Dicas & Destinos

Parabéns Recife, pelos seus 476 anos de história, tradição e alegria!

Exatamente em 12 de março de 1537, a capital do estado de Pernambuco, Recife, era fundada. Este nome foi escolhido em função dos arrecifes – que são rochedos de coral e arenito que formam uma muralha natural em seu litoral.

Recife Embarque na Viagem

Recife é uma cidade histórica devido aos vários tombamentos pelo Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Suas construções são verdadeiros tesouros e fazem do município e capital do estado de Pernambuco um museu a céu aberto. Uma “lindura só”, que encanta o visitante que passa pela cidade.

Recife apresenta clima ensolarado e temperaturas médias elevadas a maior parte do ano. Para receber os visitantes, Recife tem uma das maiores infraestruturas turísticas do Nordeste. Existem hotéis de diversas categorias, a maioria dos quais próximos ao mar e o parque gastronômico do Recife está entre os melhores do Brasil, combinando restaurantes internacionais e vários restaurantes regionais.

Um pouquinho da História de Recife

Vista do Marco Zero

Recife era uma pequena colônia de pescadores quando foi fundada, em 1537. Por ser uma cidade litorânea, logo foi construído um porto, utilizado por Olinda, outra joia-cidade pernambucana, na época, capital da Capitania, para escoar a produção de açúcar.

Com o incremento da atividade portuária, Recife se desenvolveu rapidamente e sua prosperidade logo atraiu colonizadores, vindos de terras distantes como a Holanda.

Em 1630, os holandeses desembarcaram em Pernambuco, precisamente na praia conhecida como Pau Amarelo. Logo alcançaram Olinda e depois Recife. Permaneceram no estado por 24 anos, principalmente na capital, que foi a sede do domínio holandês.

Os holandeses foram liderados por João Maurício, o Conde de Nassau-Liegen, que, em 1637, deu início ao processo de urbanização e construção da “Mauritzstadt” também chamada de cidade Maurícia.

Ponte Maurício de Nassau Hugo Acioly Embarque na Viagem

Maurício de Nassau assumiu o cargo de governador de 1637 a 1644. Neste período se preocupou com o embelezamento e modernização da cidade. Pavimentou ruas, drenou pântanos, construiu pontes, canais, estradas, escolas, um jardim botânico (o primeiro do Brasil) e um observatório astronômico. Transformou o que era um pequeno vilarejo num moderno centro urbano. E com o objetivo de investir em cultura, copiando o que vira nas cidades europeias que visitou, importou missões artísticas e científicas para cidade, tornando-a pólo cultural do Nordeste.

Comemoração do Aniversário de Recife

Durante o dia, serão plantadas 476 mudas pelo Recife. O número foi elaborado para coincidir com a idade da cidade. O prefeito Geraldo Julio participou do plantio de algumas mudas no Jardim Botânico da cidade, localizado no Curado, Zona Oeste da capital. Durante o plantio realizado no Jardim Botânico, o prefeito Geraldo Julio informou que a ideia é plantar 100 mil árvores no Recife nos próximos quatro anos. O objetivo da iniciativa é diminuir a sensação de calor na cidade.

Outros Posts de Recife que você poderá gostar:

Um pouco de Recife, apaixone-se!

Circuito das Igrejas em Pernambuco .

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *