Dicas & Destinos

Alagoas rápido e básico – Sim, é possível

 

Fazer uma viagem para qualquer destino do nordeste é sempre sinônimo de belas praias, coqueiros, brisa suave, fotos lindíssimas e muitos “uaus” nas conversas e claro, comigo não foi diferente. O destino desta vez foi Alagoas que fica ali espremidinha entre Pernambuco e Sergipe, suas vizinhas tão lindas quanto e infelizmente o tempo que tive foi muito curto para aproveitar a região como ela merece ser visitada. Então, tentando aproveitar ao máximo cada momento fiz alguns registros para dividir com vocês.

Alagoas (3)

Iniciei meus dias de “uaus” por Maceió, capital de Alagoas com uma média de 1 100 000 habitantes, clima temperado e praias de águas quentes e repleta de arrecifes que formam deliciosas piscinas naturais. Com sua localização privilegiada entre a Lagoa Mundaú e o oceano Atlântico, banhada por 15 praias, a cidade se destaca em sua orla marítima enfeitada por coqueiros e algumas praias ainda primitivas que deixam o turista impressionado com suas águas ora verde de um tom hipnotizante, ora azul de um tom profundo. Impossível não se encantar. Você sabia que Maceió tem a orla urbana que é considerada a mais bonita do nordeste?

A história de Maceió remonta ao século XVIII quando surgiu uma pequena área de engenho de açúcar e seu desenvolvimento se iniciou com a chegada de navios que aportavam movimentando a economia local.

[easyrotator]erf_45_1384886138/erc_81_1384886175[/easyrotator]

Em minha passagem por Maceió, tive a oportunidade de fazer alguns passeios na região e visitei pontos turísticos super básicos, como por exemplo o passeio pelas praias da costa norte, o Pontal da Barra com direito a um belo pôr do sol na Lagoa Mundaú e claro, passei pela feirinha da Praia de Pajuçara. Infelizmente não tive como realizar um city-tour pela cidade como sempre costumo indicar por pura falta de tempo, já que a viagem foi bem corrida. Fica para uma próxima visita à capital. Porém, a indicação de dar um jeitinho de incluir no seu roteiro o city-tour permanece, ok.

Gastronomia em Maceió

Uma indicação bacana para quem curte boa gastronomia aliada a momentos de lazer de muito bom gosto é jantar no restaurante Lopana que é um espaço a Beira-mar todo moderninho na praia de Pajuçara. Tive a oportunidade de estar com meu grupo em uma noite super gostosa curtindo momentos de pura descontração ouvindo um som ao vivo e me deliciando com o cenário e com as comidinhas, claro. Sinceramente acredito que a imagem de estar jantando de frente para aquele mar e com os barquinhos de pescadores multi-coloridos tão próximos vai demorar a sair de minha cabeça. Um lugar muito agradável mesmo. A minha dica de prato é o Salmão Beleza Pura (salmão na manteiga e ervas, alcaparras, champignons e batatas coradas), simplesmente dos DEUSES!!

[easyrotator]erf_45_1384886138/erc_0_1384886542[/easyrotator]

Outra boa dica para quem gosta de almoçar na praia é conhecer o espaço Hibiscus que fica na praia de Ipioca. Imagine uma ampla área com espreguiçadeiras espalhadas a beira mar para você descansar enquanto espera seu almoço ficar pronto ou se preferir, pode esperar na rede, na piscina, na praia… você escolhe. Opções de lazer variadas para te deixar ainda mais á vontade é o que não falta já que o local tem uma excelente estrutura para acomodar o visitante. Não posso me esquecer de mencionar a loja de artesanato e presentes estrategicamente bem localizada logo na entrada, perfeita para comprar os presentinhos e lembranças da região. Mas e a comida, é boa? Deliciosa! Vou só fazer uma observação, se você quiser, pode pedir meia porção, pois o prato é muito bem servido e duas pessoas comem numa boa. Desta vez eu ataquei de espetinho de camarões com arroz de brócolis, fritas e uma saladinha básica já que estava a fim de curtir algo bem básico, mas experimentei um pouco do prato de outros amigos e gostei de todos. Gulosa eu? Imagina… ah, outro detalhe super importante, os preços são justíssimos, vá sem medo de infartar com a conta.

[easyrotator]erf_45_1384886138/erc_91_1384886760[/easyrotator]

Seguindo viagem por Alagoas, nosso próximo destino seria ao norte de Maceió rumo á Costa dos Corais, em Maragogi que fica a 125 km da capital. A região é famosa pelos mergulhos nas Galés, pelos projetos ambientais, e claro, pelas praias de tirar o fôlego de todo visitante. Fazer um passeio de buggy pelo litoral norte é imperdível, nunca vi praias tão lindas, coladinhas e multicoloridas como nesta região. Cada parada do carro o *bugueiro Amilton, que é um amor de pessoa, já sabia que eu iria sair correndo para dar um mergulho e fotografar. Comportei-me como uma criança nesse passeio, devo admitir.

[easyrotator]erf_45_1384886138/erc_79_1384886935[/easyrotator]

Outro lugar que você deve visitar na região é o Projeto Peixe Boi/ICMBio em Porto das Pedras. Depois de atravessar o buggy de balsa, nos deparamos com um lugar pitoresco que guardou muito, quase que completamente suas origens. Por lá, ainda encontramos a praça central com a televisão onde o pessoal se reúne para assistir durante o dia. Isso é muito raro de encontrarmos nos dias de hoje. As construções são outro detalhe de encantar os visitantes. Proporcionalmente tudo muito pequenino e delicado, parece que realmente paramos no tempo. Ao chegar às instalações da sede do Projeto Peixe Boi, temos uma explicação geral sobre o Projeto que visa à preservação desta espécie extremamente sensível e infelizmente cada dia mais rara no nosso litoral.

[easyrotator]erf_45_1384886138/erc_56_1384888069[/easyrotator]

Fazer o mergulho nas piscinas naturais (Galés) é realmente o ponto alto dessa região e não fazer este passeio é certeza de voltar com aquele gostinho de frustração, por isso, acompanhar a tábua das marés é tão importante. Os melhores períodos de visitação ocorrem nas marés baixas. A experiência de estar passeando entre peixinhos multi coloridos nas águas morninhas e de uma cor indescritível é algo que fica na nossa memória com aquele sorriso estampado no rosto. Você pode optar por realizar um mergulho com tanque ou apenas ficar ali curtindo alguns minutos de pura descontração. Se deixassem, ficaria horas por ali, mas a maré logo estaria alta e tudo tem que acabar dentro de um tempo razoável para preservar também o local.

Galés de Maragogi

Dicas

Prefira visitar a região fora da temporada de chuvas que acontece entre maio e julho; Reserve pelo menos uma semana para conhecer bem alguns lugares imperdíveis de Alagoas; Não deixe de contratar o serviço de um *bugueiro credenciado para fazer os principais passeios; Acompanhe a tábua das marés; Renda-se sem culpa á gastronomia local;

Hospedagem

Maceió

Na praia de Ipioca, fiquei hospedada no Salinas de Maceió Beach Resort que é uma boa opção para curtir um pouco da tranquilidade de estar afastado do movimento do centro (mais ou menos 30 min) e curtir a estrutura de um bom resort à beira-mar, a praia de águas quentinhas e ainda assim ter a opção de sair para bater pernas com os amigos na hora que desejasse já que embora seja um pouco distante do centro, o acesso é simples de ser realizado de carro. O hotel conta com uma boa estrutura de lazer para hóspedes de todas as idades. As crianças ficam felizes da vida com a opção de recreação fornecida pelo hotel. Literalmente esquecem-se dos pais e só querem saber de curtir seus momentos de ‘independência’ e brincadeiras. Para quem curte esportes tradicionais e náuticos, também existe uma variedade de atividades imperdíveis. Os apartamentos possuem várias composições para famílias ou grupos de amigos. O hotel também dispõe de estrutura de lazer e diversos serviços e ainda tem a comodidade de ter incluso na hospedagem 6 refeições para quem não está muito interessado em sair do hotel.

[easyrotator]erf_45_1384886138/erc_57_1384888714[/easyrotator]

Maragogi

Localizado dentro de uma APA (área de preservação ambiental) o Hotel Salinas do Maragogi all inclusive resort possui uma estrutura completa para receber do mais cuca fresca ao mais tradicional hóspede que visita a região. Seguindo os moldes de atendimento extremamente atencioso, boas instalações, opções de lazer variado e programações para todos os gostos e disposições dos hóspedes, o resort é uma opção completa para quem quer aproveitar seus dias de lazer. A comodidade de ter todas as refeições, lanches, petiscos e bebidas inclusas na hospedagem são diferenciais neste hotel, o que torna tudo muito mais prático.

[easyrotator]erf_45_1384886138/erc_50_1384888857[/easyrotator]

O hotel conta também com o SPA Vida Mar que oferece diferentes massagens relaxantes e energizantes para tornar a experiência ainda mais exclusiva e especial. O hóspede pode escolher entre realizar sua massagem na beira da praia ou na estrutura interna, próxima a área de piscinas do hotel. Eu tive a oportunidade de fazer a minha Quick massage no fim do dia e praticamente saí levitando pelo caminho até o restaurante do hotel. Minha noite de sono foi espetacularmente relaxante. Achei muito adequado deixar meu momento relax para o fim do dia, experimente.

Infelizmente tudo que é bom tem que acabar e meus dias de sol e mar terminaram pelo paraíso. Se eu vou voltar, é obvio e certamente com mais tempo para me dedicar a dias de muito sol e mar.

[embedplusvideo height=”400″ width=”630″ editlink=”https://bit.ly/17lI8nH” standard=”https://www.youtube.com/v/2HSjLvHuZNM?fs=1″ vars=”ytid=2HSjLvHuZNM&width=630&height=400&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4277″ /]

Confira em nossa FanPage o álbum Alagoas com várias fotos que tiramos desta viagem

*Durante esta viagem utilizei os serviços de um bugueiro credenciado que é o Sr. Amilton que além de ótimo motorista é um bom fotógrafo e tira suas fotos com a maior paciência e carinho do mundo. Guardem aí o seu contato: (82) 9341-6015 / 8808-6176 ou pelo e-mail amiltondobuggy@hotmail.com

Realizei esta viagem com uma equipe de Jornalistas a convite do Grupo Salinas para conhecer as belezas de Maceió e demais regiões de Alagoas no mês de Outubro de 2013.

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *