Variedades & Tecnologia

A agenda cultural de Assunção

Uma das características não tão conhecida do turismo paraguaio são as várias opções culturais e atividades artísticas que o país guarani oferece aos turistas, sobretudo os que estão em Assunção. Conheça, a seguir, algumas delas:

Bienal de Assunção
A I Bienal Internacional de Assunção se realizará entre os dias 1º e 31 de outubro e terá o objetivo de colocar a Cidade no mapa de viagem de curadores de arte, estudantes de arte e curiosos de todo o mundo. O nome da Bienal, “Grito de Libertad – Saso Sapukai”, representa o esforço dos artistas em transformar cada parte da cidade, edifícios abandonados, praças e parques de bairro em pequenas obras de arte para que paraguaios e turistas possam admirá-los.

Entre júri e curadores das várias atividades que estão sendo planejadas estão o crítico de arte e escritor paraguaio, Osvaldo Gonzalez Real; o pesquisador, crítico de arte e curador baseado em Havana, Dannys Montes de Oca, e o professor de História Contemporânea de Arte e diretor da Escola de Artes, Design e Indústrias Criativas da Wichita State University (EUA), Royce W. Smith.

Será uma grande oportunidade para os turistas que querem mergulhar na cultura local, e conhecer as correntes artísticas da região.

Museo Barroco

Museo Barroco

Atividade Teatral
A atividade teatral em Assunção é intensa e variada, sobretudo nos últimos cinco anos, com destaque para as peças dos países vizinhos ao Rio de la Plata, além do teatro paraguaio e das comédias que contam com grande aceitação do público.

O principal ponto de referencia teatral é o Teatro Municipal de Assunção Ignacio A. Pane, cuja origem remonta a 1855, quando era denominado Teatro Nacional. O empresário espanhol Baudilio Alió obteve, em 1866, pela lei, uma concessão de 25 anos pelo teatro. Essa lei o autorizou a construir um novo edifício para a sede do teatro, no mesmo solar em que se construiu o anterior.

Museo de arte sacro

O salão principal tem capacidade para 600 pessoas. Nele, acontecem os concertos da Orquestra Sinfônica da Cidade de Assunção (OSCA), a Orquestra do Congresso Nacional, e o teatro popular nacional e internacional. A programação mensal pode ser consultada no site: www.teatromunicipal.com.py/calendario

Outro teatro tradicional do país é o Arlequim Teatro, fundado pelo arquiteto, ator, cenógrafo e figurinista paraguaio José Luis Ardissone, em 1982. Pelo local já passaram artistas renomados de nível internacional e regional. Orquestras, cantores e companhias de ballet, além de teatros populares e clássicos da literatura, têm um espaço de destaque no local.

O Grande Teatro do Hotel Guarani é referencia no mundo teatral. Inaugurado em 1986, ficou inativo em 1996. Posteriormente, o governo arrendou-o ao grupo argentino Fën, os proprietários das redes de hotéis Esplendor y Dazzler.

Com a reabertura do hotel localizado no mesmo edifício, em 2008, o grupo decidiu reativar o teatro: todo o espaço foi reformado e ampliado com para 800 espectadores. Na antessala do hall está o Café das Artes, onde acontecem exposições de artes plásticas.

Finalmente, não podemos deixar de mencionar o Teatro Lírico “Jose Asunción Flores” do Banco Central do Paraguai, inaugurado em 2005. Com 1.100 lugares é o teatro com maior capacidade na cidade.

Museo del Barro

Museo del Barro

Museus
Entre os museus e galerias de arte da Cidade, destacamos:

O Centro de Artes Visuais / Museu do Barro fica no bairro Sao Jorge e fui criado em 1989. Ali, os visitantes podem apreciar diferentes objetos como esculturas religiosas, móveis, rendas, imagens, joias e máscaras. Tem várias salas como a “Capela Sistina”, de Ricardo Migliorisi, e “Próxima Ceia”, de Carlos Colombino; uma sala de cerâmicas pré-hispânicas de toda a América e duas salas de arte indígena do Paraguai, inauguradas pelos reis da Espanha.

É notável a coleção de esculturas religiosas das Missões Jesuítas e Franciscanas. A coleção inclui uma ampla representação de arte gráfica latino-americana e espanhola, com 400 gravuras.

Museo del Barro

Museo del Barro

Museu de História Natural e Indígena
Localizado no mesmo prédio que o Botânico e Zoológico de Assunção, foi fundado nos anos 1920 pelo casal de cientistas alemães Carlos Friebig e Anna Gertz, num lugar conhecido como “Casa Baixa”, então pertencente a Don Carlos Antonio López.

Parte das coleções está exposta nas setes salas do antigo casarão. Há exemplares valiosos de animais embalsamados, que permitem aos turistas e público em geral conhecerem a vida selvagem paraguaia, com algumas espécies ameaçadas de extinção.

Com a visita do Papa Francisco, que aconteceu em julho, o Museu de Arte Sacra de Assunção ganhou relevância. Instalado no Vila Lina, o edifício de estilo italiano do início do século XX, localizado na esquina de Manuel Dominguez e Paraguarí, uma das sete colinas de Assunção. Foi inaugurado em 2010 e tem seis salas, um auditório, cafeteria, livraria, loja de presentes e um belo terraço onde os eventos são realizados ao ar livre.

A coleção permanente do museu tem cerca de cem imagens religiosas paraguaias dos séculos XVII e XVIII, que destacam diferentes temas de arte sacra do Paraguai e seu desenvolvimento desde o barroco europeu importados pelos jesuítas e franciscanos.

Lic. Javier Ramírez, coordenador do Departamento de Informações Turísticas da Secretaria Nacional de Turismo (Senatur), responsável pelo atendimento a operadores, agentes de viagem e meios de comunicação que participam de press trips de familiarização; pela programação de itinerários turísticos para delegações, convidados especiais e outros grupos de interesse; elaboração e atualização de materiais informativos de promoção turística; capacitação de guias turísticos e participação em atividades nacionais e internacionais de promoção turística.

Para mais informações sobre o destino: www.paraguay.travel

Museo del Barro (1)

A MKTNETWORK é uma empresa composta por uma extensa equipe de profissionais com vasta experiência na execução de estratégias de comunicação por meio de sua rede de escritórios nos principais mercados da América Latina. Especialista em marketing integrado, proporcionando um resultado de comunicação 360. A MKTNETWORK nasceu em 2002 e, em sua trajetória, desenvolveu estratégias locais e regionais bem sucedidas de diferentes produtos e serviços, com a visão de um mercado global de Publicidade. Realiza projetos para empresas, instituições e governos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *