Life&Style

10 Mitos e Verdades sobre os lácteos

Alergia e intolerância à lactose são a mesma coisa? Para emagrecer devo para de consumir leite? Adultos precisam consumir leite? No nosso cotidiano somos cercados de diversas questões e crenças populares e muitas vezes não paramos para refletir se os fatos são realmente verdadeiros. Confira abaixo quais são os mitos e verdades sobre esses alimentos que fazem parte de nossa rotina, os lácteos.

1- Alergia à proteína do leite é diferente de intolerância à lactose.

Verdade. A alergia é uma reação do sistema imunológico a determinados alimentos. O leite pode ser um deles e, nestes casos, seu consumo deve ser restringido.
A intolerância alimentar à lactose se refere à dificuldade de digerir o açúcar existente no leite e é provocada por uma deficiência do organismo na produção da enzima lactase responsável por sua digestão. Nesse caso, o consumo de leite e derivados é possível de acordo com o nível de intolerância que, em alguns casos, é momentânea. Para intolerantes à lactose derivados de leite como iogurtes e a maioria dos queijos podem ser consumidos, uma vez que na transformação do leite em iogurtes ou queijos, o teor de lactose diminui ou é totalmente eliminado. Profissionais da saúde podem analisar o nível de intolerância e recomendar a dose diária possível para cada pessoa.

2- Leite desnatado é leite integral com água.

Mito. O que caracteriza o leite desnatado é o reduzido teor de gordura, que pode chegar, no máximo, a 0,5%. Leite desnatado ou semidesnatado possuem a mesma quantidade dos outros nutrientes do leite integral, com carga calórica reduzida. Em 200ml de leite desnatado encontram-se, em média 65 Kcal, enquanto que a mesma quantidade de leite integral gera, em média, 120 Kcal.

leite

3- O adulto não deve tomar leite.

Mito. Os nutrientes do leite, proteínas, cálcio, vitaminas e outros minerais, são essenciais em todas as fases da vida. O consumo de cálcio é vital para manter seu nível estável no sangue, se não, o organismo consome o cálcio dos ossos, gerando osteoporose, por exemplo.
Além disso, existem no mercado leites e derivados com lactose reduzida ou mesmo com 0% de lactose, o que permite o consumo de lácteos por pessoas intolerantes.

4-Leite e derivados são essenciais para a dieta humana?

Verdade. O leite é considerado um alimento completo por conter proteínas, fósforo, potássio e zinco, ser a maior fonte de cálcio e importante fonte de vitaminas A ,D, B2 e B12. O leite pode contribuir ainda para prevenção de doenças do coração, diabetes e controla nível de colesterol no sangue. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de três porções por dia de lácteos.

alergia-ao-leite3

5-Leite fortalece os dentes.

Verdade. Por ser a principal fonte de cálcio, o leite contribui para formação dos dentes e auxilia na contenção de cáries e proteção das gengivas.

6- Não se pode tomar leite com manga.

Mito. Não há comprovação científica sobre isso. Historicamente, o mito surgiu na época da escravidão, quando os senhores de engenho usaram este argumento para que os escravos, grandes consumidores de manga, não consumissem leite. O leite pode ser consumido em diversas preparações, batido com frutas, como milk-shakes, etc.

7- Leite pasteurizado ou em caixinha perde nutrientes.

Mito. Os diferentes tipos de tratamento térmico não reduzem o valor nutricional do leite no que se refere aos seus principais nutrientes: proteínas, cálcio e outros minerais. Quanto às vitaminas, não há perda significativa das vitaminas, exceto da vitamina C (ultrapasteurização), da ordem de 10% a 20%, o que não tem importante significado nutricional, uma vez que o leite não é considerado fonte primária dessa vitamina.

leite uht

8- Mulheres grávidas devem evitar leite.

Mito. O leite é excelente fonte de cálcio e proteínas de alto valor biológico, benéficos para o feto em formação.

9-É necessário ferver o leite antes de tomar.

Mito. Tanto o leite pasteurizado, como o leite longa vida (UHT), não devem ser fervidos, pois já passaram por processos que eliminaram os microorganismos prejudiciais à saúde. Quanto ao leite cru, dado seu alto risco à saúde, não deve consumido. Sua comercialização para consumo direto é proibida no Brasil.

10- Tomar leite antes de dormir faz bem para a saúde?

Verdade. O consumo de leite quente antes de dormir auxilia no sono. O cálcio estimula o relaxamento e o aminoácido triptofano aumenta a quantidade de serotonina no cérebro, um neurotransmissor bastante importante no processo do desencadeamento do sono.

curiosidades

Não é correto se avaliar um alimento isoladamente sem se avaliar sua contribuição para o todo da dieta. Quando a alimentação é adequada, o organismo se mantém são.

O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca

8 Comentários

  1. 17 de fevereiro de 2016 ás 07:02 Responder
    Gd

    Leite e para bezrro faz 7 anos que nao tomo leite e como carne e meus exames estao otimos

  2. 16 de fevereiro de 2016 ás 07:29 Responder
    Sidnei

    Uma lastimável matéria sem embasamento técnico, só transmitido o que a mídia faz a anos.

  3. 15 de fevereiro de 2016 ás 22:56 Responder
    Rui Vali

    Não consigo acreditar numa reportagem que só tende para um lado. Quando é feita com seriedade, destaca-se os prós e os contras do produto em questão. Me parece mais um lance comercial.

  4. 15 de fevereiro de 2016 ás 22:15 Responder
    Ana

    Infelizmente esta matéria nao contribui com a verdade. Lamentável…..

  5. 15 de fevereiro de 2016 ás 20:24 Responder
    Herculano Dantas

    O ser humano não precisa de leite de nenhum animal. Apenas do leite de sua genitora por um certo período.

    Nenhum animal toma leite na fase adulta.
    A vaca retira o cálcio dos vegetais.

    Os países que mais consomem leite de animais são os que possuem maior índice de câncer.

    Por favor, refaçam a matéria.

  6. 15 de fevereiro de 2016 ás 19:40 Responder
    Jftg

    Leite é vida
    Nao me importo com reportagens…..pois os interesses das empresas modificam as opinioes de quem deveria informar bem aos …leitores , ouvintes e telespectadores. Sempre tomei muito leite…..temho 63 anos e todos a minha volta , meus familiares e principalmente as mulheres da familia , sempre foram incentivadas e esclarecidas sobre os beneficios do leite , para repor à élas, o que o seu organismo naturalmente vai produzir para amamentar , tirando do seu corpo o cálcio necessário p/ o bem estar do seu filho.
    É SÓ QUESTÃO DE LÓGICA.

    • 15 de fevereiro de 2016 ás 20:29
      Gisele Lima

      Boa noite.
      Leia a reportagem do link abaixo.
      Basicamente trata da composição bioquímica do leite humano e de vaca e como as diferenças entre eles causam muitos problemas em nosso organismo.
      A conclusão é que deve-se consumir pouco leite, evitar seus derivados e combinar com uma dieta riquíssima em vegetais. Pois o consumo de leite em excesso descalcifica o corpo e causa muitas reações alérgicas.
      O leite de vaca é muito bom… para o bezerro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *