Variedades & Tecnologia

Exposição fotográfica retrata a relação entre queijos e mulheres vencedoras

O empório Casa Carandaí, no Rio de Janeiro, recebe a exposição “Les Filles à Fromages”, dos fotógrafos franceses Sophie Carre e Vincent Lappartient, que fica em cartaz até o dia 31 de outubro. Inédita no país, a série, promovida pelo CNIEL (Centro Nacional de Economia Leiteira da França) conta com 9 imagens que mostram a paixão de mulheres por queijos franceses. O intuito é divulgar a diversidade desses laticínios e mostrar que fazem parte do dia a dia de mulheres de todas as nacionalidades, inclusive atletas como as retratadas nessa nova série de fotografias.

 Nathalie Pechalat_patinacao artistica

Nas imagens é possível encontrar medalhistas como Clarisse Agbegnenou, campeã mundial de judô, que mesmo com uma dieta regrada para os campeonatos não reluta quando o assunto é queijo. “Sou gulosa. Gosto tanto do queijo servido ao final das refeições quanto de beliscar um pedacinho a qualquer hora do dia”, diz. Muriel Hurtis, recordista francesa dos 200m raso, adorou ser convidada para as fotos: “É um projeto realmente original. É tão raro associar gulodice e esporte. Eu aderi a esse conceito tão simpático principalmente porque a gastronomia e o esporte são dois mundos que aprecio muito”, conta.

 Manon Valentino_BMX_bike

Também fazem parte da série: Nathalie Péchalat, bicampeã européia de patinação artística em 2011 e 2012, e companheira do ator Jean Dujardin, vencedor do Oscar de melhor ator pelo filme O Artista em 2012; Elodie Clouvel, medalha de ouro no campeonato mundial de pentatlo moderno; Cleopatre Darleux, da seleção francesa de handball; Nodjialem Myaro, presidente da Liga Feminina de Handball francesa e campeã mundial, de 2003; Emmeline Ndongue-Jouanin, medalha de prata das Olimpíadas de Londres no basquete; Sarah Ourahmoune, boxeadora campeã mundial da categoria peso-mosca, de 2008; Gaëtane Thiney, atacante da Seleção Francesa de Futebol; e Manon Valentino, bicampeã europeia de BMX.

Clarisse Agbegnenou_Judo

Sobre a exposição:

Essa é a segunda edição da exposição Les Filles à Fromages, lançada em março em Paris na Milk Factory e exposta na cidade de Nova York de junho a setembro no French Cheese Board. A primeira exposição, produzida em 2014, passou por cidades como Paris, Nova York, Los Angeles, São Paulo e Rio.

Exposição “Les  Filles à Fromages”, de Sophie Carre e Vincent Lappartient

Até 31 de outubro de 2015.

Casa Carandaí – Rua Lopes Quintas, 165, Jardim Botânico – Rio de Janeiro. Tel.: (21) 3114-0179.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *