Negócios & Serviços

Motoristas devem ficar atentos e ter cautela em casos de alagamento

Se você já passou por um alagamento, sabe que é um momento de tensão. Por isso, para evitar danos no carro e garantir a sua segurança, é importante manter a calma e redobrar a atenção no trânsito.

alagamento
Chegou a época de chuva e alagamento – e é hora de redobrar os cuidados com seu carro

A gente sabe que viajar de carro é uma delícia, principalmente pela liberdade que isso nos proporciona, certo? Pois é, mas existem algumas coisinhas que precisamos saber para não sermos pegos de surpresa em algum momento mais crítico. Isso começa antes mesmo da viagem, com uma boa manutenção no carro.

Sabemos que nem sempre tudo funciona da forma como planejamos e pode acontecer de você pegar aquela chuva fora do comum no seu destino de viagem e se você não for uma pessoa que já está habituada a dirigir diariamente, pode ficar na dúvida sobre a melhor forma de proceder nessas situações. Para isso, deixamos aqui algumas orientações sobre como agir em casos de chuvas fortes e consequentes alagamentos. 

Vai pegar a estrada? Procure saber sobre os históricos de inundações. O fluxo de água escoa pelos pontos mais baixos de um relevo, por isso, em dias de chuva, procure saber se o trecho por onde você trafega possui históricos de inundação. Em caso afirmativo, procure rotas alternativas.

Existem locais que as inundações ocorrem rapidamente, por isso fique atento aos sinais. Em qualquer indício de alagamento, procure por um local de segurança e, se possível, informe aos motoristas, pedestres, e até mesmo o corpo de bombeiros. Lembre-se que segurança vem sempre em primeiro lugar.

Em dias de chuva a aderência do pneu no asfalto é menor, então mantenha sempre a manutenção do carro em dia. São as fissuras do pneu que ajudam a manter o controle do veículo. Ao se deparar com áreas alagadas, diminua a velocidade e sinalize. Além disso, nunca freie nesses trechos, pois pode ocasionar o efeito de aquaplanagem.

Se você estiver em uma área alagada e a água estiver acima do pneu do carro, não arrisque! Se possível, faça um retorno. Caso não possa voltar, estacione em um local que não atrapalhe o trânsito de outros veículos, saia do carro e procure um local seguro, que seja mais elevado e não tenha risco de inundação.

Em épocas de chuva é comum os pavimentos apresentarem mais buracos que o normal. Como eles passam despercebidos em áreas alagadas, o ideal é reduzir a velocidade para evitar acidentes e danos ao veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *