Dicas & Destinos

Vamos conhecer um pouco o Canadá?

O Canadá como país, é bem mais novo que o Brasil, mas os primeiros europeus chegaram no Canadá há mil anos, com uma comunidade viking tendo sido estabelecido em L’anse aux Meadows, no extremo norte de Newfoundland.
Antes da colonização francesa, foram os pescadores portugueses que se abasteciam de bacalhau nas águas frias dos Grandes Bancas de Newfoundland; com a descoberto de grandes quantidades de sal na Europa, passaram a desembarcar na costa leste canadenses para temperar o peixe durante o verão.
Com a chegada dos franceses a partir do século XVI, a principal atividade econômica passou a ser a busca das peles de castor, para produzir o “felt” para os chapéus que estavam muitos na moda na Europa. Estes bandeirantes franceses, os “coureurs de bois” que abriram o interior e faziam comércio com os povos indígenas, representam uma das figuras legendárias da história canadense.
Os ingleses começaram a vir em mais força para colher madeira das florestas do litoral leste, para construir e manter a sua frota marítima. Tinham também atividades agrícolas na atual província de Ontario.

trem canadá

Ferrovia Canadense

Foi somente no século XIX que o oeste do Canadá começou a se desenvolver. A constituição de 1867, que unificou todas as colônias do Canadá em um país só, tinha como condição de assinatura a construção de uma ferrovia que ligaria todas as províncias, de costa a costa. Uma vez estabelecida, os imigrantes começaram a chegar ao centro-oeste canadense em força. A terra era dada de graça aos imigrantes que aceitavam o desafio de montar uma vida agrícola nestas terras bravas.

canada flag

Bandeira canadense

O país já passou por uma reestruturação econômica importante no início dos anos 1990, dirigida pela globalização dos mercados e da produção mundial, e pela nova concorrência no mercado canadense que surgiu a partir do Acordo de Livre Comércio com os Estados Unidos.

O Canadá é um país de imigrantes, sendo que os de origem inglesa respondem por 37% da população e os franceses, por 32%. Inglês e francês são as duas línguas oficiais.

Mapa do Canadá

Mapa do Canadá

O Canadá possui sete regiões, cada uma com um clima e paisagem diferentes: a costa do Pacífico, onde fica a ilha de Vancouver e a cidade de Victoria; as cordilheiras, onde se encontram as montanhas mais altas do país e o Monte Logan, situado na maior calota glacial ao sul do círculo ártico; as pradarias; o Escudo Canadense; os Grandes Lagos, os Apalaches, no Atlântico; o Ártico e os Parques Nacionais.
Sua população concentra-se em uma faixa de cerca de 160 km acima da fronteira com os Estados Unidos. Há áreas praticamente despovoadas, como os gelados Territórios do Noroeste. Terra dos inuits – povos nativos que incluem os esquimós – e da aurora boreal, fenômeno que ocorre durante o outono e o inverno, os Territórios do Noroeste concentram apenas 0,2% da população.

Segundo maior país do planeta em extensão, só perdendo para a Rússia, o Canadá possui seis fusos horários. É o país de maior costa do mundo – além do Atlântico e do Pacífico, também possui litoral no oceano Ártico. Estima-se que o país tenha um sétimo da água doce do mundo.

Toronto

Toronto, Skyline, Cn Tower

Maior cidade do Canadá, Toronto fica às margens do lago Ontário. Até o fim da Segunda Guerra, sua população era predominantemente de origem inglesa. Hoje metade é de imigrantes, num total de 150 etnias.

Há bairros ou áreas com restaurantes, lojas e serviços típicos da Itália, Índia, Polônia, China, Alemanha, Portugal, Brasil e Grécia, entre outros países.

A CN Tower, torre high tech com 553 m, é um marco da cidade. No topo de seus 180 andares há um deck com chão de vidro. Outro símbolo da cidade é o Skydome, estádio com teto retrátil do time de beisebol Blue Jays.

Toronto reurbanizou as margens do lago Ontário, e seu Harbourfront Centre é um pólo cultural e de lazer com marinas, parques, hotéis, cafés, lojas de antiguidades e artesanato.

The Beaches é o bairro às margens do lago. Seu estilo descontraído atrai multidões no fim de semana, com uma concorrida orla cheia de quadras esportivas e parques. Outro complexo de lazer é o Ontario Place. O castelo Casa Loma é uma atração curiosa. Construído em 1914 por um milionário excêntrico, tem 98 quartos.


Arte – Na cidade ficam as sedes do National Ballet of Canada e da Canadian Opera. Entre os principais museus e galerias da cidade destacam-se o Royal Ontario Museum, dedicado às artes, arqueologia e história natural; a Thomson Gallery, que reúne trabalhos dos artistas canadenses conhecidos como O Grupo dos Sete; o Henry Moore Sculpture Centre, que possui mais de cem obras do artista, e a Galeria de Arte Esquimó. Em passeio de um dia, é possível visitar as Cataratas do Niagara, entre o Canadá e os Estados Unidos

rocky-mountains

Rocky Mountains

Uma das regiões mais bonitas do Canadá, as Montanhas Rochosas têm grandes lagos de água turquesa em suas florestas. Na região existem vários parques nacionais, como o Top of the World Park, o Kootenay Park – ambos podem ser percorridos de carro – e o Purcell Park, que exige dos visitantes um pouco de fôlego, já que os melhores trajetos só podem ser percorridos a pé.


Outros esportes apreciados nos parques, além do trekking, são o windsurfe, o rafting, o esqui aquático e o rappel. Em todos os parques há uma vila que fornece infra-estrutura para os visitantes.

…?

Montreal

MONTREAL

Localizada em uma ilha do rio São Lourenço, Montreal é a segunda maior cidade canadense depois de Toronto e a maior cidade com população de origem francesa depois de Paris, em uma combinação única da tradição européia com a modernidade da América do Norte.

Muito antes da chegada de seu fundador, Paul de Chomedey, em 1642, o lugar já era conhecido como Hochelaga e servia como ponto de reunião dos povos mohawk. No século 18, como Ville Marie, a cidade já era um próspero entreposto de peles, que foi se expandindo do porto em direção ao Mont Royal, colina que deu nome à cidade. Toda a região do Velho Porto (Vieux-Port) foi restaurada. Hoje abriga rinque de patinação, mercado de pulgas, ciclovias, o Museu de Arqueologia e História e o Isci, um complexo interativo de ciência e entretenimento com exposições, 85 jogos interativos, 25 vídeos, 3 centros de documentação e cinemas Imax.

MONTREAL

MONTREAL


Montreal sedia festivais internacionais de jazz e cinema. Em sua vida cultural destacam-se também o Museu de Arte Contemporânea, Museu de Belas Artes, o Centro Canadense de Arquitetura e a Place des Arts, com cinco salas de espetáculos e capacidade para um público de 6.000 pessoas. Outros pontos de interesse são o Parque Olímpico e o Biodôme, um edifício da Vila Olímpica que reproduz a fauna e flora de quatro ecossistemas

Reportagem: Yoko Nakamura

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *