Dicas & Destinos

Corumbá a capital do Pantanal

A chamada “capital do Pantanal” está localizada às margens do rio Paraguai. Corumbá é uma cidade portuária e cheia de história, um destino recomendado para quem gosta de pescar e admirar a natureza. Ainda no caminho, é possível ver uma prévia da fauna exuberante – além dos pássaros, jacarés descansam nos alagados, bandos de capivaras correm…
Corumbá faz fronteira com a Bolívia e possui um significativo patrimônio histórico. Há opções de passeios de barco pelos rios da região, de carro pela Estrada Parque – que proporciona contato direto com a fauna e a flora – e a cavalo, nos hotéis fazenda da região. No porto, grandes barcos transformados em hotéis flutuantes, com capacidade para dezenas de pessoas e equipados com lanchas próprias para pesca, oferecem passeios de vários dias pelos rios do Pantanal.

Corumbá MS Foto Beto Caravello Lume500
Algumas atrações

Forte Coimbra – Foi construído em 1775, às margens do rio Paraguai, para defender o território brasileiro das invasões espanholas. Ali também ocorreram batalhas na época da Guerra do Paraguai. A construção, tombada pelo Patrimônio Histórico, tem mirante com quatro canhões de origens inglesa e norte-americana. O local é aberto a visitas e abriga atualmente uma base militar e o Hotel de Trânsito do Exército. Para chegar lá é necessário ir de avião ou barco. Nas proximidades da vila fica a gruta Ricardo Franco.

Rio Paraguai – Se você gosta de pesca não pode deixar de conhecer o rio Paraguai. Juntamente com o Miranda e o Aquidauana, é um dos destinos de pesca mais procurado do Pantanal Sul. Tem uma enorme variedade de peixes, entre os quais o dourado e as temidas piranhas. Na região de Corumbá, há barcos-hotéis, fazendas e pousadas que organizam passeios fluviais, ótima opção para desfrutar as paisagens e avistar animais selvagens como a onça-pintada. O roteiro de 3 horas (com parada de 40 minutos para pescaria) inclui visita ao Forte Junqueira e à Base Fluvial de Ladário, primeiro arsenal fluvial brasileiro. Os barcos também organizam passeios mais longos, de um ou mais dias.

Gastronomia – A gastronomia de Corumbá tem forte influência indígena e paraguaia, a base de peixes de água doce e carnes, com pratos tradicionais pantaneiros.

Melhores Épocas – A seca, entre Maio e Setembro, é o ideal para visitar o Pantanal. As estradas de terra estão transitáveis e evita-se a grande presença de insetos. Entre os meses de Julho e Outubro é considerado o melhor período para pescaria.

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *