Dicas & Destinos

FINAL DE ANO & FÉRIAS COM PETS

Adeus ano velho, feliz férias novas. Dezembro é sinônimo de festas, calor e viagens. Tudo junto e, muitas vezes, misturado. Quem tem um animal de estimação, deve se preparar e ter alguns detalhes em mente.

Os cuidados envolvem, no caso de pegarem a estrada juntos, desde a escolha do destino, opção de hospedagem, transporte, documentação e vacinas, até os festejos Natalinos e da virada do ano.

Para começar, a Carteira de Vacinação atualizada com as vacinas básicas (v8 ou V10 e Raiva) é documento indispensável. E prepare a bagagem do mascote com todos os pertences preferidos e objetos que ajudem na adaptação do animal ao novo local, como cama, mantinha, comedouros, bebedouros e brinquedos. Sem esquecer da ração, que deve ser em quantidade suficiente para a duração da viagem.

Caso o meio de transporte seja aéreo, verifique, junto a companhia, quais são as regras e custos aplicados e efetue a reserva do seu pet com antecedência. Se a viagem for de carro, não esqueça o cinto de segurança apropriado para o seu mascote ou caixa de transporte. Ele não pode e não deve ir solto no veículo, para a segurança de todos e porque isso é uma infração no código de trânsito brasileiro. Dependendo da duração da viagem, programe algumas paradas a cada 2 ou 3 horas, para o pet relaxar e fazer suas necessidades fisiológicas. Não o alimente momentos antes da viagem e nem durante o trajeto, e mantenha-o sempre hidratado

E como estamos em pleno verão, provavelmente o destino escolhido seja no litoral. Pois é, devemos lembrar que, oficialmente, a permanência de animais é proibida em toda faixa litorânea brasileira. Ainda não temos o privilégio de ter praias caninas como as existentes em países como Estados Unidos e Itália. Ainda…

Mas, se esta é a única opção, fique atento ao seu peludo para que a presença de vocês não seja incoveniente e tome alguns cuidados caso a temperatura esteja elevada, como por exemplo, o uso do protetor solar, sombra e muita hidratação.

E lembre-se de sempre mantê-lo na guia e recolher os dejetos.

Os hotéis pet friendly estão em alta e, hoje, os “pet viajantes” contam com muitas opções pelo Brasil. Mas é sempre bom consultar o estabelecimento antes de levar o seu bichinho e tomar conhecimento sobre a Politica de Hospedagem animal estabelecida pelo hotel. No site Turismo 4 Patas, você encontra diversas opções de hospedagens pet friendly.

Durante as comemorações, os mascotes precisam de cuidados e atenção especiais. Os enfeites e luzes da decoração natalinas devem ficar fora do alcance dos animais, especialmente dos filhotes. A ceia também não deve ser compartilhada com pets, pois alguns alimentos humanos podem causar vômitos, diarreia ou até mesmo intoxicações alimentares.

A habitual e inevitável queima de fogos da virada do ano costuma ser um grande problema, pois o barulho pode estressar alguns animais a ponto deles se machucarem na tentativa de se esconderem ou mesmo fugirem desesperadamente. Usar tampões ou algodão nos ouvidos pode minimizar o impacto do barulho. Em último caso, e sempre sob orientação veterinária, o uso de calmantes faz-se necessário.

Deixar o mascote por perto e fazer com que ele participe da festa e das férias, de modo divertido e respeitando seus limites, é a melhor maneira de curtir esse momento com ele.

E não se esqueça do mais importante, com responsabilidade e segurança, aproveite ao máximo as suas férias e as suas festas, e divirta-se muito ao lado do seu melhor amigo!!

FDS Ecaologico 9 (491_1) (43)

Larissa Rios, fundadora da empresa e portal Turismo 4 Patas, é Turismóloga, especialista em Hospitalidade animal e roteiros de viagem e eventos pet friendly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *