Gastronomia etc.

Dal Pizzol – Vinho com arte e tradição

Por Naira Amorelli

Desde a chegada dos primeiros colonizadores, trazendo na bagagem o vinho produzido em Portugal e as primeiras videiras, passando pelas primeiras mudas de uvas que atravessaram o Rio Uruguai para o estado do Rio Grande do Sul e a disseminação das videiras americanas, finalmente os imigrantes italianos chegaram e se instalaram na Serra Gaúcha dando início à plantação de vinhas e investiram em suas vinícolas familiares.

De uma forma geral, foi assim que o vinho chegou ao Brasil e a partir daí, cada família iniciou sua  trajetória vitivinícola, sua  história e mantém até os dias de hoje suas tradições.

Dal Pizzol 2

De olhos bem fechados

Não, não vou falar sobre o polêmico filme protagonizado por Mr. Cruise ou nenhuma situação parecida, mas a frase é totalmente adequada á experiência que tive em uma das melhores vinícolas que tive a oportunidade de conhecer no Sul do Brasil, mas precisamente na região de Bento Gonçalves, mais especificamente ainda, em Faria Lemos. A Vinícola Dal Pizzol conseguiu mexer com todos os meus sentidos.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


degustação

Frequentemente visito algumas vinícolas em viagens que me possibilitem esta oportunidade e entre tantas que conheci, poucas puderam ser tão diversas com esta visita. Não falo somente ao fato de conhecer vinhedos e degustar os vinhos produzidos no local, desta vez vou mais além. Na Vinícola Dal Pizzol eu tive a oportunidade de fazer uma degustação as cegas em companhia de diversos participantes especializados e profundos conhecedores do vinho.

Coincidentemente neste dia estava incluída na programação esta diferenciada degustação onde todos os participantes foram literalmente vedados e puderam experimentar diversos sabores que não vou dizer quais foram para não estragar a surpresa no momento da sua visita, mas que foge totalmente daquela tradicional degustação as cegas onde na verdade só não vemos os rótulos e testamos nosso paladar para as uvas. Acredite, nesta oportunidade todos os sentidos são explorados. Sim, todos, inclusive tato e audição, os mais improváveis.

Parque Temático e Enoteca

Equipamentos

Ao chegar, fui recepcionada pelo Sr. Antônio Dal Pizzol, um dos administradores do local, que além de extremamente doce e atencioso, não se esquivou de nenhuma resposta às minhas perguntas esclarecendo toda e qualquer dúvida que tive durante meu dia na vinícola. O local não é nada parecido com aquelas “vinícolas padrão” onde caminhamos pelos vinhedos, degustamos alguns exemplares do vinho produzido na casa e depois somos levados para a loja para comprar algo.

Sr Antônio

Definitivamente esta não é a proposta. A Dal Pizzol é verdadeiramente um Parque Temático onde pude relaxar na beira do lago e passear em meio a natureza com diversos exemplares de plantas nativas, exóticas e ornamentais. Pude comer frutinhas colhidas no pé, respirar todo aquele ar puro e viajar no tempo em meio ao ambiente que nos remete ao período colonial com a exibição de diversos objetos relacionados a cultura do vinho de outras épocas, tudo ali, totalmente integrado a exuberante natureza.

Dal Pizzol1

Passeando pela ampla área de 80 mil m² ainda me deparei com a Enoteca que é um verdadeiro cofre de tesouros. Imagine uma adega especialíssima que está localizada em um antigo forno da olaria que existia no local onde ficam armazenadas algumas das melhores garrafas de vinhos de diversas épocas e safras. Algumas, inclusive, são tão raras que me deixaram aflita por estar tão próxima. Afinal, não estamos falando de quarenta dias e sim de quarenta anos de tradição familiar na cultura do vinho.

Gastronomia

A gastronomia é um capítulo à parte. Todo apaixonado por vinho não pode deixar de ser apaixonado por boa gastronomia. Fato. Poder degustar de saborosos pratos da culinária italiana acompanhado com os melhores vinhos em um charmoso restaurante na beira do lago é sem dúvida mais um diferencial deste lugar especial e acolhedor. O ambiente é de uma simplicidade e sofisticação difícil de explicar em palavras. O cardápio é cuidadosamente elaborado para agradar o paladar dos mais variados gourmet lovers.

Restaurante

Não termine sua visita a este lugar único antes de conhecer o projeto inovador que a vinícola faz em parceria com a Embrapa denominado como Vinhedo do Mundo. Nesta ampla área estão plantados exemplares de uvas de todo o mundo. Obviamente alguns se destacam com maior qualidade e outros ainda estão se adaptando ao solo. A intenção é realmente essa, realizar um grande estudo onde será possível observar a adaptação de uvas das mais remotas regiões ao nosso solo. As uvas colhidas no local são analisadas por especialistas da Embrapa que verificam as condições reais de investimento ou descarte total para uma futura produção. É muito interessante passear entre uvas de tantos países que nem fazia ideia que havia produção comercial de vinho. Mais uma grande experiência.

vinhedo do mundo

Em sua viagem pela Serra Gaúcha, não deixe de vivenciar momentos como estes que certamente tornarão suas lembranças ainda mais especiais e inesquecíveis. Aproveite e visite www.dalpizzol.com.br.

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI


Seguros Promo

3 Comentários

  1. 24 de novembro de 2014 ás 09:24 Responder
    Ana

    Compartilho da alegria de ter visitado a Dal Pizzol mais de uma vez. O lugar é muito lindo, o Sr Antonio é um amor de pessoa e os vinhos são muito bons!!
    Parabens pela reportagem. obrigada.

    • 26 de novembro de 2014 ás 17:12

      Olá Ana, que bom saber que também gostou tanto da Dal Pizzol!! Sr. Antônio é uma pessoa extremamente atenciosa e nos mostrou tudo por lá. Se puder retornar e ter a experiência da degustação as cegas recomendo muito.
      Obrigada por sua companhia aqui no Portal Embarque na Viagem.
      Abraços,

      Naira Amorelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *