Gastronomia etc.

Vai começar o 7º Festival Sabores de Portugal

A edição 2016 traz novidades que prometem matar as saudades da ‘terrinha’

Rosita Café - Ambiente - foto Rodrigo Azevedo

Mais uma vez o bistrô Rosita Café traz as fascinantes cores, texturas e sabores de Portugal. O Sétimo Festival Sabores de Portugal pega carona no período da Quaresma e tem seu delicioso fim no domingo de Páscoa – de 26 de fevereiro a 27 de março. O menu especialmente elaborado pelo Chef Pedro Castro Neves, aposta em receitas tradicionais e inovadoras, pesquisadas e degustadas ao longo das viagens feitas as regiões do Douro e Porto e que agora estarão disponíveis em mais uma edição do já tradicional festival.

Para começar nada melhor que Punhetinha de Bacalhau com torradas, ou Ovinhos de Codorna com Chourizo. Outra opção são Chips de Pataniscas de Bacalhau e o famoso Couvert Português que é o conjunto de entradas em pequenas porções para 4 pessoas (Punhetinha de Bacalhau, Chourizo, Azeitonas, Salpicão Português, Tremoços, acompanhados de cesta de pães artesanais da casa).

Entre os pratos principais destaque para os deliciosos Bacalhau ao Bráz – Lombo de Bacalhau desfiado com cebola, ovos, azeitonas pretas, azeite, salsa e batata palha e Bacalhau a Lagareiro – Lombo de bacalhau Gadhus Mohua com batatas ao Murro e arroz de brócolis, outra estrela do cardápio é o levíssimo Bacalhau espiritual. Além destes, o menu ainda conta com o saboroso Polvo a Lagareiro, Arroz de Pato com Paio de Porco Preto, Arroz de Bacalhau, Arroz de Polvo com Brócolis e Bacalhau nas Natas.

Para aqueles que não dispensam uma boa sobremesa a Degustação Conventual traz Pastel de Natas – o que nós brasileiros chamamos ”de Belém” – Quindim, Torta da Rainha (de chocolate e sem farinha) e Rocambole de Laranja. O Comensal ainda tem como opção escolher um mix de três sobremesas.

A família Castro Neves tem origem portuguesa, com certeza. Foi há muitos anos atrás que Rosita Castro Neves começou a dar seus primeiros passos na cozinha executando as receitas desta herança cultural. Já na geração seguinte, foi seu filho Pedro que além de se esbaldar com os quitutes da mãe, tomou gosto pela coisa e acabou trocando a faculdade de economia pela de gastronomia. Hoje comandam, lado a lado, o bistrô Rosita Café, na Barra.

Após retornarem de uma viagem as regiões do Porto, Algarves e Douro, no começo de 2010, surgiu a ideia de recriar as delícias gastronômicas que tiveram o prazer de apreciar durante a aventura. Assim surgiu o 1º Festival Sabores de Portugal. O sucesso da primeira edição foi tanto, que o evento se tornou fixo no calendário da casa.

Rosita Café - Arroz de pato com Paio de Porco Preto - foto Rodrigo Azevedo

Serviço:

Rosita Café – 3084-5202

Av. das Américas, 500, bloco 21, lojas 126 e 127 – Downtown

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *