Dicas & Destinos

Arruma a mala e corre pro FICA!

Por: Daniella Barbosa

Se você curte cinema, gosta de viajar e se preocupa com o meio ambiente corre pra Cidade de Goiás que ainda dá tempo de aproveitar a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, mais conhecido como FICA!

Já viajei muito por aí e posso dizer que a atmosfera do FICA é realmente muito especial, um lugar para se trocar experiências e conhecer muita gente bacana. O FICA é um dos mais importantes festivais cinematográficos de temática ambiental do mundo, realizado desde 1999 na Cidade de Goiás, o festival traz para a telona do cinema discussões sobre desenvolvimento sustentável e a relação do homem com o meio ambiente, temáticas que também movimentam uma série de seminários, oficinas, mesas redondas e palestras que acontecem paralelamente à exibição dos filmes.

O festival é um evento cultural amplo, o visitante tem a oportunidade não só de assistir aos filmes selecionados como também de acompanhar uma programação multicultural com shows musicais, espetáculos de dança, exposição de obras artísticas e lançamentos literários. O evento é aberto ao público em geral e todas as atrações são gratuitas.

Cidade de Goiás - ruas de pedrasFICA 2013
A 15ª edição do festival homenageia um das personalidades mais importantes na história da Cidade de Goiás, a poetisa vilaboense Cora Coralina. Neste ano, foram selecionadas 25 produções para a mostra competitiva, sendo cinco longas-metragens, cinco médias-metragens, 13 curtas-metragens e duas séries de TV. As obras selecionadas são provenientes de 13 países: Brasil; Itália; Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Noruega e Israel, bem como duas obras coproduzidas por Eslováquia/República Tcheca e França/Bélgica/Alemanha.

Também são destaques nesta edição a presença do diretor do filme “Cidade de Deus”, Fernando Meirelles, e do jornalista André Trigueiro. O diretor de Cidade de Deus falará sobre a importância das imagens para a conscientização dos graves problemas ambientais e participará de um bate-papo com os cineastas estrangeiros, nacionais e goianos sobre a arte de fazer cinema. Já o jornalista André Trigueiro veio para compor o debate sobre arte e meio ambiente.

O Cenário
Entre um filme e outro aproveite para tomar um sorvete na Praça do Coreto, caminhar sem pressa pelas ruas de paralelepípedos, visitar a casa da poetisa Cora Coralina, fotografar os casarões coloniais e bater um bom papo com as pessoas que conhecer durante o passeio.

Cidade de Goiás

Encravada na Serra Dourada, a Cidade de Goiás é um atrativo a mais para quem visita o festival. A antiga capital do Estado, tombada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em 2001, encanta pela beleza dos casarões coloniais, suas tradições culturais e sabores típicos da região representados pelo famoso empadão goiano, pelo pastelinho de doce de leite, licores de frutas do cerrado, dentre outras delícias.

Sou goiana, portanto, nada imparcial, mas se eu pudesse dar uma dica, diria: Arruma a mala e corre pro FICA! Conferir in loco o festival vale mesmo a pena!

Cidade de Goiás - FICA

15ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
FICA – https://fica.art.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *