso é R$ 594, mas 30 leitores do Embarque na Viagem serão contemplados com o acesso gratuito.

Ouça o podcast Embarque na Viagem. Neste, Naira Amorelli bateu um papo com a Master Coach Renata Beranger, sobre como o planejamento financeiro é importante para aproveitar bem o dinheiro destinado às viagens.

12 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

  5. Pingback: Embarque na Viagem

  6. Pingback: Embarque na Viagem

  7. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *