Negócios & Serviços

Como Voa o Brasil – Visitamos as cias Gol e Azul

Logo AbearRecebemos em novembro de 2012, o convite da Associação Brasileira das Empresas Brasileira, para ir a São Paulo e visitar as companhias aéreas Azul e Gol, participando do Programa Como Voa o Brasil, e durante essa visita obtivemos informações importantes e interessantes sobre o transporte aéreo brasileiro.

Lançada oficialmente no dia 21 de agosto de 2012, durante o Aviation Day – realizado pela International AirTransport Association (IATA) em Brasília (DF) –, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas – ABEAR, formada pelas cinco principais empresas aéreas brasileiras – Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip – tem como principal missão estimular o hábito de voar no Brasil, além de ter o papel de tratar de questões institucionais do setor aéreo. Entre as estratégias de atuação está ainda planejar, implementar e apoiar ações e programas que promovam o crescimento consistente e sustentável do hábito de voar, seja para o transporte de passageiros ou de cargas.

O Programa da ABEAR “Como Voa o Brasil” apresenta as sedes e respectivos centros de operações, promovendo uma visita para conhecer um pouco da estrutura operacional das companhias aéreas.

Bem vindos à Azul!

Visitamos o Azul Training Center que fica na Alameda Surubiju, no bairro de Alphaville Industrial em Barueri-SP. O centro de treinamento que está instalado em um espaço onde funcionava os estúdios de gravação da GGP (produtora pertencente ao apresentador Gugu Liberato), e dispõem de toda infra-estrutura para capacitação dos seus profissionais. O conjunto de prédios abriga entre outros, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Azul, o departamento de marketing, salas de reunião, sala de equipe, engenharia e manutenção de simulador de voo, o espaço para treinamento de equipe de bordo e o simulador de voo.

Simulador de voo (Azul)

Em uma área retangular de 500m², com o pé direito de 9 metros, grid de 6 metros de altura e 1.278.000 BTU´s de refrigeração, está localizado o simulador de Voo de EMBRAER E-190-100 (Foto acima).

Centro de Controle Operacional (CCO) da Azul

Centro de Controle Operacional (CCO) da Azul

A AZUL já possui cerca de 10% de participação no mercado da aviação, consolidando-se como a terceira maior empresa aérea do país. Sua frota, de 43 aeronaves E-Jets e 12 ATRs, atende 48 destinos brasileiros em mais de 400 voos diários. Em maio deste ano, AZUL e a TRIP assinaram acordo de fusão. Juntas, terão 14% do mercado doméstico.

Fabio Marão - Gerente de Marketing Interativo da Azul

Fabio Marão – Gerente de Marketing Interativo da Azul

Visitamos no mesmo dia os bastidores da GOL, o Comandante Ricardo Magnani explicou como são feitos os monitoramentos de todos os voos da empresa, apresentou parte das tecnologias utilizadas, também conversamos sobre os investimento da companhia para 2013, fomos a área do check in da Gol no aeroporto de Congonhas, enfim, uma visita para conhecer um pouco da estrutura operacional da GOL que atende 62 destinos nacionais e 14 internacionais, localizados em 13 países (quase 900 voos diários), e que registra hoje 35% de participação de mercado nacional e 9% no internacional.

Durante a visita, houve uma apresentação sobre como funcionam todos os setores da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, também foi informado que a Gol seria a primeira companhia aérea do país a utilizar o Sistema Pulselite. Esse sistema faz com que as luzes de pouso das aeronaves (Landing Lights) pulsem em ciclos alternados, variando sua intensidade, criando uma ilusão de maior movimento das aeronaves e permitindo que sejam vistas mais facilmente pelas aves e também  por outras aeronaves e pela torre de controle nos aeroportos.

A Gol já está utilizando esse sistema, e o primeiro avião da companhia a receber o equipamento foi o de matrícula PR-GGF. Até fevereiro de 2013, mais cinco aeronaves terão o sistema instalado.

Equipamento de monitoramento de todos os voos da Gol

Equipamento de monitoramento de todos os voos da Gol

Azul Linhas Aéreas | Site | Twitter | Facebook

Gol Linhas Áereas Inteligentes | Site | Twitter Twitter – VoeGOLatende | Facebook

ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas |  Site | Twitter | Facebook  

Acompanhe a hashtag #voarpormaisbr e fique sempre informado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *