Dicas & Destinos

Roaming internacional

Vale a pena fazer e receber ligações com o celular no exterior? Essa é uma perguntinha que sempre está em pauta. Por isso, hoje vou  esclarecer algumas dúvidas para você tomar a decisão mais conveniente às suas necessidades e ao seu bolso.

Roaming – você sabe exatamente o que é?

Podemos dizer que roaming é um serviço que você contrata na sua operadora de celular para poder fazer ou receber chamadas fora da sua cidade de origem. A transferência é taxada e as ações desempenhadas a partir daí são pagas. Falar que é a mais básica delas, é uma das mais carinhas. Pense bem antes de fazer ou receber ligações, principalmente se você estiver fora do Brasil.

Viajar com o seu celular talvez gere mais custo do que alugar um telefone no destino de sua viagem. A vantagem é que você poderá receber as ligações normalmente, no seu próprio número, além de ter consigo sua valiosa agenda telefônica. Mas dói no bolso.

Geralmente, receber uma ligação custa em média 50% a menos do que ligar. Mas se você quiser economizar mesmo, preste atenção nessa dica valiosa e que uso muito: veja quem está te ligando, não atenda e em seguida vá a um telefone público e retorne a ligação (se achar realmente importante) usando um cartão telefônico que é beeeemmmm mais barato. Ou se preferir, utilize o skype como ferramenta.

Para quem, como eu, não consegue passar muito tempo sem dar uma olhadinha nas redes sociais ou é viciado em e-mails, levar um Smartphone é a melhor saída para ter independência e mobilidade (meu iPhone que o diga). entre outras vantagens, os aparelhos possuem aplicativos com recursos de GPS, guias, mapas, entre outros, mas aí você poderá cair em outra armadilha: o 3G habilitado. Desabilite esse treco assim que entrar no seu avião, se habitue a fazer suas conexões somente quando houver uma rede wi-fi por onde estiver. Cada minutinho do 3G é um absurdo de caro fora de sua cidade de origem.

E as mensagens de texto, como ficam nisso? O SMS é o único serviço gratuito no roaming que você poderá receber. Para enviar, você terá que pagar também e aí voltamos para aquele problema das taxas altíssimas, não compensa.

Se você possui um rádio Nextel é um pouco mais econômico pois você pode optar em pagar por dia de uso ou pagar um pacote mensal, dependendo do tempo que sua viagem irá durar, é uma boa economia. Atenção somente aos países que possuem esta cobertura que são: Canadá, Estados Unidos, México, El Salvador, Peru, Chile e Argentina. A vantagem é que não há limite de uso e seu bolso certamente irá agradecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *