Dicas & Destinos

Segredo revelado: O paraíso existe em Alagoas também!!!

Já sei o que você está pensando e concordo plenamente. As palavras “paraíso” e “Alagoas” não tem se encontrado muito na mesma frase, principalmente quando as notícias do estado só destacam a corrupção e a taxa de homicídios, por sinal cada vez mais alta. Porém, acabo de voltar de lá, e numa pequena parte da Costa dos Corais, posso garantir que o paraíso existe sim!

Vista da Rota Ecológica desde o Alto da Cruz,  São Miguel dos Milagres,  Alagoas

Vista da Rota Ecológica desde o Alto da Cruz,  São Miguel dos Milagres,  Alagoas

Estou falando, é claro, da Rota Ecológica que fica quase equidistante entre Recife (ao norte 2.75 hs) e Maceió (ao sul 2 hs). Esta rota começa em Porto de Pedras e segue via os povoados de Laje, Tatuamunha, Porto da Rua e São Miguel dos Milagres até Barra do Camarigibe, tudo pela antiga AL101. Esse trecho tem nada menos do que 21 quilômetros de praias desertas, coqueirais, mar azul de água morna, o segundo maior recife do mundo, piscinas naturais e muitas pousadas, cada uma mais charmosa do que a anterior.

A Praia do Patacho

A Praia do Patacho

Descobri a região em março de 2008, logo no começo da Hidden Pousadas Brazil, seguindo as dicas do Ricardo Freire, que continua sendo o maior protagonista da região e autor do melhor guia da Rota. Naquela hora fiquei encantada com o visual deslumbrante e também com o artesanato local, a qualidade das pousadas que visitei e o fato de que não existia nenhum turismo de massa por lá. Continua igual, seis anos mais tarde! E para quem procura sossego e tranquilidade com comida gourmet e conforto de primeira, tudo à beira mar e debaixo de um céu que à noite fica iluminado por milhões de estrelas, continuo pensando que não existe lugar melhor no mundo.Abaixo estão algumas das minhas pousadas preferidas, indo do norte para o sul, todas ainda com disponibilidade para quem sonha em ficar longe da Copa:

Praia de Patacho, Porto de Pedras

Pousada Patacho, São Miguel dos Milagres (Praia do Patacho)Pousada Patacho

“linda pousada estilo francês tropical com comida gourmet e qualidade Condé Nast”

Pousada Xuê, São Miguel dos Milagres (Praia do Patacho), Alagoas*Pousada Xuê

“bangalôs coloridos com o mar azul ao fundo e a deliciosa comida do chef Guido”

Espreguicadeiras na Vila do Patacho, Praia do Patacho, Alagoas

Espreguiçadeiras na Vila do Patacho, Praia do Patacho, Alagoas

*Vila do Patacho

“casinhas e lofts com um lindo design criado pela proprietária, Verônica, tudo à beira mar”

Praia de Porto da Rua, São Miguel dos Milagres

Pousada Côté Sud, São Miguel dos Milagres (Porto da Rua), Alagoa*Pousada Côté Sud

“belos bangalôs espalhados num grande coqueiral e uma boa piscina para curtir a vista deslumbrante do mar.”

Praia do Toque, São Miguel dos Milagres

Pousada da Amendoeira, São Miguel dos Milagres (Praia do Toque), Alagoas

*Pousada Amendoeira

“bangalôs com design original e artesanato local, alguns tendo jardim, ofurô ou piscina particular. Comida caseira com toque gourmet e uma equipe maravilhosa”

Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres

Pousada Riacho dos Milagres, São Miguel dos Milagres (Praia do Riacho), Alagoas*Pousada Riacho dos Milagres

“pousada super simpática, gerência familiar, pé na areia com uma ótima piscina!”

Como chegar nesse paraíso:
Mais ou menos equidistante entre Maceió ao sul e Recife ao norte, as pousadas da Rota Ecológica ficam todas nas praias entre Porto de Pedras ao norte e Barra do Camarigibe ao sul. Todas tem acesso através de estradas de terra individuais que saem da antiga AL 101 e estão sinalizadas com placas verdes indicando o nome da pousada e “Rota Ecológica”.

Balsa Ferry_Alagoas

Dicas da Alison!
1.   Você pode alugar um carro em Recife ou em Maceió mas indo pela primeira vez, é melhor viajar de dia. Vindo de Recife vai precisar pegar a pequena balsa entre Japaratinga e Porto de Pedras e as estradas que levam para as pousadas são todas esburacadas, o que dificulta a passagem de carro quando chove.

2.   É bem provável que o seu celular não pegue e saiba também que provavelmente não vai ter wi-fi se chover. A maior parte das pousadas tem DVDs no quarto, mas algumas não tem TV. Se isso é importante para você, pergunte antes de reservar.

3.   Muitas pousadas incluem refeições nas diárias porque não existe outra opção por perto. Para quem estiver sem carro, esta é a melhor opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *