Cuide da saúde para brincar o carnaval

Brincar o carnaval é muito bom, mas sem deixar a saúde de lado. 

Carnaval

O carnaval está se aproximando e a maratona de blocos de rua já começou. Então, você, caro leitor esperto do Embarque na Viagem é um bom folião e vai ficar atento á estas dicas. Afinal, não custa nada seguir algumas recomendações simples para evitar problemas maiores.

• Não beba com o estômago vazio. Sem alimento, o corpo absorve o álcool mais rapidamente. É sempre bom intercalar água ou suco de fruta entre a ingestão de álcool;

• Coma a cada três horas. O ideal é ingerir pequenas porções em várias refeições diárias. Evite carnes e lanches gordurosos e, na medida do possível, não coma em lugares sem higiene adequada;

bloco-sargento-pimenta

• Evite virar noites na folia, o sono é fundamental. Sei que essa é difícil, mas você pode intercalar com horas de sono e aproveitar muito mais;

• Vista roupas confortáveis e, de preferência, de tecidos naturais como algodão que permitem a transpiração da pele. Nós sabemos como ficamos com a roupa colada no corpo;

• Cuidado com o sol. Verãozão no Rio de Janeiro tem um sol de rachar o coco e por isso lance mão de dois grandes aliados: chapéu e protetor solar. Sempre!!

• Cuidado com as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids e a Hepatite: Use camisinha!! SEMPRE!!!

• Calçados com salto são sim um luxo, mas para as maravilhosas passistas que ao meu modo de ver, já nascem sambando de salto. Saltões podem provocar torções e fraturas de tornozelo, principalmente, quando usados em terrenos acidentados.Tênis é uma boa opção, vamos deixar os saltos poderosos para as experts, ok.

• Evite o uso de energéticos para ‘mascarar’ o cansaço dos dias de folia. Isso é uma bobeira sem tamanho, principalmente se você associar ao álcool. O resultado disso é que sua concentração e sua atenção ficaram evidentemente comprometidas.

CARNAVAL-TRIUNFO-MASCARAS

• Abuse de suco de frutas, água de coco e outros líquidos em geral durante o Carnaval.

• Nesse período, nada de comidas muito pesadas e os pratos tradicionalmente ricos em gordura ou preparados com muitos temperos. Para os foliões, o melhor é trocar os pratos gordurosos pelas massas, como a macarronada, lasanha, pizza, arroz, angu, pães e assados à base de farinha de trigo. Você sabia que as massas em geral são fonte de energia facilmente disponível para o gasto energético maior gerado pela folia? Ao contrário das gorduras, que demoram muito mais para serem consumidas e se acumulam no organismo com mais facilidade. Cuidado apenas com os molhos à base de creme de leite e maionese e com os recheios à base de embutidos e queijo amarelo. É hora de dar preferência aos molhos de tomate e recheios de carne magra e queijo branco.

• Abuse das saladas durante o Carnaval, procurando ingerir uma grande variedade de legumes e verduras, principalmente crus. Esses alimentos, além de fornecerem importantes nutrientes, ainda ajudam na reposição das perdas de água e sais minerais geradas pela transpiração. As frutas podem ser utilizadas para o mesmo fim, embora contenham mais açúcar. Mas está valendo.

269576_1611319821771_738499_n

Agora a dica que é primordial para você que vai pular na folia de Momo não cair apagadão no meio do bloco: BEBA MUUUUITA ÁGUA!!!! Se o ideal é consumir pelo menos dois litros de água por dia em situações normais, nestes períodos de festa você pode duplicar facilmente esse volume.

Hidratado, bem alimentado, com o soninho organizado, protegido contra o sol e contra doenças sexualmente transmissíveis, seu carnaval vai ser inesquecível. Mas eu garanto que as lembranças serão boas.

Divirta-se!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *