Dicas & Destinos

Festa Junina, comidas típicas e quadrilhas? Na Paraíba tem.

 

Finalmente está chegando um dos períodos mais gostosos do ano: as Festas Juninas. Imagine aproveitar a desculpa das festas para se deliciar com as guloseimas que são típicas desta época e se preocupar um pouco menos com a balança. Puro sonho, principalmente para aquelas pessoas que vivem de dieta. Claro que a comilança é muito boa, mas não para por aí, ainda tem outro detalhe muito importante e não menos delicioso: as danças típicas. Quem nunca se jogou para dançar uma quadrilha, um forrózinho que seja, mesmo na época da escola, que atire a primeira pedra. E lugares como a Paraíba são mestres nesta festa. Trinta dias de forró, comidas típicas, apresentação de quadrilhas, shows de artistas e bandas regionais e nacionais. É assim o mês de junho na Paraíba, quando os 223 municípios do Estado se mobilizam para realizar as Festas Juninas, em comemoração a Santo Antônio, São João e São Pedro.

Nesse período, a Paraíba recebe milhares de turistas que vêm desfrutar das atrações juninas, especialmente do legítimo forró pé de serra, e da hospitalidade dos paraibanos. A culinária regional à base do milho é um atrativo à parte que agrada aos turistas.

As atrações são para todos os gostos e as maiores cidades prometem muita animação, a exemplo de Campina Grande com o seu “Maior São João do Mundo” que tem inicio no dia 1º de junho e vai até o dia 1º de julho. Mas as festividades não ficam para trás nos municípios de João Pessoa (Capital), Patos, Sousa, Cajazeiras, Santa Luzia, na região do Sertão; ou em Solânea e Bananeiras no brejo paraibano, que carregam também a tradição da Festa Junina.

Campina Grande – A programação do “Maior São João do Mundo”, que este ano vai homenagear o centenário do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Os atrativos do São João de Campina Grande são shows com artistas regionais e nacionais, trios de forró, apresentação de quadrilhas juninas e grupos folclóricos, Recanto da Poesia, Cantoria de Viola, Recanto dos Santos, o forró no Parque do Povo, festa nos Distritos de Galante e São José da Mata, Expresso Forrozeiro, entre outros.

Sousa – No município de Sousa, distante 427,1 km de João Pessoa, a Prefeitura decidiu valorizar artistas do município e da região, valorizando e a cultura e arte sousense.

Monteiro – Este ano, o município de Monteiro (319 km da Capital) realizará o São João 2012 com o tema “O Melhor de Todos os Tempos”. A programação deste ano começa no 1º e vai até o dia 22 de junho. O tradicional festival de quadrilhas com a participação maciça da comunidade acontece no período de 23 a 28, a apresentação dos grandes shows com a presença de Dejinha de Monteiro, Osmando Silva, Louro Santos & Vitor Santos com Forró da Malagueta e Xodó do Cariri, Garota Safada, Limão e Mel, Brasas do Forró, Luciene Melo, Magníficos, Forró + Eu, Daniel e Musical Dias.

Taperoá – Na expectativa de receber em torno de 30 mil pessoas, o “São João lá no meu Taperoá”, na cidade de Taperoá (250,8 km da Capital), está programado para acontecer do dia 21 a 24. Entre as atrações da edição de 2012 estão Os Três do Nordeste, Forrozão Karkará, Luiz Bento e Trio Aruanda, Cicinho Lima e Forró Federal, Ferro na Boneca, Bixo Bom, Gatinha Manhosa e Edson Lima.

Santa Luzia – Este ano, o São João de Santa Luzia (261 km), um dos mais tradicionais da Paraíba, vai comemorar seus 70 anos de festejos juninos. A expectativa é de que 150 mil pessoas participem dos cinco dias de festa, de 20 a 24 de junho, com cerca de 30 atrações, mais de 50 horas de forró, distribuído em três ambientes: Parque do Forró, Palhoção do Povo e Rua de Baixo.

Patos – A 299 km de João Pessoa, o município de Patos espera receber este ano cerca de 80 mil pessoas por dia, durante os 13 dias de festa. Serão mais de 50 atrações, a exemplo de Garota Safada, Forró Pegado, Gatinha Manhosa e Tom Oliveira, entre outras. A festa terá início no dia 18 de junho se estendendo até o dia 30.

Prontinho, com os circuitos definidos você não vai ter desculpa para não se jogar na alegria desta festa tradicionalíssima no nosso Brasilzão.

E viva Santo Antônio, São João e São Pedro!!!

Matéria extraída da minha Coluna de Turismo no Site O Repórter.com publicada todas as quintas-feiras.

Até a próxima!!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *