Descubra Portugal

10 melhores cidades para viver em Portugal

Avaliando áreas como a saúde, educação, emprego, áreas verdes e cultura, estas são as 10 melhores cidades para viver em Portugal.

Quais os fatores a ter em conta quando se elege as melhores cidades para viver em Portugal? A opinião poderá variar segundo o estilo de vida de cada pessoa e as necessidades que esta considera como essenciais, mas elaboramos esta lista com base em 5 critérios fundamentais: acesso ao emprego, saúde, educação, cultura e espaços de lazer.

1. Coimbra

É uma cidade onde tem tudo e está perto de tudo. Tem alguns dos melhores hospitais do país, uma universidade secular, monumentos para visitar e cultura para desfrutar. Tem a vantagem de ser uma cidade de média dimensão o que faz com que a confusão do trânsito seja residual, por exemplo.

coimbra.Portugal

2. Braga

Jovem, dinâmica, ensino superior de qualidade. Cidade repleta de cultura e monumentos. Tal como outras cidades de média dimensão, tem a vantagem de ser mais barata em termos de habitação.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!💡 Clique neste link para encontrar os melhores preços. 💡 ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Braga

3. Lisboa

Não é preciso dizer muito sobre Lisboa. Educação, saúde e cultura são o seu forte. O preço elevado das moradias é o ponto mais fraco. A cidade tem espaços verdes mas provavelmente seria sempre possível construir mais e notícias recentes indicam que isso irá mesmo acontecer.

Alfama-Lisbon

4. Porto

Cidade cada vez mais dinâmica e na moda. Sucedem-¬se os êxitos ao nível da promoção turística fazendo com que o emprego nesta área esteja em alta. Um dos seus pontos mais fracos é alguma degradação da habitação (que tem vindo a ser corrigida) e alguma criminalidade.

Portugal_Bridges_Rivers_Porto

5. Guimarães

Repleta de cultura e com uma vida intensa. Guimarães começa a afirmar-¬se cada vez mais como uma cidade crucial no país. A sua região envolvente é uma das mais dinâmicas ao nível empresarial e responsável por grande parte das exportações nacionais. Tem ensino superior mas será este um dos seus principais pontos fracos já que a oferta de cursos é limitada.

Guimaraes03

6. Aveiro

Dentro das cidades médias é uma pequena contradição. Tem história, cultura e monumentos. O aceso à saúde é razoável e o ensino superior é de excelência. A contradição verifica-¬se no ambiente: está perto de algumas regiões naturais importantes mas também de alguns centros industriais com fábricas especialmente poluentes.

Aveiro

7. Oeiras

Conseguiu transformar-¬se de mero centro dormitório de Lisboa para uma cidade dinâmica. O emprego é o seu ponto forte, especialmente em áreas altamente especializadas. Os pontos fracos são a falta de planejamento urbano e o preço das moradias.

Paço_de_Arcos Oeiras

8. Funchal

Situada na pérola do Atlântico, ilha da Madeira, o Funchal tem espaços verdes, acesso à educação e à saúde e cultura. O seu ponto fraco será alguma falta de emprego em determinadas áreas, nomeadamente relacionadas com a indústria ou serviços especializados.

Funchal

9. Viseu

É a principal cidade do interior do país. Conseguiu lutar contra essa interioridade e desenvolver¬-se. O seu principal ponto fraco será a falta de emprego em certos setores de atividade, principalmente nos mais qualificados.

ViseuLandscape

10. Vila Real

A presença desta cidade transmontana poderá surpreender quem não a conhece. Vila Real conseguiu capitalizar o fato de ser a porta de entrada para Trás-¬os¬-Montes e a sua proximidade ao Douro. Tem espaços verdes, educação e acesso à saúde. O acesso ao emprego é razoável.

Vila-Real-camara

Texto publicado originalmente na Vortex Magazine

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

PLANEJE A SUA VIAGEM COMPLETA AQUI


♦ HOSPEDAGEM: Booking | Hostelsclub | Airbnb - Ganhe R$100

♦ PASSAGEM AÉREA: Passagens Promo

  ♦ TICKETS DE TREM: Rail Europe

♦ PASSAGEM DE ÔNIBUS: ClickBus

♦ ALUGUEL DE CARRO: Rentcars


♦ SEGUROS DE VIAGEMSeguros Promo  | Sulamérica Seguros

♦ CHIP INTERNACIONAL: My Simtravel


♦ CASAS DE CÂMBIOCâmbio Store

♦ CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: ZenCard (pré-pago)


TOURS E EXCURSÕES: Ticketbar

PASSEIOS E MUSICAISWeplann

♦ INGRESSOS INTERNACIONAIS PARA ESPORTES E SHOWSSports Events 365

Booking.com

5 Comentários

  1. 16 de Março de 2016 ás 19:20 Responder
    Marcia Borneo

    Excelente matéria!

    • 10 de julho de 2016 ás 16:43
      Celso Acir Zarugner

      COIMBRA, q aparece em primeira, conhecemos, tivemos impressão de ser decadente e suja e ficamos decepcionados, esperavámos mais dela!!!

    • 24 de dezembro de 2017 ás 10:34
      Daniela

      Bom dia Celso Acir !

      Qual cidade de portugal recomendarias para morar ? Lisboa?

      Obrigado pela dica

  2. 2 de Abril de 2018 ás 18:52 Responder
    Rosana oliveira

    Qual cidade em Portugal tem mais brasileiros? Período recomenfo para conhecer com menor frio? cidade que recomenda para os brasileiros?

  3. 16 de Abril de 2018 ás 12:47 Responder
    andreia oliveira

    qual a melhor cidade para trabalhar em portugal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *