Variedades & Tecnologia

E as grávidas podem viajar de avião?

x

Você vai aproveitar o feriado para viajar com a família, mas está grávida ou está viajando com alguma amiga ou parente nesta condição? Então, a dica primordial é: cheque com antecedência a política da cia aérea que pretende voar e, se for preciso, peça um atestado para seu médico. Saiba, porém, que em alguns casos, no finalzinho da gravidez, a partir de 36 semanas, o voo só é mesmo permitido com a presença do próprio médico junto com a passageira no avião. 

x

Há 36 mil pés de altura, entre Atlanta e Senegal, Katherine Oyedoh entrou em trabalho de parto. E ali mesmo, seu primeiro filho Edosalume nasceu.

x

Até a 36ª semana de gravidez a viagem aérea não oferece riscos ao feto ou à gestante, desde que a gestação não apresente complicações. A partir dessa fase não é recomendada devido à proximidade do parto e ás modificações no organismo da mulher. Se for imprescindível, é necessária a liberação por meio de atestado médico.

A partir da 38ª semana, a gestante só pode embarcar acompanhada dos respectivos médicos responsáveis. No período pós-parto não existem restrições específicas para a mãe, mesmo de imediato.

No entanto, deve-se adiar a viagem do bebê para depois da primeira semana de vida por causa das várias transformações que ocorrem no bebê e sua fragilidade nesse período.

Há algumas alternativas  para se ter mais conforto durante os vôos, em primeiro lugar, peça com antecedência um assento no meio do avião, perto da asa, local em que há maior estabilidade durante o vôo, ou naquelas fileiras em que há maior espaço para as pernas.

Reserve um lugar no corredor para facilitar as frequentes idas ao banheiro e para que possa caminhar sem ter que incomodar ninguém. Ficar sentada por muito tempo pode provocar inchaço dos pés e tornozelos e cãibra nas pernas, por isso estimule a circulação sanguínea andando o mais que puder pelo avião, mais ou menos a cada hora. Um outro bom exercício é se sentar e fazer movimentos circulares com os tornozelos e também movimentar os dedos dos pés.

Mantenha sempre o cinto de segurança afivelado embaixo da barriga, e beba bastante água para conter os efeitos desidratantes do ar seco do avião. Como a cafeína pode ter uma ação diurética, evite café, chá e refrigerantes à base de cola antes e durante o voo. Tome cuidado com alimentos ou bebidas que produzam gases, porque eles se expandem em altitudes elevadas e podem provocar muito incômodo.

Vista roupas confortáveis e fáceis de tirar, como vestidos ou calça e blusa, para facilitar as constantes idas ao banheiro.

Bom voo e ótima viagem!!

x

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *