Variedades & Tecnologia

Rio recebeu mais de 700 mil turistas durante o carnaval

Rio de Janeiro – O município do Rio de Janeiro recebeu durante os dias de folia aproximadamente 730 mil turistas brasileiros e estrangeiros, tendo registrado taxa de ocupação de 94% em sua rede hoteleira. A estimativa é da Riotur, órgão municipal responsável pela promoção da cidade. O índice representou um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao carnaval de 2009.

Tantos visitantes também foram responsáveis pelo incremento no volume de recursos deixados no município. A renda gerada por eles subiu de R$ 521 milhões em 2009 para R$ 528 milhões neste ano.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, o aumento da visibilidade internacional da cidade no ano passado, após conquistar a disputa para sediar as Olimpíadas de 2016 e ganhar títulos como o de melhor destino gay e de cidade mais feliz do mundo, contribuiu para os bons resultados.

“O Rio está na moda desde então e celebridades do mundo inteiro têm vindo nos visitar e ajudam a manter o interesse pela cidade na mídia”, afirmou.
Como estratégia para estimular ainda mais o crescimento do setor, a Riotur planeja ampliar sua participação ao longo deste ano em feiras de turismo no país e no exterior, além de trazer mais jornalistas para conhecer a cidade.

“Estamos com um grupo de 17 jornalistas estrangeiros conhecendo a cidade no carnaval, numa parceria com a Embratur [Empresa Brasileira de Turismo] e a Apex [Agência Brasileira de Promoção de Exportação]. [Além disso], já começamos a incrementar nossa participação na web, com um novo site e em redes sociais”, acrescentou.

Já o belga Thierry Tor, que pelo terceiro ano consecutivo passa o carnaval no Rio, acredita que a diversificação das opções de folia, com maiores investimentos em blocos populares, também chama a atenção de quem é de fora.

“Os atrativos tradicionais, como o desfile das escolas de samba, são muito bonitos. Mas é o carnaval de rua que mais encanta o turista, que gosta da manifestação popular e democrática”, ressaltou ele, que este ano acompanhou o Cordão do Boitatá, no centro da cidade, além de blocos em Santa Tereza, também na região central, e em Ipanema, na zona sul.

De acordo com dados da prefeitura, cerca de 500 blocos arrastaram milhares de pessoas em diversos bairros do Rio durante esse carnaval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *