Variedades & Tecnologia

Projeto Sala de Leitura promove integração escola-comunidade

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento lança seu plano de ação de 2014 para o projeto Sala de Leitura, parceria com o Ministério da Cultura e o patrocínio da Chocolates Garoto, Brookfield e NBS  que leva livros de todos os interesses para comunidades pelo Brasil afora. Com a missão: Vamos Todos Ler, a iniciativa inaugura, nos próximos meses, vinte e seis bibliotecas comunitárias, em três estados: no Rio de Janeiro: Morro Dona Marta, na cidade do Rio, e em Petrópolis, na região serrana do Estado; em Minas Gerais: Ouro Preto e no município de Recreio (MG) e no Espirito Santo na cidade de Vitória (ES). Até o final do ano, serão 814 salas de leitura espalhadas pelo país.

Além de incentivar a leitura – com a disponibilização de um acervo de qualidade para crianças, jovens e adultos que normalmente não têm acesso ao livro –, o Sala de Leitura busca promover a integração do binômio escola-comunidade. Prioritariamente implantado em instituições educacionais, o projeto tem como objetivo principal fortalecer os laços de cooperação com a escola e fomentar polos culturais nas comunidades contempladas. Também são beneficiados pela iniciativa associações de moradores, centros culturais, ONGs, hospitais, unidades do sistema prisional, entre outras entidades públicas e sem fins lucrativos que tenham o compromisso de dar continuidade à operacionalização das salas.

livro

O acervo de cada sala de leitura é composto por mil livros, abrangendo diversas faixas etárias e áreas de interesse, como: Literatura Brasileira, Literatura Estrangeira, Literatura Infanto-juvenil, Ciências Sociais, História, Desenvolvimento Pessoal, Artes, Filosofia  e Esporte.

Para aproximar o público da literatura brasileira, as salas de leitura homenageiam autores nacionais, tais como Dias Gomes, Graciliano Ramos e Rubem Braga, cujas obras estão presentes no acervo, e padrinhos como Antônio Torres, Guilherme Fiuza, Nélida Piñon, Augusto Boal, Heloisa Seixas, entre outros.

O Sala de Leitura qualifica a mão de obra local para atuar nas bibliotecas por meio de estratégias pedagógicas pontuais:

1. Workshops para diretores e gestores públicos das instituições contempladas;

2. Capacitação de representantes da escola e da comunidade para atuarem como agentes de leitura indicados pelos gestores públicos;

3. Vivências Literárias, estratégia que visa a motivar a instituição receptora a planejar e realizar ações focadas na vida e na obra do autor homenageado;

4. Publicação do “Manual do Facilitador da Sala de Leitura”, material a ser utilizado no dia a dia do projeto.

“Além de atuarmos na construção do hábito da leitura, o projeto sala de leitura fortalece os laços de cooperação entre a instituição e a comunidade local, que ao receberem uma biblioteca com 1000 livros e se engajarem no processo de capacitação de agentes de leitura comunitários reforçam e ampliam sua atuação pública junto às suas comunidades”, explica Cristina Oldemburg, diretora executiva do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.

biblioteca

Em 2003, o Sala de Leitura saiu do papel para ganhar projeção nacional. O que começou como uma doação de livros,  evoluiu para uma série de ações de mobilização social, engajamento de gestores públicos e capacitação de agentes de leitura. Hoje, com mais de 800 espaços de leitura implantados no Brasil, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento tem mais de 4.600 instituições cadastradas formalmente, com cartas de solicitação para  receber as bibliotecas. Mais de 20 grandes empresas já patrocinaram a entrega de salas de leitura e mais de 200 órgãos públicos envolvidos na identificação de oportunidades para doação de acervo apoiam a implantação do projeto.

O Sala de Leitura é concebido em total sintonia com a Política Nacional do Livro e o Plano Nacional do Livro e Leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *