Gastronomia etc.

El Huaso Enrique: Gastronomia e cultura chilena em harmonia

Recentemente estive no Chile a convite do Turismo Chile em parceria com a Foody Chile para conhecer um pouco mais a culinária chilena e explorar os sabores que tantos me haviam recomendado em viagens que fiz. A experiência foi muito satisfatória e gradativamente estarei relatando para você estas aventuras gastronômicas.

restaurante El Huaso Enrique - quadro

Vou começar meus relatos pelo restaurante El Huaso Enrique, em Santiago, que ocupa um casarão construído há mais de 100 anos no centro e fica perto do bairro Brasil, isso mesmo um bairro inteiro em Santiago em homenagem ao nosso país. O restaurante possui vários ambientes, incluindo um palco onde se apresentam artistas e grupos musicais com o melhor da música latino-americana.

restaurante El Huaso EnriqueO “Huaso Enrique” mantém as tradições chilenas, seja em sua comida ou o seu ambiente musical, no local você não vê clientes e sim um show de personagens que desfilam pelo restaurante. Uma coisa eu aprendi observando as mesas no meu entorno, se estiver com muita fome peça uma entrada e o prato principal de uma vez só, pois a casa vive lotada e o atendimento é muito lento (chega a ser amador), você pode esperar até uma hora para sua comida chegar se o show já tiver começado. Os preços são acima da média chilena, a comida é quase caseira, as facas são cegas, porém a diversão fica por conta dos “cuequeros de Chile” que lotam a casa todos os dias para cantar e dançar a Cueca, tanto a urbana como a tradicional. As pessoas se encontram no restaurante e cantam e dançam espontaneamente. Este lugar é um espaço que não discrimina ninguém, para dançar você só deve sentir amor pela Cueca e se largar.

Grupo musical Las Primas

Grupo musical Las Primas

O restaurante El Huaso Enrique é bastante tradicional e existe desde 1952, seu fundador, Enrique Araya, saiu do interior de Pichidegua (uma cidade da província de Cachapoal, localizada na Região de O’Higgins) para Santiago – daí seu apelido “El Huaso” (Huaso é uma denominação das pessoas ligadas a atividade pecuária em regiões de ocorrência de campos naturais do vale do Chile), ele próprio comprava os animais, os matava e fazia a comida de forma muita caseira. Com o passar do tempo o lugar cresceu e El Huaso Enrique tornou-se um lugar onde os políticos, músicos, escritores e pessoas influentes se reuniam diariamente. O mais importante é que o lugar tem mantido as tradições ao longo dos tempos, realmente um ambiente boêmio e muito agradável.

restaurante El Huaso Enrique - comida

Nesta noite eu experimentei sua “papas fritas”, as tradicionais empanadas sortidas, purê de batata picante, Choclo a la crema e uma Parrillada Especial, também provei o tradicional Pastel de Choclo, mas acabei não guardando espaço para a sobremesa por conta de tanta carne na Parrillada que veio com pedaços de frango, filé mignon, costela de porco, chouriço e linguiça, tudo isso empilhado sobre batatas cozidas servidas em um braseiro que me deixou só Deus sabe como. Ao todo éramos sete na mesa e não aguentamos de tanta carne, mas juro que se a faca estivesse afiada eu teria sido ainda mais guloso e não recusaria mais carne. Já não posso esperar para repetir a experiência.

Restaurant El Huaso Enrique
Calle Maipú nº 462 – Centro – Santiago-Chile
www.elhuasoenrique.cl
www.facebook.com/elhuaso.enrique
E-mail: reservas@elhuasoenrique.cl

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *