Gastronomia etc.

Festival Gastronômico de Pirenópolis com sabor de quero mais

Por: Daniella Barbosa

Já imaginou rodar o mundo fazendo a cobertura de festivais gastronômicos? Não sei para vocês, mas soa aos meus ouvidos como o emprego dos sonhos! Há muitos profissionais talentosos fazendo isso por aí e tendo a oportunidade de trocar experiências com especialistas nos mais diversos assuntos que seduzem o nosso paladar.

Enquanto não dá pra rodar o mundo acompanhando os artistas da cozinha, vou me deliciando com experiências locais como o Festival Gastronômico de Pirenópolis. Se você nunca ouviu falar de Pirenópolis, sugiro que se aventure a conhecer, trata-se de um lugar muito especial. Pirenópolis é uma charmosa cidade colonial, localizada no interior de Goiás, foi construída aos pés da Serra dos Pirineus que abriga mais de uma dezena de lindas cachoeiras escondidas em meio à rica biodiversidade do cerrado.

Mas voltemos ao evento, o Festival Gastronômico de Pirenópolis acontece há oito anos e conta com uma programação bem interessante pra quem de fato curte gastronomia. Cursos, aulas shows, degustações, colóquios e atrações culturais fazem parte da programação. Além disso, os restaurantes da cidade preparam pratos especiais para serem servidos durante o festival.

Gnocchi do Cerrado - feito de mandioca e perfumado de pequi


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


É bem interessante ver de perto o trabalho desenvolvido por renomados chefes de cozinha, sommeliers de vinhos e cervejas, cachacier, specialty coffee, dentre outros especialistas. A 8ª edição do festival homenageou a respeitada chef Roberta Sudbrack que esteve presente durante o evento. O festival contou ainda com a presença do maior especialista em café do Brasil, o paulista Ensei Neto. Vale ainda destacar o trabalho dos chefes Humerto Marra e Emiliana Azambuja que conquistaram o público com oficinas envolventes e deliciosas.


Continua depois da publicidade Ⓘ

✔ PAUSA PARA O MERCHAN: Acompanhe também as principais notícias de Portugal num único lugar: www.portaldeportugal.com - dicas, curiosidades e muita informação.


II Festival do Vinho

Durante o VIII Festival Gastronômico de Pirenópolis aconteceu também o II Festival do Vinho de Pirenópolis que reuniu apreciadores da bebida, reconhecidos enólogos e sommeliers como Eugênio Veiga Jardim, Marcello Copello, Marcos Vian, Arlindo Menoncin e Rachel Alves.

Degustação de cervejas

Degustação Orientada de Cervejas

Dentre as muitas experiências durante o festival quero destacar a Degustação Orientada de Cervejas Bierland, comandada pelo sommelier de cerveja Alberto Nascimento. “Apesar do processo de produção da cerveja aparentemente ser simples, os resultados são variados e complexos, podemos listar pelo menos 150 estilos diferentes de cerveja já catalogados”, lembrou Alberto logo no início da degustação.  Durante a degustação foi possível saber mais sobre o processo de fabricação da cerveja, aprender um pouquinho sobre os diferentes sabores, quais ingredientes são responsáveis por essa diferença gustativa que perpassa por sabores amargos, suaves, encorpados ou ainda adocicados com nuanças frutadas.  De brinde o cervejeiro deu dicas sobre como harmonizar cervejas com queijos e sobremesas.

Particularmente sou mais fan de vinhos do que cervejas, mas a degustação valeu muito a pena!

Se você gosta de viajar e aprecia a boa culinária, o Festival Gastronômico de Pirenópolis pode ser uma nova experiência.  O festival acontece anualmente no mês de maio. Mais informações: http://www.gastronomicopirenopolis.com.br/

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

3 Comentários

  1. 3 de junho de 2013 ás 15:36 Responder

    Gente, degustação é vida! #invejei. Só tenho a dizer deste post: QUE FOME! e que saudade de “Piri”. 🙂

    • 4 de junho de 2013 ás 20:49

      Hahaha!!! Invejei também e partilho da saudade de Piri 🙂
      Bjs Mariana!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *