Dicas & Destinos

Passeios de outono em Praga

Por Anja Böhnke (Tradução: Konstanze Pfeiffer)
A jornalista viajou a convite do Escritório de Turismo da República Checa – CzechTourism

Edifícios antigos, músicos multifacetados, obras de arte provocadoras, mercados muito animados e jovem vinho de Martinswein – ou: Na busca de um raio de sol.

silberstreifen-616

A capital tcheca de Praga não se mostrou em cor de ouro nesse terceiro fim de semana de novembro. Mas Praga também vale a pena quando está frio e molhado. Por quê? Tem muitas razões como a história de mais de mil anos da cidade imperial antiga. Encontra-se com eles permanentemente. Por isso se deveria promanar simplesmente pela cidade. E com sorte, se encontra também um raio de sol …

karlsbruecke-616

Pontos turísticos clássicos: O caminho de reis

Depois da minha chegada na sexta à tarde, eu vou para o caminho de reis do Staromestské námestí (Círculo da cidade velha), passo a prefeitura com o seu relógio astronômico, atravesso a Karl?v most  (Ponte de Karl) e me dirijo para a fortaleza de Hrad com o domo de Veitsdom. Muito clássico.

bruecken-band-616

Na ponte que está decorada à esquerda e à direita com estátuas tocam músicos de rua – uma banda de jazz sólida, um músico de acordeom diabólico com repertório de Bach, um músico de flauta estranho que toca a sua flauta de bisel com o nariz para impressionar duas garotas. Elas dão risadinhas. Eu desapareço porque gosto mais de olhar as estátuas na luz cinza da tarde – e mais tarde da noite.

karlabruecke-turm-616

No caminho para a fortaleza tem muitas lojas turísticas, restaurantes e barracas com quentão ou Trdelnik, uma maneira de bolo tcheco em forma de cilindro e grelhado em barras. Tem semelhança com o bolo de Baumkuchen alemão.

trdlo-616

Alguns visitantes que sobem também respiram com dificuldade. É ainda mais difícil com sapatos de salto alto, especialmente no calçamento de paralelepípedos, o rebaixamento não é nada fácil.

hrad-ausblick-lichter-616

No crepúsculo, a olhada da fortaleza altamente acima dos tetos da cidade deixa quase um sentimento triste no peito. Na balaustrada, solitários, casais e grupos desfrutam da atmosfera até longe depois do pôr do sol quando Praga parece de acima um mar de luzes colorido.

veigtsdom-vorn-616

“Boooah” diz uma japonesa ao olhar do domo de Veitsdom iluminado por faróis à noite. Eu também concordo e tento tirar uma foto dessa imagem impressionada. Mas não é fácil. O domo é enorme. E embora eu esteja em Praga pela terceira vez, estou impressionada novamente. Lamentavelmente, acaba a hora de visita e não posso dar uma olhada no interior com as colunas altas que me lembravam de uma floresta de pedras quando as vi na última vez.

veitsdomnacht-616

O terreno da fortaleza que está iluminado por lâmpadas parece misterioso. O número de visitantes não é muito grande; quase todas as atrações turísticas e exibições já estão fechadas. Durante o dia está lotado mas mesmo assim, a visita da fortaleza é uma necessidade absoluta para cada visitante de Praga.

veitsdom-616

Entretanto está completamente escuro e tarde demais para uma visita do quarto velho judaico – outra atração turística. Agora tenho que apressar-me para chegar pontualmente ao Fusion Hotel para o jantar e o encontro com os outros blogueiros.

entenbraten-616

Ao jantar eu escolho muito tradicionalmente pato com repolho roxo e bolinhos (Knödel). Ao acompanhar eu tomo uma taça de vinho Rosé tcheco, mais tarde um vinho branco tcheco.

Mercados animados charmosos

À manhã de sábado eu me dirijo ao mercado semanal direitamente nas margens do rio de Moldau. A caminho do Moldau eu passo a praça Václavské námestí com a estátua famosa e o Museu Nacional, a prefeitura  Novom?stská radnice na praça Karlovo nám?stí, uma escultura bizarra de cogumelos gigantescos e a casa dançando.

pilze-616

Ao passar os restaurantes e casas flutuantes, eu descubro um raio de sol. Mas ele desaparece antes que eu possa lhe dar as boas-vindas alegremente.  No verão sempre tem muita gente pela margem do rio, quase reina um ambiente festivo. Agora está mais tranquilo.

unter-bruecken-prag-616

O humor melancólico desaparece quando eu mergulho no movimento animado do mercado semanal. Aqui tem principalmente artesanato local e alimentos regionais – alguns deles mesmo biológicos. Muitos estandes vendem especialidades quentes e clássicos como filetes de lúcio frito, Bauernfrühstück (prato de batata salteada, presunto, alho-poró ou cebolinha, cebola, ovos… ) com cogumelos, chucrute com carne de porco, gulache, batatas fritas às rodelas, salsichas … E claro, tem também café e quentão.

markt-salzgemuese-616

Numa longa fila de estandes se vende vinhos de quintas diferentes que podem ser provados pelos clientes como o Martinswein. É o primeiro jovem vinho deste ano. Por 80 K? (R$ 9) se recebe uma taça de vinho de um cordel que se pode pendurar no pescoço. Absolutamente recomendável! Só se pode experimentar isso no outono!

martinswein-1-616

Mais tarde eu estou encantada por uma banda que toca música tradicional tcheca. O seu palco se encontra em um pontão – ou seja, flutua na água. Na margem do rio o público está escutando. Um homem velho canta junto com eles baixamente. Outra mulher idosa cantarola o refrão. Homens e mulheres de todas as idades balançam com a cabeça ou movem as mãos ao som da música. As crianças saltam e dançam. Um homem jovem dança primeiramente em volta da sua namorada, depois de uma menina e finalmente sozinho. O público fica entusiasmado. Eu também. Talvez não seja “cool” mas gostei! Uma boa lembrança!

taenzer-616

Arte provocatória e subcultura

No verão eu teria passado todo o dia até tarde da noite nas margens do rio. Agora, no outono, eu participo de uma excursão alternativa pela cidade de três horas – também a pé. Thomáš Jelínek, artista de grafite e fundador da agência Prague Alternative Tours, mostra a sua Praga – cheia da criatividade e vitalidade: grafites, underground clubs, galerias, artistas de guerrilha e um anarco hacker club. Impressões muito inspiradoras! Na minha opinião uma necessidade para todos aqueles que estão interessados em uma arte contemporânea provocatória!

roxy-knochen-616

Tão inspirada, eu persigo os vestígios do enfant terrible da cena artística da Praga – do escultor David ?erný. O seu cavalo pendurando na vertical na Passagem de Lucerna na Národni tem em mim o mesmo efeito que um golpe na boca do estômago. A estátua de cavalo controversa com o cavaleiro deitado sobre a barriga é uma paródia da escultura de cavaleiro na praça Václavské námestí em frente do Museu Nacional. Impressionante! Mas também um absurdo que ela fica em um centro comercial e não no Museu Nacional.

haengendes-pferd-616

As obras de David ?erný se encontram em toda a cidade. Ao atravessar o Modal na ponte ?ech?v most em estilo art nouveau, se pode ver o metrônomo gigantesco em cima do monte de Letna – como símbolo de mudança política. No passado esteve lá uma estátua ostentosa de Stalin.

Faço um pequeno passeio ao longo do rio para a ponte de Karl?v. Perto dela, no pátio do Museu de Kafka, ficam “os homens mijando” de David ?erný. Dois homens de bronze dão uma mijada com abdômens girando numa bacia com o contorno da República Tcheca.

pinkelnde-maenner-616

Em parte por ruas estreitas e pitorescas, em parte ao longo do rio, eu sigo para o Museu de Kampa, em frente dele são exibidos três bebês gigantescos. Talvez traga boa sorte quando se corre a mão pelas bundas de bronze deles … As bundas já estão polidas pelo toque por muitos outros visitantes. Em lugar de uma face, as cabeças dos bebês têm entalhes que devem representar códigos de barras.

babys-616

Finalmente se mostra o sol que não só deixa brilhar as bundas dos bebês. Parece que toda a Praga está dourada de repente. E afinal de contas posso desfrutar da Praga de Ouro!

goldenes-prag-616

Sugestões

Informação turística: No site de Praga tem muitas informações interessantes e uma lista de todos os postos de turismo oficiais para aqueles que ainda não conhecem a cidade.

www.prague.eu/en

www.prague.eu/en/practical/-tourist-information/tourist-information-centres-10802

Mapa da Praga: Mapa inglês gratuito “Use it map” com muitas sugestões legais, mesmo com dicas de conduta.
www.use-it.travel/cities/detail/prague

www.use-it.travel/_files/fileupload/cities/plans/2014_prague.pdf

Hotel: O simpático Fusion oferece com o White Room mesmo uma Suite encantadora com terraço.
www.fusionhotels.com

Visita guiada: Prague Alternative Tours é uma necessidade absoluta para todos aqueles que querem saber como a Praga moderna funciona.

www.praguealternativetours.cz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *