Dicas & Destinos

Você conhece a Costa do Sol Nascente no Ceará?

Sol, calor e muita praia. Isso tem de sobra na Costa do Sol Nascente do Ceará, uma das mais belas das Américas.

 

 

Na Costa do Sol Nascente, falésias e dunas formam algumas das mais belas praias do litoral cearense, entre elas, Canoa Quebrada. Uma das mais belas praias da região, o lugar é cheio de alegria, com altíssimo astral e com águas quentinhas, rasas e calmas. Durante o dia, o sol reina absoluto, mas Canoa não brilha sozinho. Outras praias próximas também vêm conquistando seu lugar: Majorlândia, Lagoa do Mato e Quixaba, para quem quer apenas sombra e água fresca, Morro Branco, em Beberibe, com seu labirinto de falésias, e as místicas praias de Ponta Grossa e Redonda, em Icapuí. A vida noturna em Canoa é agitada, com boates e restaurantes na principal rua da localidade, a Broadway, oferecendo uma gastronomia internacional que chama a atenção dos que visitam a vila. Pode-se chegar à Costa do Sol Nascente pela CE-040 que dá acesso a todas as praias da região. Da rodoviária de Fortaleza, saem ônibus diariamente. Passeios recheados de adrenalina nos buggys e deliciosos passeios de jangada também fazem parte do reconhecimento da região, além de barcos que atravessam o Rio Jaguaribe e levam às ilhas fluviaisem Fortim. O turista encontrará uma excelente infra-estrutura de hotéis e pousadas que oferecem conforto e opções de lazer.

 

Emoção para todos os gostos

Para os amantes dos esportes de aventura, como surf, mergulho, windsurf, kitesurf e hobie cat, o litoral cearense é um paraíso. Os ventos alísios que sopram na costa e as ondas médias durante todo o ano fazem do estado um dos melhores lugares do mundo para a prática de surfe, windsurf e kitesurf.

Gastronomia

Quem visitar Canoa Quebrada encontrará em toda a região uma grande variedade de pratos regionais e frutos do mar. Os restaurantes, dos rústicos aos mais sofisticados, bem como as barracas de praia – que aliás são muito bem servidas, oferecem opções com peixes, camarões, lagostas e caranguejos.

E já que falamos de barracas de praia, em Canoa Quebrada elas merecem uma atenção especial. Não vá para lá esperando encontrar uma barraca do tipo guarda-chuvão com cadeirinhas e um quiosque lá longe. Nada disso. Por lá, a coisa é bem mais organizada e deveria ser “copiada”, no melhor sentido, por todo o Brasil. A estrutura é bem organizada e o atendimento é caloroso e te passa uma sensação de exclusividade. Primeiro que você terá uma espécie de garçom particular que irá te atender da melhor forma e vai fazer você se sentir paparicado. Ah, mas é só isso? Não, tem mais. Uma estrutura muito espaçosa, com armários com chaves individuais, banheiros amplos, limpos e com duchas. Gostou? Mas o melhor vem agora: o preço não muda por conta disso. Para não falar que não se paga nada por este “luxo”, uma taxa é cobrada para fazer uso dos armários com chave. Porém, se você consumir alimentos e bebidas na barraca, esta taxa é devolvida e a locação do armário sai de graça. Vale lembrar que os preços praticados nas barracas são honestos e a variedade de peixes e frutos do mar fresquinhos é ampla. Gosta de frutas? Experimente as frutas da região. Algumas têm nome complicado ou até mesmo esquisito, mas os sabores são descobertas a parte. Delicie-se!

O Ceará, como um todo, é um lugar privilegiado em vários os aspectos. Na natureza que se manifesta em belas formas e cores. Na simpatia e hospitalidade de seu povo, que sabe receber e cativar os visitantes. Nas artes, na música, no artesanato e na cultura popular. Assim também pode ser definido o Ceará, que além de reunir as mais diversas e paradisíacas paisagens, também oferece as condições perfeitas para tornar sua viagem inesquecível.

Matéria extraída da minha Coluna de Turismo no Site O Repórter.com publicada todas as quintas-feiras.

Até a próxima!!

 

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *