Hospedagem

Rede Novotel reforça seu compromisso com sustentabilidade

A rede Novotel, renomada por suas iniciativas em sustentabilidade e desenvolvimento, comemora a certificação de mais uma unidade brasileira com o ISO 14001. O Novotel SP Center Norte está adequado à norma internacional para estabelecer e operar um Sistema de Gestão Ambiental, se juntando a outros três hotéis que já possuem a certificação: Novotel SP Morumbi, Novotel São Jose dos Campos e Novotel RJ Santos Dumont.

Para obter o ISO 14001, o hotel precisa seguir todos os requerimentos de impacto ambiental previstos pelas leis municipal, estadual e federal e, enquanto empresa privada, deve combinar o comprometimento com a lucratividade e com a gestão de impactos ambientais.

No mundo, 225 hotéis da rede Novotel já estão certificados e, até o fim deste ano, o número chegará a 344 unidades, o que representa 80% dos hotéis. O compromisso é atingir 100% de certificação até 2015.

ISO 14001Todos os colaboradores do Novotel SP Center Norte recebem treinamento para aprimorar a relação com o meio-ambiente e produzir o menor impacto ambiental possível.  Para isso, receberam um website dedicado ao assunto, bem como um kit de ferramentas com explicação passo-a-passo da abordagem, dicas práticas, além dos procedimentos operacionais. Também foi criada uma rede de correspondentes da ISO para cada país e região, capaz de intervir e ajudar na implantação das práticas.

“A certificação ISO 14001 tem fundamental importância para a rede Novotel, uma vez que a sustentabilidade representa um pilar de constante atenção da rede Accor no Brasil e no mundo”, afirma Hélio Gelinski, gerente geral da unidade Novotel SP Center Norte e responsável pela ISO 14001 em todos os hoteis da marca na America Latina. “É com muito entusiasmo que comemoramos o reconhecimento dos esforços em treinamento e implantação das exigências pela rede Novotel, em um cenário que exige um olhar especial para o meio-ambiente por parte das empresas e de todos nós”, completa.

planet 21

Cada hotel da rede possui um gestor dedicado às práticas exigidas pelo ISO e, todos os colaboradores, em todos os níveis de hierarquia tem conhecimento das questões mais relevantes sobre o assunto.  Assim, a rede Novotel desenvolve seu pilar de sustentabilidade de acordo com o programa global de desenvolvimento sustentável da Accor, o Planet 21, e seus 21 compromissos em favor do bem-estar do planeta. Apenas dois anos após o lançamento, dois terços das metas para 2015 foram atingidos ou estão a caminho. Os hotéis progrediram em todos os compromissos assumidos pelo grupo e, em particular, no que diz respeito a:

Produtos Ecológicos: A Accor tem trabalhado com a Diversey, um fornecedor líder em limpeza comercial e soluções de saneamento e higiene, há 3 anos. Como resultado dessa parceria a quantidade de resíduos plásticos por litro de solução foi reduzida em 97%. Além disso, 95% dos hotéis usam produtos com etiqueta ecológica para a limpeza de quartos e cozinhas. 

Serviços de alimentação responsável:    80% dos hotéis estão promovendo pratos equilibrados; cerca de 90% baniram frutos do mar em perigo de extinção dos seus cardápios; 66% dos hotéis da rede serviram produtos do ‘Comércio Justo’ em 2013;

Certificação: cerca de 36% dos hotéis obtiveram a certificação ISO 14001. Para estimular os hotéis, o grupo implementou uma plataforma chamada ‘ISO 14001 in ACTion’ que fornece uma lista de iniciativas e ferramentas a serem aplicadas, bem como um módulo especial de e-learning.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *