Variedades & Tecnologia

As crianças podem aprender a cuidar da natureza em casa

BRINCAR DE JARDINAGEM É UMA ÓTIMA PEDIDA NAS FÉRIAS DAS CRIANÇAS

As crianças adoram brincar com a terra, mexer nas plantas e olhar de perto a textura das flores. E por que não tornar essa brincadeira uma atividade prazerosa, ainda mais agora no período das férias escolares? Essas experiências sensoriais, como tocar na relva macia e cheirar as flores podem proporcionar momentos de verdadeira felicidade.

A ligação direta da criança com a natureza é muito importante e para isso não tem idade. Crianças de dois, três anos já podem ajudar no jardim. A melhor forma é proporcionar aos pequenos um canteiro onde elas possam descobrir a natureza e ver como as magníficas flores crescem a partir de sementes minúsculas é uma experiência fundamental para eles.

As plantas fáceis de cuidar, como as margaridas e as capuchinhas, são ideais para os pequenos jardineiros. As crianças também ficam impressionadas por flores altas, que tem cheiro, sabor agradável e tudo que cresce rápido como, por exemplo, os morangos. Um canteiro para elas deve ter bom solo solto e ser redondo, para que todas as plantas sejam facilmente acessadas.

Mas como não são todas as pessoas que têm espaço para ter um jardim dentro de casa, uma boa opção é utilizar potes e vasos como espaço de experiência inicial para cultivar as flores.

Fazer as suas próprias colheitas e depois comê-las é ainda mais excitante que tocar e cheirar. Quer sejam as flores comestíveis das capuchinhas, curgetes, morangos e framboesas, ou tomates e cenouras, as crianças nunca esquecerão estas experiências.

Uma boa referência para material de jardinagem é a Gardena, que além de possuir uma ampla variedade de produtos, ainda tem um cuidado todo especial em repassar valores importantes sobre cuidados com a natureza. Mais do que produtos para quem adora jardinagem, ainda podemos contar com uma linha completa de pequenas ferramentas manuais, como a pá para flores, a forquilha, o extrator e as luvas para proteção que farão com que as crianças se sintam verdadeiros jardineiros. A marca possui ainda vários outros produtos para a manutenção e conservação dos jardins. Confira o site e veja você mesmo.

Ensinar as crianças a preservar o meio ambiente e ter atitudes mais verdes é fundamental para um futuro mais sustentável.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *