Dicas & Destinos

Dia Nacional da Bélgica – país completa 182 anos

 

A Bélgica comemora seus 182 anos neste sábado dia 21 de julho

 

 

Que a Bélgica é um país pequenininho, extremamente charmoso e que faz parte do sonho de consumo de viagem pela Europa de muita gente, isso nós sabemos, mas você sabia também que ele é um país relativamente novinho em pleno velho continente?

O dia 21 de julho marca o juramento que Leopoldo 1º fez ao se tornar o primeiro rei belga, em 1831. Apesar, da independência do país ter sido conquistada em 1830, as grandes potências da época só a reconheceram em 1831.

Desde o período paleolítico inferior a região onde está situado o país é habitado. A Bélgica é herdeira do povo celta, passando a ter sua história contada quando a região foi conquistada por Júlio César.

Um pouco da História da Bélgica

Na época de Júlio César, a atual Bélgica foi uma confederação batizada de “Belgae”. Depois do controle romano, a região sofreu invasões dos francos no século V, o ápice do domínio dos francos ocorreu durante o reinado de Carlos Magno, nos anos 768 – 814.

Território disputado entre franceses e alemães na Idade Média, nos séculos XIV e XV, a região foi dominada pelos duques de Borgonha, posteriormente pelo império de Hasburgo, pelo império espanhol e, em 1713, para as mãos da Áustria.

Na época da dominação espanhola, Amsterdã era a capital das Províncias Unidas, fase que marcou a decadência da monarquia espanhola. Em 1635, durante a guerra dos Trinta Anos, as tropas da Holanda e da França dividiram os Países Baixos que pertenciam à monarquia espanhola.

Depois desse conflito, a Espanha cedeu o domínio da Holanda em 1648, enquanto que a Bélgica e Luxemburgo permaneceram sob domínio espanhol.  Em 1830, houve uma insurreição em Bruxelas contra a imposição do idioma holandês em território belga.

A insurreição levou a Revolução de 1830 e a independência da Bélgica, oficializada em 1831, pela Conferência de Londres. A Holanda só reconheceria a independência em 1839. Desde 1831, a Bélgica passou a constituir uma monarquia constitucional com poder legislativo bicameral.

O primeiro rei da Bélgica foi o príncipe Leopoldo de Saxe-Coburgo-Gota, que reinou até 1865, com o nome de Leopoldo I. O rei é o executivo que governa com ministros e representantes da Câmara e do Senado.

Nas Guerras Mundiais, o país foi ocupado pela Alemanha nazista.Durante o reinado de Alberto I (1909-1934) e do rei Leopoldo III (1934-1951), respectivamente tropas alemãs invadem o país em 1914, na Primeira Guerra Mundial e, novamente em 1940, na Segunda Guerra Mundial, a qual durou até 1944.

 

Cultura

A Bélgica tem grande acúmulo de riqueza que acabou servindo de investimentos na arquitetura e nas artes. Por lá você encontra importantes centros históricos nas cidades de Bruges, Bruxelas, Liège, Gent, Namur e Antuérpia.

Nessas cidades há uma grande concentração de igrejas e edificações do período gótico. Na capital, Bruxelas, há 14 museus, entre eles o Museu Real de Arte e História que apresenta diversas coleções de Jan Bruegel, René Magrite, além de tapetes e esculturas do século XVI.

 

Em Bruxelas existe um verdadeiro museu a céu aberto, que é A Grand-Place de Bruxelas, a praça central de Bruxelas. Nela ficam o Hotel de Ville, a Casa dos Duques de Brabante, a prefeitura, cuja edificação é de 1402 e a Casa do Rei. Algumas personalidades, entre as quais Victor Hugo, considerava a mais bela praça do mundo. Em 1998, foi inscrita na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. No local, o visitante pode observar 34 prédios medievais, do período renascentista e do século XVIII. A Grand Place é o centro geográfico, histórico e comercial de Bruxelas, e o primeiro local a ser visitado por quase todos os turistas. Nesta movimentada praça empedrada mantém-se o centro cívico da cidade, passados séculos da sua criação, e o melhor exemplo da arquitetura belga do século XVII.

Você sabia que a Bélgica, junto de Alemanha, Dinamarca e República Tcheca, também é o país da cerveja? Considere um cálculo de  um ponto de venda da bebida para cada 200 habitantes… uau!! Seus habitantes adultos bebem em média 150 litros por ano. Há 50 mil pontos de venda da bebidas.

Principais cidades

Antuérpia

A Antuérpia  é a segunda maior cidade da Bélgica e a maior da região de Flandres. É conhecida como um centro mundial de lapidação de diamantes e pelo seu porto, um dos maiores do mundo, localizado nas margens do rio Escalda.

Bruxelas

Bruxelas é a capital da Bélgica, capital da comunidade flamenga e, desde 2003, capital oficial da União Européia.

Além de capital do país, Bruxelas constitui igualmente uma região administrativa separada da Bélgica, tal como a Flandres e a Valónia, mas é um enclave de Flandres. A Região de Bruxelas-Capital tem fronteiras coincidentes com as da cidade. Enquanto região autônoma, possui os órgãos de soberania próprios a cada uma das regiões, em conformidade com a organização federal do Estado. Assim, além de albergar o Parlamento Nacional belga, o Supremo Tribunal e os diversos ministérios federais, Bruxelas acolhe igualmente um parlamento e um executivo regionais e tribunais próprios. A cidade é igualmente capital da Região Flamenga e sede das respectivas instituições.

Bruges

Bruges é uma cidade belga, capital da província de Flandres Ocidental, na região de Flandres. Tem cerca de 117 mil habitantes. Foi a capital européia da cultura em 2002, juntamente com a cidade espanhola de Salamanca.

Bruges é chamada de “Veneza do Norte”, por causa de seus inúmeros canais que a cercam ou a atravessam, mas também a ligam principalmente com a cidade de Gante. Não deixe de fazer um belíssimo passeio de barco.

Bruges tem ainda as ruínas de uma fortaleza, bem como moinhos às margens dos canais. Charme no status máximo.

 

Encontre um pouco mais sobre a Bélgica nos links abaixo:

FRIETMUSEUM o 1º museu dedicado à batata frita

Centro Belga da História em Quadrinhos – Belgian Comics Strip Center

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *