Gastronomia etc.

Chefs representam a culinária brasileira na Expo Milão 2015

A Expo Milão 2015 será uma oportunidade para o Brasil reposicionar-se como país que se preocupa com o meio ambiente, produz alimentos de qualidade e em quantidade, respeitando as identidades culturais. Aliado a isso, o Brasil mostrará durante a Expo suas expressões culturais mais diversas e promoverá seus destinos e gastronomia.

EXPO-2015-Milano-Mascots-mascotte

Para o espaço brasileiro estão previstas as seguintes atividades culturais: exposição de artes, incluindo a inovadora exposição culinária “Chefs do Brasil”; produtos audiovisuais; apresentações de artes cênicas e apresentações musicais.

A participação do Brasil tem como propósito principal o fortalecimento da imagem do país, mesclando mensagens relacionadas ao turismo e à cultura com a produção de alimentos de forma sustentável, com qualidade, alta produtividade, pautada em pesquisas, em inovação e com total respeito ao meio ambiente e às identidades culturais.

A culinária brasileira será representada por 4 chefs:

Roberta Sudbrack – A primeira mulher a dirigir um restaurante três estrelas no Brasil. As criações da Roberta Sudbrack dão novo sentido à culinária do Brasil, empregando os ingredientes nacionais sob o enfoque de novas utilizações e apresentações de uma receita, que se revela típica, tradicional, acolhedora e, ao mesmo tempo, surpreendente. As mudanças de métodos e formas têm o objetivo de explorar o melhor de cada elemento: cor, textura, aroma, sabor e a maneira como eles se harmonizam. Conectam a importância e o contexto cultural, são evidências da dedicação que revela a beleza da “cozinha do dia a dia”.

Roberta Sudbrack

Rodrigo Oliveira (Restaurante e Cachaçaria Mocotó) – A nova geração de chefs está redescobrindo os valores nacionais, a comida caseira, os ingredientes da terra, o orgulho da própria identidade e a construção da gastronomia brasileira.

Rodrigo Oliveira - Mocoto

Ana Luiza Trajano (Restaurante Brasil a Gosto) – Em 2013, assumiu a curadoria da pós graduação em gastronomia brasileira do SENAC, uma das mais respeitadas instituições de ensino do Brasil. E, no final do mesmo ano, lançou seu segundo livro, Cardápios do Brasil, que marca a trajetória dos oito anos do Brasil a gosto. A obra traz receitas, textos sobre as experiências de suas viagens, processos de produção da comida e um glossário fotográfico com 167 ingredientes.

Ana Luiza Trajano

Helena Rizzo (Restaurante Maní Manioca) – Sua culinária harmoniza tradicionais ingredientes brasileiros e filosofia culinária com modernas técnicas e influência internacional, vindas principalmente da Espanha e Itália.

Helena Rizzo

Exposição Chefs do Brasil – O projeto Chefs do Brasil visa disseminar a gastronomia brasileira no exterior por meio de instalações com alimentos, cooking shows aliados à música e cultura regionais e seminários sobre culinária, suas origens e produtos.

A Expo Milão acontecerá do dia 1º de maio até 31 de outubro, na cidade de Milão- Itália, com o tema “Alimentado o Planeta: Energia para a Vida” e tratará de nutrição e das culturas gastronômicas de todas as partes do Mundo.

É a primeira exposição universal que tem certificação de sustentabilidade. Confirmados a participação de mais de 140 países, entre eles o Brasil. Tudo sobre o evento no site: www.expo2015.org/it.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *