Gastronomia etc.

Izakaya Mok, um cantinho especial para degustar saquês e petiscos

Apaixonados pela cozinha oriental ganharam um cantinho especial na Cidade Maravilhosa para degustar pequenas porções da gastronomia da terra do sol nascente.

Sushi Izakaya Mok_Tako no Kakuni_polvo com edamame_crédito Filico de Souza (3)

Na verdade, o lugar já é conhecido, mas o conceito é novo. O antigo Minimok de Ipanema agora se chama Izakaya Mok. O conceito é o mesmo de lá do Japão, sentar à mesa para degustar doses de saquês e compartilhar petiscos no melhor estilo barzinho com os amigos.

No Japão, os Izakayas nasceram em ambientes de lojas de saquês em espaços diminutos que podem ser comparados, na profusão de estilos, aos bares, botequins, botecos e pés limpos cariocas, pois diferenciam-se muitas vezes na forma e no conteúdo, mas assemelham-se nas principais características: o saquê e as pequenas porções de petiscos japoneses. A fórmula, pioneira na cidade, chega a Ipanema pelas mãos do empresário Eduardo Preciado, no espaço onde funcionou por dez anos o Minimok, na Vinícius de Moraes.

O local agora conta com uma adega de saquês para 50 garrafas e uma iluminação assinada pelo laureado Maneco Quinderé que pode acompanhar qualquer variação das mesas no salão. Ressaltando que o espaço foi reformado pelo arquiteto Ricardo Guimarães.

Sushi Izakaya Mok_duo de vieiras canadenses_crédito Filico de Souza

Para os antigos frequentadores ficarem sossegados, o ponto alto do conceito do Minimok foi mantido: um sushibar onde destacam-se os peixes raros e nobres. E, como novidade, chegam pequenas porções de clássicos de Izakaya, como o Ika no Karaage (lulinhas empanadas e fritas) enasu missô (berinjelas deliciosamente temperadas em missô, a tradicional pasta de soja japonesa), e outros com toque autoral, como o suculento tentáculo de polvo braseado servido com creme de edamame.

Minimok_Serviço de uma dose de saquê_ Ichi-g?  180 ml_crédito Filico de SouzaPara os apaixonados pelo saquê, a carta do restaurante é disponibilizada em um tablet. Nele, o cliente encontra breves descrições e notas elaboradas pela casa com características relevantes de cada rótulo. Encontra também a possibilidade de tomar meia garrafa (tokuri) e dose (ichi-g?) de rótulos nobres, dificilmente disponíveis no mercado e garimpados pessoalmente por Preciado, que montou a carta tendo o cuidado de representar bem cada categoria de saquês. “Há quatro tipos de saquês considerados super premium. Todos eles levam a palavrinha “ginjo”. Pronuncie “guinjô” e está à salvo”, brinca.

Serviço:

Ipanema: Rua Vinícius de Moraes, 121 – Lj C – Ipanema. Tel.: 2523 7026 (40 lugares). De domingo a quinta de 12h à 0h. Sexta e sábado de 12h à 1h. CC todos. www.minimok.com.br

Fotos: Filico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *