Dicas & Destinos

Boipeba, Bahia, um paraíso natural a ser descoberto

Por: Alison McGowan

Boipeba foi votada a melhor ilha do Brasil no TripAdvisor 2013 mas a minha paixão pelo lugar já vem de muito tempo atrás. Começou em 2007 quando descobri não só o prazer de ver o melhor por do sol do mundo com uma caipirinha na mão, mas também o de ficar na Pousada Santa Clara, uma linda pousada com um aconchegante restaurante redondo.

Quando fui para Boipeba na primeira vez, realmente não tinha a menor ideia de onde estava indo. Tinha pedido uma dica “anti-stress” para um amigo e a única coisa que sabia foi que ia ficar numa pousada legal numa ilha na Bahia onde não pegava telefone! Nunca poderia ter imaginado a beleza pura que encontrei.  A viagem pode até parecer complicada, envolvendo ferryboat de Salvador para Bom Despacho, depois ônibus para Valença e lancha rápida para Boipeba. Mas a verdade é que o stress começa a sumir no momento em que você deixa a cidade grande e na última parte da viajem, quando você sai dos canais do mangue e vê a ilha pela primeira vez – é simplesmente indescritível.

Boipeba-Bahia

A chegada em 2007 foi interessante… o barco decidiu não atracar na Vila e nos deixou perto da praia principal onde ficam todos os bares. Tiramos as havaianas e caminhamos pela água e depois por um pequeno caminho até chegar na Pousada Santa Clara, a criação de Charles e Mark, dois irmãos americanos que chegaram na ilha muitos anos atrás e nunca mais a deixaram.  Adorei de cara.  Nenhum dos 12 quartos tem televisão, telefone ou roupa de cama 500 fios. Mas mesmo assim, para mim foi puro luxo: estar num lugar super legal há apenas 1 minuto de uma praia deserta, no meio de jardins tropicais, com boa companhia e uma comida fantástica. Tudo isso sem mencionar a tranquilidade e o astral da pousada que derreteria qualquer mal estar.

Boipeba-Bahia-restaurante

Na verdade, toda Boipeba é um lugar de tranquilidade e de paz, já que não tem carros na ilha. A única condução pública é o trator que faz o trajeto da vila da Velha Boipeba até Moreré passando por Monte Alegre, lá no topo da colina. Se quiser explorar o resto da ilha, você terá que fazer isso de barco ou a pé…caminhando de praia deserta em praia deserta, parando para tomar uma água de cocô ou uma cerveja bem gelada e depois, quem sabe, saborear uma deliciosa lagosta no Guido’s.

Só de pensar na ilha me deixa com a coisa mais brasileira que existe – “saudades”. E agora virou tradição. Volto para Boipeba todos os anos para apreciar mais uma vez o pedacinho de paraíso onde a Hidden Pousadas Brazil começou.

Boipeba-Bahia-praia

Onde ficar em Boipeba?

Pousada Santa Clara (Praia de Boipeba) – Saiba Mais

Pousada A Mangueira (Praia de Moreré) – Saiba Mais

Casa Bobô (Monte Alegre) – Saiba Mais

Pousada Luar das Águas (Praia de Boipeba) – Saiba Mais

Quando ir?

Qualquer mês menos junho quando muitas pousadas fecham por causa das chuvas. Para viajantes independentes que buscam sossego é melhor evitar carnaval e outras grandes festas.

Boipeba-um-paraíso-natural-a-ser-descoberto

Este artigo faz parte do projeto “Brasil, um paraíso natural a ser descoberto” chancelado pelo Governo Federal Brasileiro/GECOPA. O projeto visa divulgar os melhores lugares do Brasil fora do turismo de massa junto com sua hospedagem de charme. Se você conhecer um lugar ou uma pousada que merece ser incluído no projeto entre em contato conosco através de “Pergunte a Alison” no site ou pelo email: alison@hiddenpousadasbrazil.com

PLANEJE A SUA VIAGEM COMPLETA AQUI


♦ HOSPEDAGEM: Booking | Hoteis.com | Trivago | Hostelsclub

Airbnb - Ganhe R$100 de desconto


♦ SEGUROS DE VIAGEMSeguros Promo  | Sulamérica Seguros


♦ CASAS DE CÂMBIO: Melhor Câmbio ♦ CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: ZenCard (pré-pago)


♦ INGRESSOS INTERNACIONAIS PARA ESPORTES E SHOWSSports Events 365


♦ PASSAGEM AÉREA: ConectaVoos | Tam | Avianca | Azul | Gol | Decolar | Voopter | Maxmilhas


  ♦ TICKETS DE TREM: Rail Europe ♦ PASSAGEM DE ÔNIBUS: ClickBus ♦ ALUGUEL DE CARRO: Rentcars


♦ PACOTES DE VIAGEM: Hotel Urbano | CVCTOURS, PASSEIOS E EXCURSÕES: Viator | Ticketbar

1 Comentário

  1. 5 de agosto de 2013 ás 12:16 Responder

    Eu amei Boipeba, vale muito a pena. Pôr do sol maravilhoso. Concordo, um lugar de maravilhosa tranquilidade, um paraíso que vale muito a pena ser conhecido!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *