Dicas & Destinos

Viagens de trem imperdíveis pela Grã-Bretanha

Aproveitando que o emblemático trem a vapor Flying Scotsman está voltando a operar em 2016, depois de 11 anos de restauração, que tal conferir esta lista de trens luxuosos e históricos que cruzam a Grã-Bretanha e proporcionam cenários inesquecíveis aos passageiros, das montanhas do País do Gales ao litoral da Inglaterra e o impressionante e recortado contorno da costa da Escócia? Bilhetes a postos, vamos embarcar?

Flying Scotsman at King's Cross station, 1963, just before its last journey to Doncaster (Credit National Railway Museum)

Bom retorno, Flying Scotsman!

A locomotiva a vapor foi vista pela primeira vez em 1923 e, um ano depois, ganhou sua denominação devido ao itinerário diário entre Londres e Edimburgo. Após 11 anos de restauração, o trem voltou aos trilhos este ano (a viagem inaugural foi feita no final de fevereiro). A programação para os próximos meses inclui diversas rotas até setembro, entre elas de Londres para Edimburgo, além de passeios turísticos por Surrey (sudeste da Inglaterra) e pelo interior de Cotswolds (oeste da Inglaterra), viagens com chá da tarde em Norfolk (leste da Inglaterra) e Somerset (sudoeste da Inglaterra).

Bom para viagens luxuosas

A Irlanda do Norte ganhará seu primeiro trem de luxo em 2016, quando o Grand Hibernian irá começar a operar em julho. Trem semelhante ao luxuoso British Pullman e ao Orient Express, vai oferecer itinerários de dois, quatro e seis dias. O itinerário de dois dias passará por Belfast e pela emblemática Calçada dos Gigantes. O trem vai oferecer jantar cinco-estrelas, cabines com banheiro e um vagão de observação com clima de salão de época.

RoyalScotsman


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Bom para famílias

Rota circular de 29 quilômetros que contorna a fronteira entre o leste e o oeste de Sussex, no sudeste da Inglaterra, a ferrovia Bluebell conta com a maior coleção de locomotivas a vapor na Grã-Bretanha depois do Museu Nacional Ferroviário em York, norte da Inglaterra, e há uma ampla gama de serviços para os visitantes escolherem. O roteiro usual é uma viagem de 40 minutos, com locomotiva a vapor, entre a cidade de East Grinstead e a estação em Sheffield Park Garden, mas há também excursões com chá da tarde e com refeições no Pullman Dining. A novidade neste ano é o roteiro com almoço no Pullman às sextas-feiras, que proporciona a oportunidade de ver o belo e exuberante interior de Sussex enquanto saboreia uma refeição com estilo. A ferrovia Bluebell fica a cerca de uma hora de carro de Londres, na direção sul.

Bom para orçamentos econômicos

As companhias de trem turísticos não são as únicas a oferecer viagens ferroviárias inesquecíveis – alguns trechos da linha normal de trens da Grã-Bretanha proporcionam vistas maravilhosas pelo preço do bilhete de trem padrão. A ‘Riviera Line’ opera de Exeter Central até Padignton, no sudoeste da Inglaterra, com trajeto ao longo da costa por mais de 30 quilômetros e vistas belíssimas do mar – em alguns trechos, o mar fica literalmente ao lado dos trilhos. A rota inclui algumas das estâncias balneárias mais belas de Devon, como Torquay, parada obrigatória para os fãs de Agatha Christie. A autora nasceu e passou boa parte de sua vida na cidade. Saindo da própria estação de trem, há um roteiro a pé temático de Agatha Christie. Exeter Central fica a três horas de trem de London Waterloo.

Railway panoramic

Bom para vistas cênicas

A ferrovia Ffestiniog no norte do País de Gales, estrada de ferro de bitola estreita mais antiga do mundo, com quase 200 anos de história, é também uma das mais cênicas, subindo mais de 213 metros em sua rota de 21,5 quilômetros. A viagem começa na cidade portuária de Porthmadog e vai até Bleinau Ffestiniog, passando por quedas d’água, trechos de floresta e, lentamente, contornando e subindo as montanhas. O itinerário é percorrido em 75 minutos e os três trens são as locomotivas originais – atualmente com 150 anos – com todos os vagões originais. Porthmadog fica a cerca de seis horas de trem da estação London Euston, com baldeação em Birmingham International.

Ffestiniog Railway

Bom para cultura local

A Escócia ostenta algumas das paisagens mais belas e diversificadas da Grã-Bretanha, com montanhas altíssimas, lagos cristalinos e vastos trechos de zona rural inexplorada. Viajar de trem é a melhor maneira de descobrir a beleza majestosa da Escócia, e o Royal Scotsman, que acomoda apenas 36 passageiros, oferece itinerários com dois, três ou quatro pernoites, e as excursões incluem destilarias mundialmente famosas e locais históricos, como o castelo de Eilean Donan. Os roteiros começam e terminam em Edimburgo.

Bom para comer e beber

Se quiser combinar sua viagem de trem com refeições gourmets, o British Pullman é a opção ideal. Com trem similar ao Venice-Simplon Orient Express, as viagens abrangem desde dias de passeios turísticos até itinerários que incluem almoço, jantar ou chá da tarde. Opte por ‘The Dinner’ e você será recebido com uma taça de champanhe, antes de entregar-se a um menu de degustação sazonal com harmonização de vinhos escolhidos pelo sommelier.

BritishPullman

Bom para aventura

Oferecendo a forma mais original de seguir de Londres para a Escócia, o Caledonian Sleeper sai de London Euston às 21h15 todas as noites, cruzando o país em direção a Fort William, no extremo norte da Escócia. As cabines com leito proporcionam acomodação confortável para pernoite, mas você vai querer acordar cedo para ver o trecho da viagem conhecido como ‘West Highland line’, que liga Glasgow a Fort William. A rota segue paralela ao Lago Lomond, sobe 411 metros de montanhas com picos cobertos de neve e cruza algumas das paisagens mais agrestes e preservadas da Grã-Bretanha.

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *